Depois de aparelhar o Ipea, governo petista está destruindo o IBGE. Dilma aposta na manipulação das estatísticas para vender um Brasil de fantasia.

Ver imagem no Twitter
RIO - Cerca de 200 técnicos sindicalizados do IBGE se reuniram na porta do prédio da diretoria de pesquisa do instituto, na Avenida Chile, no Centro do Rio, na manhã desta quarta-feira. O movimento foi organizado para protestar contra a decisão de interromper a Pnad Contínua, pesquisa mais abrangente sobre desemprego, até janeiro do ano que vem, anunciada pela presidente do IBGE na última quinta-feira.

Esta é a primeira paralisação de maior porte desde o início da crise no instituto de pesquisa. Apesar de não falarem em greve, os sindicalistas afirmam que, nos próximos dias, devem voltar a organizar protestos. Eles informam ainda que já pediram um encontro com a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, e a ministra do Planejamnento, Miriam Belchior.

Para Suzana Drummond, uma das diretoras da executiva nacional do sindicato, a gestão atual está “destruindo a instituição”. — Estamos fazendo uma mobilização diária, indo de sala em sala e falando com os funcionários do IBGE. Queremos uma conscientização de todos. Queremos que eles lutem consoco. Os que decidem pelo IBGE estão destruindo a instituição — disse a líder sindical.

Durante toda a manhã, diversos membros do instituto falaram sobre os problemas envolvendo, principalmente, a administração do atual comitê diretivo do IBGE. Segundo os organizadores do ato, os funcionários de São Paulo, Salvador, Distrito Federal, Belo Horizonte, Porto Alegre e Cuiabá também paralisaram suas atividades nesta segunda-feira.

Os questionamentos dos funcionários são divididos em quatro pontos fundamentais. Eles pedem a autonomia técnica do instituto, protestam contra cortes orçamentários, pedem mais concursos públicos e ainda exigem reajuste salarial, sem citar um percentual específico de reajuste.

O IBGE é um instituto que serve ao Estado, não ao governo. Precisamos ter autonomia e o conselho diretor não pode ser indicado por quem governa. O instituto é de suma importância para o desenvolvimento do país e decisões como esta (interromper a Pnad Contínua) só ferem a nossa imagem — completou Suzana.

A decisão da presidência da instituição já foi contestada formalmente em duas ocasiões. A primeira reação foi da diretora de pesquisa do IBGE Marcia Quintslr, que pediu para sair do cargo logo após o anúncio da suspensão da pesquisa. Um dia depois, um grupo de 18 coordenadores e gerentes assinaram uma carta, criticando a interrupção da pesquisa, e ameaçaram que também poderiam deixar o instituto. Nesta segunda, outros 45 pesquisadores também se posicionaram contra a paralisação da pesquisa. ( O Globo)

12 comentários

Coronel,

Mesmo roteiro da Venezuela e Argentina em TODOS os campos!!

Quem esta coordenando a América latina?? Foro SP??

Acho que o Narcotráfico(com políticos, doleiros e militares) esta destruindo o continente sob o olhar do Foro de São Paulo.

JulioK

Reply

"CHOQUE DE ILUSÃO"

Reply

Coronel, partindo desse princípio, sugiro aos funcionários concursados da Petrobrás que façam o mesmo que os funcionários do IBGE, antes que o patrimônio brasileiro seja mais corroído por facínoras indicados por políticos ladrões, já aqueles que estão lá por seus próprios méritos não precisam de paternalismo desse governo corrupto.

Reply

>>

Graças a quadrilha petista, estamos vivendo o chavismo com todas as suas cores.

Como na Venezuela, a orientação estratégica para as ações petralhas de minar e liquidar pouco a pouco com todos os impecilhos democráticos que atrapalham o projeto petista vem de Cuba.

Conseguiram acabar com o financianto aos partidos, o que certamente irá axfixiar mais ainda a oposição.

Já possuem o controle da maioria da imprensa e falta um pouquinho só para que consigam o "controle da midia".

Como tem uma maioria alugada no Congresso, com certeza também farão alterações na atual legislação eleitoral para que esta favoreça ao maximo o projeto totalitário da quadrilha.

O PT não pretende entregar o poder, não vai entregar o poder e seu objetivo é de se eternizar no poder, como se isso fosse democracia e usando o pouco que conseguimos de democracia.

O partido já aparelhou o estado brasileiro, aí incluídos o Congresso, o STF e o STE.

Como já alertou a ex-assaltante de bancos, eles farão "o diabo" para não entregarem o "pudê".

Se alguem tem dúvida, pesquisa quantidade de nossos impostos que foram usados na propaganda deste (des)governo em 2013.

Estamos financiando o projeto petista de poder eterno e partido único!

<<

Reply

Dilmamente a presidenta vai administrando, e muito mal, o país da mentira arquitetada pelo pt. O povo brasileiro engole qualquer porcaria, incluindo este desgoverno. Quanta miséria.

Reply

IBGE, IPEA, Petrobras, Eletrobras... o que sobrará para o próximo presidente?


Lanterna.

Reply

E agora o IBGE acaba de divulgar o índice de desemprego: 5%.
Paiseco da Banânia!

Reply

Fica cada vez mais evidente que o modus operandi é o mesmo dos demais bolivarianos... Venezuela e Argentina seguiram exatamente pelo mesmo caminho, sem tirar nem por.

É preciso, sim, alertar o brasileiro do rumo que temos tomado.

Reply

Coronel,todos conhecemos a ditadura Cubana, e os moldes dela que o PT quer implantar no BRASIL. Mas quando se fala na ditadura da Coreia do Norte poucos sabem o inferno que é viver lá, TENHO UMA DICA DE LIVRO:
Fuga do Campo 14 de Blaine Harden,
editora intrínseca.
Blaine Harden conta a história do norte-coreano Shing Dong-hyuk, nascido e criado dentro de um dos campos de concentração da Coréia do Norte. Ele foi o único que conseguiu fugir do Campo 14, primeiro em direção à China e depois para os Estados Unidos, onde trabalha e vive.
O autor, Blaine Harden, conheceu Shin, convenceu-o a contar sua história e o caso virou um best seller mundial. O autor foi chefe da sucursal do The Washington Post em Tóquio.
Como existe escassa literatura sobre a ditadura dinástica norte-coreana e seus crimes genocidas, o livro é recomendado para quem quer saber mais sobre o País, o único onde sobrevivem campos de concentração. Neles são alojados os inimigos do regime e seus familiares, mesmo nenês como Shing, condenados a viver até morrer em condições de trabalho e de vida de escravidão.

Reply

Coronel,

Segunda-feira o IBGE divulga que o desemprego é 7,1% e na quarta-feira já é de 5%!!

IPEA nelles!!!

JulioK

Reply

um conselho ao candidato Aécio: em seus discursos provoque a petralhada. Peça para êles explicarem a sua ligação com o regime cubano e venezuelano. Peça para eles explicarem quantos reais emprestaram para estes países financiarem as obras - tais com o o porto de Mariel em Cuba. Alias, é muito importante tocar no assunto porto em Cuba, para onde foram os recursos originalmente destinados a investimentos no Brasil: cadê a Transposição do Velho Chico? e cadê as obras mirabolantes prometidas por Dilma? Metrôs, Trens de alta velocidade, etc.

Reply

Essa briga no IBGE é mais uma dissidência petista que vem a público exigir sua parte no butim. Ali, como em todos os órgãos do Estado, está assim de militantes da extrema esquerda – o currículo e a eficiência são secundários - gente contratada com altos salários por causa da carteirinha vermelha como, por exemplo, da LIBELU ( Liberdade e Luta), organização estudantil do final dos anos 70 e lá bem representada, mas hoje inexpressiva, que tem (teve, mais corretamente ) entre seus quadros mais atuantes uma famosidade como Antonio Palocci. O (des)governo que se cuide, o navio está indo a pique e a rataiada é o salve-se quem puder!

Reply