Dilma chega ao ponto de patrocinar um perfil falso no twitter e no facebook para atacar adversários.
O governo federal gastou R$ 2,3
bilhões para veicular propaganda em 2013. O valor é o maior já registrado desde
2000, quando começou a ser divulgado esse tipo de dado. Até o atual recorde estabelecido
pela presidente Dilma Rousseff, o maior gasto havia sido o de 2009, sob o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com R$ 2,2 bilhões.
Essas informações foram
divulgadas nesta semana pela Secretaria de Comunicação Social do Palácio do
Planalto. Todos os números foram corrigidos pelo IGPM, da FGV, o indicador mais
usado no mercado publicitário. Em relação ao ano de 2012, o
gasto do governo federal com propaganda aumentou 7,4%, acima da inflação
oficial do período, que foi de 5,91%, segundo o IPCA, calculado pelo IBGE.
Os valores incluem toda a
administração pública direta e indireta. Ou seja, as grandes estatais estão
nesse bolo de R$ 2,3 bilhões. Quando são considerados só os órgãos e entidades
da administração direta (ministérios e Palácio do Planalto, por exemplo), o
total de 2013 foi de R$ 761,4 milhões, também um recorde na última década e
meia.
De 2012 para 2013 os gastos
totais do governo com pessoal, custeio e investimento subiram 7,2%, já
descontada a inflação do período. Em 2010, ano em que Lula estava
interessado em eleger Dilma como sucessora, os gastos da administração federal
direta com propaganda foram de R$ 576,7 milhões.
A Secom argumentou por meio de
assessoria que "em 2013 o governo federal apresentou novas campanhas de
utilidade pública voltadas à prevenção de acidentes de trânsito, de combate ao
uso do crack e de lançamento do programa Mais Médicos".
O governo também justifica o
aumento com o fato de que "um terço do crescimento do volume publicitário
de 2013 foi puxado pelas ações dos Correios, [empresa] que completou 350 anos
em 2013". Essa empresa pública foi a que
esteve envolvida diretamente no caso do mensalão, escândalo de 2005 e que
envolvia o uso de agências publicitárias com contas na administração federal.
Há, dentro do governo, também uma
insatisfação com a forma de coleta desses dados. Os valores são aferidos por
meio de uma cópia de cada pedido de inserção de anúncio que as agências estão
obrigadas a enviar aos veículos de comunicação no momento em que dão a ordem
para publicar a propaganda. Às vezes, há cancelamentos.
A Secom acha que os dados
"não representam necessariamente gastos efetivamente realizados". A
Folha apurou, entretanto, que as discrepâncias são mínimas. Os R$ 2,3 bilhões gastos colocam
o governo federal na quarta colocação do ranking dos maiores anunciantes
brasileiros em 2013. O primeiro lugar ficou com a Unilever (R$ 4,6 bilhões),
seguida por Casas Bahia (R$ 3,4 bilhões) e o laboratório Genomma (R$ 2,5
bilhões).
Os dados das empresas são
divulgados pelo Ibope, que monitora esses gastos verificando o que é publicado.
Há distorção no que é apurado, pois o levantamento considera os preços de
tabela dos veículos de mídia --e, nesse mercado, há descontos altos, às vezes
superiores a 50%.
Já no caso do que é apurado pelo
governo, trata-se de uma cifra muito próxima ao que aconteceu de fato. O valor
investido por Dilma supera até a gigante do ramo de bebidas Ambev, que, segundo
o Ibope, gastou R$ 1,8 bilhão.
Quando se observa o tipo de veículo
preferido pelo governo, a TV ganha com 65% do total. Os meios rádio, jornal,
revista e internet ficaram com 7,6%, 7%, 6,3% 6% do bolo, respectivamente. Os
anúncios estatais na web tiveram em 2013 aumento de 22% em relação a 2012. (Folha de São Paulo)
15 comentários
LINDA?????!!! PQP! Vão mentir assim lá na Cuba que os pariu!!!!!!
ReplyComPeTente??????!!!!
ReplySó os belgas que venderam a refinaria de Pasadena pra ela é que concordam!!!
Humilde????!!!!
ReplyVejam os hotéis 10 estrelas que a Anta se hospeda em suas viagens internacionais (tudo pago com o dinheiro do otário do contribuinte brasileiro, é óbvio) daí vocês vão ver que de humilde essa Anta Balofa não tem é nada!!!!!
MAJESTADE uma OVA!!!!!!!!
ReplyMÁ GESTORA, isso sim!!!!!!!!
"Linda, humilde, competente, inteligente"? E ainda "Majestade"? Caráio, véio!!! De onde veio isso, de Vênus, Marte ou Plutão?
ReplyDilma é uma BOLADA no saco do povo brasileiro. E como dói!
ReplyInteligente?????!!!!!!
ReplyParem com isso, a mulher não consegue formar uma frase!!!!
Ela é a famosa: 'Dilmamona Asinina!'
Dilma Linda????!
ReplyO Ministério da Saúde adverte:
Permanecendo os sintomas o álcool deverá ser evitado.
_______________________________
Ou como diria o Lula:
'Num inziste muié feia... é você que bebeu de menas'.
Corona, o cara que escreveu todas essas mentiras sobre a Dilmão não teme ser processado por calúnia??!
ReplyFico imaginando quanto embolsa o idiota que perde tempo tecendo adjetivos elogiosos os quais são o oposto do que a Dilma efetivamente é. Quanto à competência, a ficha já caiu há muito tempo, culminando com a compra de Pasadena. Humilde ela não é nem um pouco; e para confirmar isso, basta perguntar a seus subordinados com a garantia de anonimato. Além de burra, a Dilma é incompetente, desastrada, não tem perfil político, é uma estafeta do analfabeto Lula, o maior vigarista que já passou pelo planalto.
ReplyIsso é mais do que a quantia investida em todos os portos brasileiros
ReplyGabriel-DF
Só uma observação, coronel: a página que ilustra a matéria é um perfil do Facebook, e não do twitter.
ReplyDe menas ou de mais.....GASTARAM OS TUBOS que poderia ter servido melhor o povo.
ReplyMas....e a taxa de sucesso, ficou na mão de quem ? ou de "quens " ?????
Coronel, não há um meio da oposição que nos representa, acabar com essa farra? Não queremos que nossos impostos financiem blogs sujos, por exemplo. Não há utilidade pública nesses financiamentos, então pagar estes blogs para atacar a oposição sem nosso aval (pagadores de impostos) não é crime ?
ReplyVagabunda, vai trabalhar. Se trabalhasse não precisa publicidade, o proprio trabalho apareceria, como não trabalha, tem de enganar o povo.
Reply