Ibope: nova queda de Dilma indica tendência.


A avaliação do governo Dilma Rousseff segue em tendência de piora, com índices que beiram os patamares apresentados logo após as manifestações de junho. Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira revela que a parcela dos brasileiros que considera a gestão ótima ou boa oscilou negativamente pela terceira vez no ano, passando de 36% em março para 34% em abril. Em dezembro, no pico da recuperação pós-protestos, a aprovação chegou a 43%. Em fevereiro era de 39%.

De outro lado, a avaliação negativa do governo é a segunda pior da série histórica do governo Dilma, tendo subido de 27% em março para 30% em abril. O índice só não é pior do que o apurado em julho de 2013, quando chegou a 31% e empatou com a avaliação positiva do governo, que despencara de 55% para os mesmos 31%. Aquela pesquisa foi a primeira após a massificação dos protestos de rua nas principais cidades do País.

A queda da aprovação da administração federal guarda relação com a piora do cenário econômico. O índice de confiança do consumidor – indicador com a maior correlação com a avaliação do governo -, por exemplo, registrou em fevereiro a maior queda mensal de sua história, quando baixou 4,5%, chegando ao menor nível desde julho de 2009. O patamar foi mantido em março. Por sua vez, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação, teve alta de 0,92% em março, maior taxa mensal em 11 anos.

No período, a presidente Dilma também foi exposta a um noticiário negativo em relação à sua capacidade de gestão após a revelação de que ela deu aval à compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobrás quando era presidente do conselho de administração da estatal.

Além de avaliar o governo como um todo, o Ibope pesquisou também a opinião dos brasileiros sobre o desempenho pessoal de Dilma na Presidência, cuja avaliação também caiu. Sua conduta é aprovada por 47% e desaprovada por 48%. Em março, a taxa de aprovação era de 51%, e a de reprovação, 43%.

Governo. Na avaliação do governo, em termos geográficos, à exceção da região Sul, houve apenas oscilações dentro da margem de erro. No Nordeste, a aprovação do governo Dilma passou de 45% para 43%, no Norte e no Centro-Oeste foi de 39% para 40% e no Sudeste subiu um ponto percentual para 30%. No Sul, onde o número de entrevistados é menor e pode haver maiores oscilações, ela caiu de 39% para 25%.

A desaprovação da administração federal entre os que moram na periferia aumentou 11 pontos percentuais, passando de 27% para 38% de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo. Também caiu 11 pontos a avaliação regular do governo, saindo de 42% para 31%. A avaliação positiva passou de 31% para 29%.

Nas capitais e no interior tanto a avaliação positiva quanto a negativa oscilaram dentro da margem. No primeiro caso, atualmente 32% veem o governo como ótimo ou bom. No interior, a taxa é de 37%. O governo é mais bem avaliado nos municípios menores. A aprovação é de 45% nas cidades de até 20 mil habitantes e de 30% nas que abrigam mais de 100 mil moradores.

Na divisão do eleitorado por escolaridade, a queda na aprovação do governo se concentrou na faixa com curso superior (de 26% para 20%). No outro extremo, entre os que estudaram até a 4.ª série, a variação foi de 48% para 49%.

No quesito renda, 51% das pessoas que ganham até um salário mínimo avaliam o governo como ótimo ou bom (eram 48% na pesquisa anterior), número que cai para 38% na faixa dos que ganham entre um e dois salários mínimos (eram 40%). Entre os que recebem acima de 10 salários mínimos, o índice foi de 23% para 24%. Nessa faixa, contudo, a reprovação do governo aumentou, chegando a 43% – o índice era de 41% em março, 35% em fevereiro e 25% em dezembro.

A pesquisa revela ainda que, quanto mais jovens os eleitores, mais eles são críticos em relação ao governo. Entre aqueles com menos de 25 anos, a aprovação à gestão da presidente é de 30%, ao passo que 35% consideram o governo ruim ou péssimo. Entre os que têm 55 anos ou mais, 39% avaliam o governo como bom ou ótimo, e 28% o desaprovam.

Metodologia. O levantamento do Ibope foi feito em 140 municípios. Foram ouvidos 2002 eleitores. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, a aprovação ao governo pode estar entre 32% e 36%. No levantamento anterior, de março, poderia se situar entre 34% e 38%. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número BR00078/2014. (Estadão)


11 comentários

Imagine agora, se o IBOPE ou qualquer outro veículo, for fazer a tal pesquisa, depois que o Aécio apareceu na TV falando por 10 minutos.

A aprovação da gorda deve estar caindo precipício abaixo!


FORA DILMA!


Chris/SP

Reply

Esses 36% de março e 34% de abril que consideram a coisa ruim boa / ótima, são compostos de petistas e idiotas.

Reply

podem dizer onde são coletadas os IBOPEs - que dão estas vantagens prá Dilma? certamente são pessoas petralhas e que não leêm os noticiários.

Reply

Coronel,

Esta bom assim, caindo aos pouquinhos!!

Não vamos apressar as coisas!!

JulioK

Reply

Claro que estão manipulando os números do sudeste, ou ela caiu em todo o Brasil (até no nordeste!!!) e menos na região mais crítica, onde fica a sede da Petrobras e a crise já se faz sentir mais forte?

A situação dela é bem pior que isto.


Lanterna.

Reply

Rumo a ZERO! hehehe
Fora PT ,leve Dilma com vc!
Gabriel-DF

Reply

cel,

Um governo que não trabalha, todo mundo rouba, todo mundo metido em corrupção, com tudo isso, até que está exagerado esses indices apresentados.

Reply

Tá tudo dominado: dilma nomeia advogado de petista no Mensalão ao TRE/SP
Dilma Rousseff indicou o advogado de João Paulo Cunha (condenado no processo do Mensalão) para uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral de SP. Vale lembrar que um ex-advogado do PT, Dias Toffoli, ocupará a presidência do TSE durante as eleições deste ano.

Reply

Acho graça essas pesquisas. Para dizer a satisfação, elles juntam ótimo e bom, mas não fazem o mesmo com regular e ruim.

Ter um governo regular é tão ruim... quanto ruim.

Assim, 64% acham o governo ruim.

Reply

Na hora ok que o Aécio começar a campanha eleitoral por toda a mídia,o tombo dela e do PT será desastroso e definitivo para o chão !

Reply

cel,


Fala uma coisa que esta sob controle deste governo?

Reply