Aécio começa a moldar nova política internacional.

Em agenda não divulgada por sua assessoria de imprensa, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, se encontrou na manhã desta segunda-feira, no Rio, com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Após se reunir com o tucano, Durão Barroso participou de palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além de falarem sobre a situação na Europa, Aécio e Durão Barroso conversaram também sobre o Mercosul. O tucano disse esperar um governo que não busque apenas aliança entre vizinhos, mas com quem possa ajudar a desenvolver a nossa economia.

- Tanto ele, quanto eu, percebemos que o atraso nas negociações do Mercosul com a União Europeia, na verdade, está impedindo o Brasil de já receber benefícios importantes dessa parceria. Não é desconhecido do mundo que a União Europeia tem feito parcerias, inclusive bilaterais, com vários países, com várias regiões, inclusive com a nossa, com a Aliança do Pacífico e agora com os Estados Unidos. E tudo isso vai tirando espaço das negociações que poderiam beneficiar o Brasil - afirmou Aécio.

O presidenciável tucano criticou ainda a política externa do governo brasileiro. - Infelizmente, temos hoje uma política externa que prioriza o alinhamento ideológico em detrimento de parcerias comerciais que poderiam gerar mais renda, mais emprego, a inclusão das empresas brasileiras nas cadeias globais de produção, por exemplo.

No facebook, Aécio também falou sobre a reunião com o presidente da Comissão Europeia. “Reiterei minha convicção de que estamos atrasados com a negociação com a União Europeia, que poderia estar ampliando nossos mercados. Lamento o desinteresse do atual governo pelo tema, adiando mais uma vez, agora para o próximo ano, a conclusão dessas negociações. Enquanto isso, a União Europeia avança seus entendimentos com outras regiões do mundo, em especial com os Estados Unidos. Em um governo do PSDB, esse tema será tratado como prioridade”, postou.

Depois da reunião, Aécio seguiu para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas, em Caeté (MG). Com isso, o tucano segue uma tradição de seu avô, Tancredo Neves. (O Globo)

11 comentários

so existe uma solução para o Merdasul, agora coalhado de bolivarianos...

o bom e velho chute no traseiro!

vamos fazer comercio com que nos respeita e tenha o que comercializar...

Reply

Coronel,

começando com o pé direito!

Flor Lilás

Reply

Mercosul significa para nós levar chute da Argentina, seus governantes estão sempre nos passando para trás. Chega de idiotice, nosso futuro está em outras regiões do globo. Aécio é o típico político tradicional de Minas, apegado às tradições religiosas e costumes do povo. Os paulistas e cariocas do interior também adoram esses costumes mineiros de simplicidade, honestidade e respeito. Vitória no primeiro turno Coronel! Não tem outra.

Reply

Primeira medida seria limpar o Itamaraty da escória vermelha a segunda retirar o Brasil do MERCOSUL.

Reply

É isso aí. Tem que acabar com essa história de se alinhar só com regimes párias como Cuba, Irã, etc. Chega de bancarmos os palhaços do BRICS. Chega de abrir as portas para cubanos, venezuelanos, haitianos como se aqui fosse a casa da mãe Joana. Chega desse alinhamento esquisito com a China. Chega de bolivarianismo pateta.

Reply

Estadista governa para o País, e coloca a Nação dentro do mundo civilizado novamente.
Agora é com Aécio Neves!

Reply

Cel
Ainda bem que o moço tem visão e vai acabar com a vergonha que é nossa política externa, só com ditadores.
Esther

Reply

Aécio: vou votar nesse trem!

Reply
Despetralhando mod

Até o Bujica do Uruguai o velinho do: (Se meu fusca fumasse), dá de sola nas desvairadas rainha louca e madame satã.

Reply

Toma terrorista!!!

Reply

É incrível.. O PSDB já está contando como favas contadas a vitória! Calma lá.. vamos ganhar primeiro, depois coloca a tropa na rua...

Reply