Agora é tarde. Reprovada e rejeitada, Dilma implora por segunda chance.


Na largada da disputa eleitoral, a equipe da presidente Dilma Rousseff, num esforço para reduzir sua crescente rejeição, tem transmitido o seguinte recado a empresários e políticos aliados. Ela reconhece que cometeu erros em seu primeiro mandato na Presidência e promete corrigi-los numa eventual segunda administração. O aceno é uma tentativa de recuperar o apoio de dois setores ressabiados com seu estilo de governar.

Em conversas reservadas, empresários manifestam um certo ceticismo com a iniciativa. Demonstram, por exemplo, ter dúvidas sobre o que Dilma de fato reconhece como erro e qual sua real disposição para tentar consertá-los no futuro. Em alguns casos, eles admitem que ela tem feito uma autocrítica. Está mais aberta ao diálogo com o setor privado e abandonou a ideia fixa de tabelar a taxa de retorno de leilões de concessão. Em outros, contudo, prevalece a desconfiança, principalmente na condução da política econômica, que gerou crescimento baixo, inflação alta e juros elevados.

Entre assessores presidenciais, é possível listar, nem sempre de forma consensual, pelo menos sete erros cometidos pelo governo. Dois, como anotam os empresários, são vistos como superados. A iniciativa de sair do isolamento no Planalto e a decisão de acertar com o setor privado as regras dos leilões de concessão. Outros são classificados como políticas corretas na idealização, mas que falharam na elaboração final ou execução. Entre eles, o programa de redução das tarifas de energia elétrica.

Um assessor diz que a ideia surgiu para resolver o problema de competitividade da indústria, principalmente a que consome muita energia, mas num impulso eleitoreiro foi ampliada para todos consumidores, até residenciais. Resultado: o programa ficou ambicioso demais, saiu caro para os cofres do governo e fragilizou estatais do setor elétrico --sem solucionar o problema do setor que inspirou a medida, a indústria.

DESONERAÇÕES

Até a desoneração da folha de pagamento é, hoje, vista com ressalvas. Deveria ter sido concedida apenas para a indústria, alvo original da proposta para aumentar a competitividade de nossas exportações. Por pressão de empresários, foi ampliada para outros setores e pesou demais no caixa do Tesouro, gerando dificuldades fiscais.

Outro erro apontado por assessores foi a decisão de pedir aos prefeitos, no início do ano passado, para não reajustar o preço das tarifas de transporte público. Adotada para evitar um estouro da inflação em janeiro de 2013, a ideia só postergou o problema, virou combustível para as manifestações de junho e criou um passivo para as prefeituras das capitais.

Assessores e até o ex-presidente Lula também criticam, hoje, o represamento dos reajustes de combustíveis para combater a inflação. A medida não surtiu o efeito desejado, fragilizou o caixa da Petrobras e reduziu sua capacidade de investimentos. Já a política fiscal, defendida pela presidente e sua equipe econômica, tem críticos também internamente.

A avaliação é que o governo não compreendeu que "fabricar superavit primário" não tem o mesmo efeito que "fazer superavit" --a economia de gastos para pagar a dívida pública. Em outras palavras, não ajuda a combater a inflação, porque não reduz efetivamente os gastos do governo, que estão em alta.(Folha de São Paulo). 

48 comentários

Coronel,

Peçam para ella revogar o Decreto Bolivariano e extinguir o Fundo para bancar a "brincadeira".

Duvi-de-o-dó que a gordinha faça isto!!!

É só pegadinha da "malandra"!!!

JulioK

Reply

Desculpaê, foi mal, da próxima, quem sabe, prometo.... Já deu, Senhora!

Francisco

Reply

Absurdo! O Brasil é que precisa de outra oportunidade, após o desmanche provocado por estes incompetentes e assaltantes do erário público.
Agora é com Aécio Neves!!!

Reply

Coronel, Dilma quer mais quatro anos???PRÁ QUÊ? Reinaldo Azevedo destrincha a resposta aqui http://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldoazevedo/2014/06/1465819-dilma-mais-quatro-anos-pra-que.shtml

Reply

Prezado Coronel,

Primeiro, parabéns pelo blog. Recomendo a leitura a todos os meus conhecidos.

Afinal, com Aécio, temos um político capaz de derrotar a política baixa do PT. É um candidato que empolga, com postura de estadista, idéias de estadista, valores de estadista.

Como escreveu Camões:
"“Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta"

O "valor mais alto que se alevanta" é a esperança de brasileiros que estão fartos dos desmandos autoritários do PT, de sua corrupção,de sua violência física e moral e de sua incompetência.

E que Aecio seja, como seu homônimo romano, bravo e destemido.

Reply

Conversa para boi dormir. Uma vez incompetente, sempre incompetente.
PT,nunca mais.

Reply

Governar um país não é fazer tentativa de erro e acerto.

Como diz RA, o governo dela até agora equivale a Escolinha do Prof. Raimundo.

Vá se catar, D. Dilma!


Chris/SP

Reply

nao avisarao ela que ê a presidente

Reply

A palavra "velhaco" está escrita
na testa dela desde sempre.
O velhaco: mente, disfarça, não tem palavra, dentre outra tantas
e inumeráveis "qualidades".
Pessoa que presta só se envolve
por desconhecimento. Se envolver
sabendo de quem se trata e isso
vale para todos, não tem desculpa, só resta aquele ditado: diga com quem andas e te direi quem és.

Reply

um dos primeiros "erros" que ela vai corrigir é o de colocar o cabresto na mídia...



Reply

resumindo: o que chama de "erros" nessa materia da Bolha, é nada mais nada menos do que a maquiagem que eles tentaram aplicar na economia...

nao houve erro algum em nao aumentar os preços...

houve uma tentativa de maquiar tudo...

Reply

Porque notícias como a que se segue não saem na Folha???

R$ 336 Milhões- O NAVIO QUE NÃO NAVEGA...

Em 7 de maio de 2010, ao lado da sucessora que escolhera e do governador pernambucano Eduardo Campos, o presidente Lula estrelou no Porto de Suape um comício convocado para festejar muito mais que o lançamento de um navio: primeiro a ser construído no país em 14 anos, o petroleiro João Cândido fora promovido a símbolo da ressurreição da indústria naval brasileira. Produzida pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), incorporada ao Programa de Modernização e Expansão de Frota da Transpetro (Promef) e incluída no ranking das proezas históricas do PAC, a embarcação com 274 metros de comprimento e capacidade para carregar até um milhão de barris de petróleo havia consumido a bolada de R$ 336 milhões – o dobro do valor orçado no mercado internacional.

Destacavam-se na plateia operários enfeitados com adesivos que registravam sua participação no parto de mais uma façanha do Brasil Maravilha. Seria uma festa perfeita se o colosso batizado em homenagem ao marinheiro que liderou em 1910 a Revolta da Chibata não tivesse colidido com a pressa dos políticos e a incompetência dos técnicos. Assim que o comício terminou, o petroleiro foi recolhido ao estaleiro antes que afundasse ─ e nunca mais tentou flutuar na superfície do Atlântico.

O vistoso casco do João Cândido camuflava soldas defeituosas e tubulações que não se encaixavam, além de um rombo cujas dimensões prenunciavam o desastre iminente. Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio. Estacionado no litoral pernambucano desde o dia do nascimento, nem por isso o navio deixou de percorrer o país inteiro. Durante a campanha presidencial,transportado pela imaginação da candidata Dilma Rousseff, fez escala em todos os palanques e foi apresentado ao eleitorado como mais uma realização da supergerente que Lula inventou.

A assessoria de imprensa da Transpetro se limita a informar que não sabe quando o João Cândido vai navegar de verdade. O Estaleiro Atlântico Sul, criado com dinheiro dos pagadores de impostos, não tem nada a dizer. Nem sobre o petroleiro avariado nem sobre os outros 21 encomendados pelo governo. No fim de 2011, o EAS adiou pela terceira vez a entrega do navio. A Petrobras, que controla a Transpetro, alegou que os defeitos de fabricação só podem ser consertados no exterior. PODE?

Quando o presidente era Nilo Peçanha, João Cândido comandou uma rebelião que exigia a abolição dos castigos físicos impostos aos marinheiros.

Passados 102 anos, Dilma e Lula resolveram castigá-lo moralmente com a associação de seu nome a outro espanto da Era da Mediocridade: depois do trem-bala invisível, o governo inventou o navio que não navega.

Reply

Dá até vontade de rir.
É de muita irresponsabilidade, para não dizer de um amadorismo cruel, alguém como presidente - e assessores! - de um país vir dizer agora que vai fazer "o diabo" (eu sempre achei o diabo péssimo administrador!) para se manter no poder porque cometeu alguns erros...aí!, minha espinha!
Como se uma Nação, bando de aventureiros! vampiros!, fosse um brinquedinho qualquer: "ah! esqueci! não li as instruções.
Deixa eu tentar de novo?"

Reply

Cel,

Imagina só....
A Anta pedindo uma segunda chance... só se for para jogar a pá de cal na economia!

Vamos lançar a campanha:

"Aécio no Primeiro turno.
o Brasil que quer crescer não merece esperar!"

CZ

Reply

Ela diz reconhecer erros do governo, mas sempre culpa alguém - ninguém de seu governo.

Já deu, vaza! Próximo!


Lanterna.

Reply

Esses empresários deveriam assistir à série Voyager, principalmente o episódio do final da terceira temporada, " Escorpião", em que a Janeway tenta fazer aliança com os Borgs ( vc serão assimilados, resistir e inútil)...

Reply

HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!
HEI DILMA, VTNC !!!!!!!

HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,
HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,HE,

Reply

Alguns erros? Onde estão os acertos? Eles simplesmente erraram em quase tudo! Conseguiram ainda ficar 12 anos por causa da continuidade da política econômica herdada de FHC dada por Antônio Palocci nos 3 primeiros anos do Governo Lula e pela bonança do mercado de mundial vivida na década passada.

Reply

Em seu site, a Anac está dando destaque para a notícia
De que notificará Governo de Minas e prefeitura de Claudio.
Tem que reagir forte e rápido.

Reply

Coronel,
com licença...

Juju, lá embaixo você escreveu:

"Anônimo JUJU disse...
Coronel,
Quero participar da campanha mas não tenho FB. Como devo proceder?
Grata, JUJU
21 de julho de 2014 21:26"

Que é FB?

Abraço.
Flor Lilás

Reply

O povo brasileiro quer é ver você,presidANTA e toda a petralhada,bem distante do poder,de preferência seria muito bom que fossem todos pra Cuba,pra curtirem lá,o que mais gostam,que é o comunismo.

Túlio Xavier

Reply

Patetico. Essa anta deve achar que administra um botequim.

Dilma VTNC! Chega de mediocridade e roubo cacete!

Reply

"Governo recua e suspende redução de cota de importação por terra"

realmente eles nao se cansam de achar que somos todos idiotas!!!!

recuaram porque pegou muito mal...

a imagem do governo, que ja estava ruim, ficou péssima...

agora os abusados recuaram para voltar a fazer tudo de novo apos a eleição!

o desespero esta descarado!

nem se preocupam mais em fingir...

Reply

NEGÓCIOS DE SUCESSO
Em 4 anos, petista da bancada da bola quadriplicou patrimônio

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/negocios-de-sucesso/

Interessante (TRISTE) e que esses, a receita federal não investiga e sequer questiona...

Reply

>>

” Nos últimos quatro anos coloquei o cadáver de um bode em putrefação na sala de vocês, mas se vocês me concederem mais quatro anos de mandato, prometo remover o corpo do bode. Ra ra ra ra ra !! ”

Dillma Russefle

<<

Reply

Essa Dilma é uma pilantra mesmo,agora que está caminhando para a derrota ,dá uma de boazinha.É ordinária safada vagabunda.Pilantrinha-fica financiando ditadura assassina ,já assaltou banco,matou e fez terrorismo.
Essa Oligofrenica tem que sair de lá.
Cel,nunca vou esquecer a cara de bandido do Temer que é um dos maiores responsáveis de o PT estar no desgoverno.
PMDB é igual puta,pagou levou...

Reply


FB,,, facebook fia!

Ah oh Corona, o Maldaad que se cuide porque estando a máfia dos perueiros preocupados com o fim do império tatuzinho(duplo sentido), os caras resolvem ascender o vice e; ou....,vixe.!!!

Reply

'Dilma Maria Madalena Rousseff'

Reply

Manja aquela vagabunda que chifra o marido com tudo quanto é homem, depois cai no mundo e quando está toda podre e derrubada pede pra voltar?
Pois é, a Gorda do paletó vermelho está com essa mesma conversa. Como dizia o meu finado avô: isso é papo de puta.

Reply

O Dilma, vai tomate cru antes que eu me esqueca!!
Vo ser necessarios 40 anos para corrigir todas as coisas erradas que voce e o seu bando, chefiados pelo Mulla fizeram ao pais.
Pede pra c.... e vai embora, mulher! :P

Reply

Detalhe: isto NÃO É ENTREVISTA, mas um texto de redação.

A presidanta pançuda bolivariana não está se comprometendo com nada, no máximo plantando um balão de ensaio via Falha de SP, o pasquim alinhado ao Zé Dirceu.


Lanterna.

Reply

Flor Lilás, irei me meter, desculpe. Certeza que ela quis dizer Facebook.

Reply

Em primeiro lugar, NINGUÉM MUDA.
É só conquistar mais 4 anos e ela fará do jeito dela.

Em segundo lugar, 12 anos já custaram muito ao país. Por que, então, alguém vai se arriscar?

Sem contar todo o resto, claro. Tem a corrupção, o dinheiro que vaza para Cuba, o governo obeso, a pouca ou nenhuma afeição à democracia, ...

Reply

MENTIRA.
Ela irá é aprofundar o bolivarianismo e destruir de vez a democracia brasileira.
Quem se encantar com suas problemas ou é lelé da cucá ou bom sujeito não é...

Reply

Só não entendi a Miriam Leitão e o Willian Bonner no "ESTA É A IMPRENSA QUE O PT ODEIA".

Reply

@coroneldoblog
Se não REAGIR ACUSANDO, com a indignação que todos nós estamos sentindo, vão acabar jogando uma eleição ganha FORA! Acorda aí, MUDA BRASIL.
-------------------------
Como eu disse num post anterior, se não tiverem bala na agulha e conseguir dar o troco tchau eleição. Será que ainda não aprenderam? O PT tem uma equipe adestradíssima em conseguir fatos para fazer dossiês. Se não responder ao caso Cláudio adequadamente está frito e enfarinado.
Lilyane

Reply

Não se pode testar a capacidade de um administrador em um pais como o nosso, durante 4 anos. O presidente deve ser escolhido entre pessoas que já mostraram que sabem FAZER. E não simplesmente porque sabem mostrar um Power Point e manobrar o notebook (explicação do apedeuta para tê-la achado competente)

Reply

Dunga não fez a mesma coisa hoje?
Dois postes.
Em um próximo (3 vezes na madeira) mandato da anta, o ministro do esporte seria Fred?

Reply

Coturneiros! Rosa!

de vez em quando a gente tem uns ataques de burrice, não é? Desculpem... FaceBook!!!! FB!!!!!

Grata!
Flor Lilás

Reply

Jamais !!!! É mentira!!!! Nunca podemos acreditar nessa farsa.... estão querendo mudar a lavagem cerebral...estão ludibriando o povo....é falsaaaa...

Reply

Isso aí!!! Que ninguém csia nessa!

Reply

Opa se confessa que errou, tem de ir pra cadeia.

Reply

Alguém que lê o Coronel acredita na vagabunda mentirosa, poste do Lula corrupto? O povo abriu os olhos e hoje só enxerga Aécio, mineiro honesto, tradicional, honra a palavra e respeita a família. Dilma e Lula respeitam suas famílias? E a Rose do Lula, Dona Marisa sabe das molecagens e traições do 51?

Reply

Pomete aos aliados escancarar o balcão de negócios do governo. Ao povo? Uma banana!

Reply

Agora, no apagar das luzes, ela diz que vai concertar os erros........ao mesmo tempo que lança um fundo para sustentar seu decreto bolivariano....... essa terrorista incompetente, aliada dos regimes ditatoriais, que quer afundar o brasil, que dilapidou o dinheiro do povo brasileiro enviando-o para Cuba e afins......essa aí têm que ir para sua casa remoer tudo o que fez, se não for processada por lesar o Brasil....

Reply

Dilma, vá pra CUba que lhe pariu!

Reply