Mais um petista de alto escalão vai para a cadeia por corrupção. Desta vez, o braço direito de Tarso Genro em Brasília.

Quando foi preso em Brasília, Rodrigues era chefe da representação do Rio Grande do Sul, em Brasília, um cargo com status de secretário de estado de Tarso Genro.

A Justiça Federal no Paraná condenou por peculato e corrupção dirigentes de Oscips e o ex-coordenador nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, Francisco Narbal Alves Rodrigues.

Segundo a sentença da Justiça Federal foi comprovado crime de corrupção envolvendo Rodrigues, militante do PT no Rio Grande do Sul que ocupava na época dos fatos o cargo de Coordenador Nacional de Projetos do Pronasci no Ministério da Justiça. Ele pegou 5 anos e 11 meses de reclusão em regime inicial semiaberto.

Já em agosto de 2012, o Ministério da Justiça conduziu e concluiu procedimento administrativo disciplinar que resultou na demissão de Rodrigues do cargo em comissão no Pronasci. Segundo a sentença, a pedido de Rodrigues “as Oscips empregaram seus parentes e realizaram depósitos sem causa lícita na conta corrente do agente público”.

Ao impor a pena de 5 anos e 11 meses de prisão a Francisco Narbal Alves Rodrigues, o juiz federal Sérgio Moro assinalou. “Reputo a culpabilidade exacerbada pois o condenado não era só servidor público, mas Coordenador Nacional de Projetos do Pronasci, ou seja agente graduado do Ministério da Justiça. Há verdade no adágio de que quanto maiores os poderes, maior a responsabilidade. Além disso, reprovável que agente do próprio Ministério da Justiça, órgão encarregado da Administração da Justiça, corrompa-se ou pratique fraudes, comprometendo a integridade da Justiça. Os motivos dos crimes de corrupção e fraudes constituem o locupletamento ilícito e já são próprios das figuras delitivas, não autorizando incremento da pena. Não vislumbro ainda como especialmente negativas as circunstâncias e consequências dos crimes. São neutras, portanto, para todos os crimes as vetoriais antecedentes, comportamento da vítima, personalidade, conduta social e motivos, circunstâncias ou consequências, merecendo, porém especial reprovação a culpabilidade.”

As penas aplicadas para os outros acusados variaram entre mínimo de três anos e seis meses de prestação de serviços comunitários e máximo de 22 e 7 meses de reclusão.

A denúncia do Ministério Público Federal, amparada em investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), revela que os crimes foram praticados por dirigentes e associados do Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pró-Cidadão e da Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira (Adesobrás), contratadas pelo Ministério da Justiça e por diversos municípios do Paraná para prestação de serviços públicos em termos de parceria.

Segundo o processo, foi comprovada a prática de desvio e de apropriação de recursos públicos no montante de R$ 9,5 milhões e de lavagem desse valor entre 2004 e 2011. A investigação mostra que também houve crimes de fraude de documentos, fraudes em licitações e associação criminosa. A condenação foi imposta pela 13.ª Vara Federal de Curitiba. Oito acusados foram condenados e cinco foram absolvidos. Por intervenção judicial, as Oscips foram extintas. Na sentença, foi decretada a prisão cautelar dos principais responsáveis pelos crimes, Robert Bedros Fernezlian, Lilian de Oliveira Lisboa e Laucir Rissatto e o confisco de patrimônio sequestrado no montante de R$ 3,1 mlhões.

A Justiça Federal acolheu pedido dos defensores e ouviu 57 testemunhas presenciais em Curitiba, 29 testemunhas por videoconferência e 26 testemunhas por carta precatória. Foram ouvidos inclusive políticos, deputados e prefeitos. O juiz federal Sérgio Moro indeferiu o pedido da defesa de Robert Bedros Fernezlian, que pretendia que fosse tomado o depoimento do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), ministro da Justiça no governo Lula. (Estadão)

13 comentários

Antes de discursar à Nação no dia da posse, penso que Aécio deveria ter pronto um mega-projeto de prisões de segurança máxima a serem construidas.
Afinal....PCC, CV, PT e outros necessitam repousar depois de 12 anos de liberdade remunerada.

E que semi-aberto progrida para totalmente fechado...pois estes canalhas tem que voltar a conviver com as ratazanas dos esgotos de onde vieram.

Reply

1 minuto com Augusto Nunes: Aécio não deveria limitar-se a mostrar que nada fez de errado. Que tal desafiar Lula a contar o que sabe sobre as pilantragens de Rose Noronha e o enriquecimento meteórico de Lulinha? http://veja.abril.com.br/multimidia/video/conte-tudo-lula

Reply

OFF

Segundo o petralha, Elio Gaspari, o Aeroporto de Aécio foi construído com "meu, seu, nosso" dinheiro.

Título do texto de E.Gaspari publicado na folha-canalha!

A EXPLICAÇÃO DE AÉCIO NÃO DECOLA

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2014/07/1489899-a-explicacao-de-aecio-nao-decola.shtml


Coisas assim só podem mesmo ser escritas por este petralha que acha que é jornalista.


Chris/SP

Reply

...clube dos bodes!!!!!!!!!!no pt todos sao barbudos fedidos nojentos!!!!!

Reply

Coronel,
não conheço petralha honesto. Realmente é "mais um".

Reply

Se derem "uma geral" em TODOS os petistas NÃO VAI SOBRAR UM!, para ficar como exceção.GENTALHA! FDP!
FORA!!!dilma/lula/pt!!!! FORA!!!!

NÃO VOTE NULO. NÃO VOTE BRANCO.
VOTE A FAVOR DO BRASIL.
VOTE CONTRA O pt.
AÉCIO PRESIDENTE DO BRASIL.

Reply

https://www.facebook.com/daniel.mercer.9

Coronel, além de ajudar na campanha virtual eu gostaria de me filiar ao psdb. E há tempos eu tento. Em fevereiro enviei email para o presidente do psdb em itapecerica da serra - SP (onde moro), perguntando como faço para me filiar. Ele marcou comigo por três vezes, dizendo que era só eu aparecer no diretório no sábado, que ele mesmo assinava minha ficha de filiação. E isso aconteceu por três sábados seguidos e ele sempre desmarcava alegando problemas de agenda, principalmente com o "secretário de habitação". Enfim, desisti de procurá-lo e acabei não me filiando. A pergunta é: quantas pessoas será que passaram por essa situação e têm dificuldade em se filiar ao unico grande partido de oposição que nós temos? Isso no berço do PSDB, em SP, imagine no nordeste a desorganização que não é.

Daniel.

Reply

Seria muito bom é que Dilma explique ao povo os investimentos em Cuba, além do porto de Mariel com nosso dinheiro, agora como foi aqui noticiado, reaparelhamento dos aeroportos de lá, via Odebrecht, com nosso dinheiro.
Sem falar no caso de perdão doutros ditadores comunistas!
Quem vota no PT á também um anti patriota, traidor do Brasil!

Reply

Coronel,

o Brasil deveria entrar em luto hoje. Indefinidamente em luto... O Brasil deveria colocar uma faixa preta, diagonal, cobrindo sua bandeira e a Nação Brasileira deveria prantear a morte da Justiça no país.

Vivemos tempos terríveis, aparelhados em todas nossas mais supremas instâncias: AGU, MPF, TCU capitularam ao bolivarianismo petralha. Somos reféns de bandidos.

O STF já morreu quando libertaram a CanalhaPetralha da prisão para o regime semi-aberto.

Isto deve servir para nos dar mais força ainda e bradar aos quatro ventos com Augusto Nunes:
CONTE TUDO LULA!

Queremos saber de todos os detalhes da alcova dele com Rose Noronha. Os detalhes sórdidos. Todos. Todinhos. Sem escapar um só. Quero 200 milhões de brasileiros sentados olhando a alcova de Rose-Lula, para conhecer cada mínima ação destes dois ladrões do erário.

CONTA TUDO ROSE! CONTA! Antes que você vire um "Celso- Daniela"! Ou você acha que está protegida?

Flor Lilás

Reply

PT só tem bandidos!

Reply

Tadinho, ser braço direito de onanista é algo muito vexatório.

Reply

CADA ENXADADA UMA MINHOCA ( Reinaldo Azevedo ).

Reply

barbinha ele já tem. tem a língua "plesa" tbm?

Reply