Começar de novo.

A luta de Aécio Neves já era hercúlea sem a morte de Eduardo Campos. Não ser conhecido por mais de 30% dos brasileiros, enfrentar o uso criminoso da máquina pública pelo PT e o triplo de tempo do adversário na TV eram obstáculos consideráveis. Tanto que antes da campanha Aécio estava na casa dos 20% das intenções de voto. Em 2010, José Serra, tão conhecido quanto Dilma, já alcançava 30%. Havia um caminho muito duro a percorrer para levar a eleição para o segundo turno, onde as condições se igualam em termos de propaganda. Aí morre Eduardo Campos e todo o planejamento muda, às vésperas do início da campanha. A luta, que era hercúlea, passa a ser uma jornada heróica.

Marina Silva virou a viuvinha santificada de Eduardo Campos. Pós-doutorada em cafetinar cadáveres, desde o tempo de Chico Mendes, a ex-petista cumpriu um ritual estudado nos mínimos detalhes durante a investigação do acidente aéreo, a busca pelos corpos e, finalmente, o feérico velório e enterro, um bem acabado evento político-eleitoral. Aos 20 milhões de votos de 2010, foram agregados os votos de pesar a partir da maior exposição midiática já vista depois da morte de Tancredo Neves e de Airton Senna. 

Durante esta semana, várias pesquisas devem apontar Marina Silva à frente de Aécio Neves e colada em Dilma Rousseff. Segundo turno garantido, com a ex-petista vencendo Dilma com folga no segundo turno. Tudo conspira a favor de mais uma semana de ampla exposição da Madre Teresa do Xapuri, com o seu xale e a sua cara de pobrezinha designada por Deus para liderar um novo país, onde os bons estarão ao seu lado e os maus serão condenados às chamas do inferno. Entre os bons, inclusive, ela já determinou que estão Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Tem Ibope hoje. Tem CNT-MA amanhã, junto com Jornal Nacional. Tem Datafolha na próxima sexta.

O que devemos olhar nas pesquisas, com todo cuidado, é de onde virão os votos de Marina Silva. Se Aécio Neves cair do patamar de 20%, é grave, mas não impossível de recuperação. Se mantiver, é questão de tempo para, com mais exposição nos programas eleitorais e mais apoios regionais, retomar o terreno e conquistar o segundo lugar no segundo turno. Isto deverá ocorrer no limite, na terceira semana de setembro, se a campanha for bem sucedida na sua organização e no seu conteúdo.  É importante, também, observar se Dilma Rousseff perdeu pontos para Marina Silva no eleitorado mais pobre, onde a petista é imbatível em função da Bolsa Família e da boataria que sempre assusta o eleitorado de menor renda e instrução.

Faltam 42 dias para a eleição e o dia de hoje marca um "começar de novo". Dilma tinha gordura para queimar. Aécio não tinha. O trabalho para o tucano e para a sua militância será muito mais duro. Muito mais difícil. Mas não é hora para desespero. Inclusive, não é o momento para exigir que o candidato apele para o jogo bruto, batendo em viúva com cara de doente. Não vai ser distribuindo porrada em mulher que Aécio subirá nas pesquisas. É hora de frieza. Aécio tem que continuar dizendo a que veio. O tom agressivo dependerá dos ataques feitos pelas duas adversárias e não por iniciativa dele. Estamos, novamente, no marco zero. O dia D é 5 de outubro. 

23 comentários

Coronel,
Sou admirador há anos deste blog e dos seus textos precisos e contundentes. Quando digo que Aécio precisa partir para o ataque, sei que ele não pode sair por aí xingando e empunhando uma metralhadora verbal, mas..existem coisas que precisam ser ditas e repetidas, de forma bem clara, como p/ex: que Dilma é responsável pelo aumento da conta de luz, que Dilma está envolvida em compra polêmica de refinarias, sendo que milhares de acionistas foram prejudicados por sua ingerência; que nossos grãos não tem escoamento por estradas mal conservadas enquanto Dilma investe milhões num porto em Cuba.
Tem que dar nome aos bois sim.
Vamos lutar para vencer estas eleições com Aécio, claro, mas a percepção popular é lerda, não associa sua desgraça e dificuldades diretamente à Dilma. Aécio precisa urgente deixar isto bem claro.

Reply

As próximas duas semanas serão de inferno astral para Aécio. É inevitável. Tem que sobreviver a elas e ver o que acontece.

Reply

Não vejo mais condições de Marina estar fora do segundo turno, ela já está nele. Só gostaria que Aécio Neves tirasse Dilma do páreo. Uma disputa Marina x Aécio seria mais interessante, com o PT fora.

Reply

Coronel, a situação é muito pior do que imagina. Dizem que a Marina roubou pontos percentuais tanto da Dilma como do Aécio e pior o crescimento dela (Marina) se deu nos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná... . Para piorar a situação do Aécio, ele terá que centrar fogo (se conseguir fazer isto por sua índole e de seus marqueteiros e staff) na Marina Silva e não na Dilma, pois a ameaça será a candidata substituta. Temos que torcer para os números não serem tão ruins para nos restar, ainda, uma esperança.

Reply

É, só a partir deste debate e as reações do povão sobre ele vamos ter um norte para saber como continuar agindo nessa campanha. Aí vamos ver então se estará dando certo essa atual estratégia ou será preciso mudar para o modo ¨agressor¨. Só sei uma coisa, existe o perigo real do Brasil ano que vem ser (continuar?!) governado por uma dessas duas comunistas, então temos que trabalhar direito na candidatura Aécio Neves. Ou é isso ou aeroporto. Infelizmente hoje tenho oito bocas para alimentar e para mim seria impossível voltar para os EUA (mesmo com o Obama lá, lá é melhor que aqui com essas comunistas bandidas governando, cruz credo). Então é ficar e lutar.

Reply

Como essa criatura hipócrita fala do Serra no governo dela? Em 2010, ela ficou encima do muro e não o apoiou no segundo turno! Mais uma mulher que não me representa!

Reply

Já vi esse filme antes, nas campanhas do Serra.

Reply

Nada pode nos abalar,os pesquisadores sempre conspiram contra a candidatura de Aécio.Não importa o resultado das pesquisas,continuaremos fazendo o trabalho de esclarecimento dos menos avisados,no sentido de que o único candidato democrata e que tem condições de tirar o país desse caos é Aécio,as outras duas são incompetentes e comunistas.O que tem de pessoas trabalhando pra livrar o país desastre que está ai é incalculável.Nós venceremos.

Túlio xavier

Reply

Concordo ! Aécio precisa ser conhecido, ir para as ruas,ele pode fazer isto, tem boa estrutura partidaria .

Tem que mostrar a cara pro povão !

Tem que continuar mostrando propostas e deixar que o povo escolha o que achar melhor para seu proprio destino( o do povo).

As experiencias anteriores mostram que o povo não sabe escolher o proprio destino, mas paciência.Vou continuar com aqueles dois miseraveis que elegeram minha casa para bater e pedir comida...mas votam na dilma...

Reply

Bom, seu Aecio, este negocio de não bater em mulher é relativo (falo de campanha politica ) acho sim que tem que engrossar, senão vai para o mesmo caminho do Serra...doce, doce e foi pra casa. Sou da opinião de que se é para perder que perca atirando pesado, com um linguajar bem popular, que é a fatia de publico votante a ser conquistado. Fui Jarjura

Reply

é impressionante constatar que um ex-governador, por dois mandatos, de um dos maiores e mais importantes estados dessepaiz ainda nao seja conhecido em todo o Brasil...

esse eleitorado é um espanto...

Reply

Sabe coronel, sei que o Sr. diz para não desanimar e etc…

Mas que queria entender como que um povo consegue ser tão CHUCRO, BURRO e IGNORANTE a ponto de entregar o comando de um país a um poste porque um cachaceiro corrupto mandou ou a uma Sassa Mutema porque tem cara de coitadinha e se acha a "ungida", pessoas sem o mínimo de preparo.

Não existe lógica nisto! Em NENHUM país civilizado este tipo de coisa aconteceria, parece que o brasileiro é retardado! Não sei como os outros coturneiros se sentem, mas eu me sinto como se estivesse tentando caminhar na escuridão segurando um palito de fósforo.

Tem horas que canso, canso se tentar dialogar e convencer a pessoas que entre Dilma e Marina não existe o menos pior, as DUAS são ptebas e fazem parte do partido mais corrupto da história deste país, já encontrei pessoas com ódio irracional pelo PSDB e pelo Aécio, tem raiva pelo simples fato de acharem que ele tem cara de playboy!!!
Já ouvi besteiras do tipo: "Ai, voto na Marina pq ela tem cara de pobre e sofrida, parece com a gente", pow da vontade de mandar para o inferno sabe?

Ai depois quando acontecem um monte porcarias como saúde esfacelada, crimes sem punição, corrupção a rodo e menores aprotando todo mundo reclama mas na hora de votar só pensam com os intestinos e nas bolsas-esmola da vida.

Nada tira da minha cabeça que o Eduardo Campos foi "eliminado" pois toda esta situação de reviravolta que aconteceu beira ao absurdo.

Reply

26 de agosto de 2014 09:51

É isso, façam a experiência com pessoas menos esclarecidas perguntas simples como:é justo o Governo Brasileiro mandar bilhões para Cuba, com a finalidade de construírem aeroportos, portos, os médicos cubanos, etc somos um Pais rico que se pode dar o luxo de dar bilhões para seus camaradas e não é só com Cuba, temos o metro e aviões da Venezuela, os empréstimos para Chaves da Refinaria Lima e Silva de Pernambuco onde o dito cujo não colocou um centavo, tem refinarias da PETRO doadas para a Bolívia, sem esquecer as dívidas de países companheiros na África perdoadas a lista é longa. Perguntem e verão a indignação do povo, nem os bolsa família aceitarão essa maldade com nós povo brasileiro é muita areia nos seus olhos.
Que Aécio coloque o que poderia ter sido feito no Brasil com esses BILHÕES. Simples direto e com efeito imediato,
Será que tem que desenhar?

Reply

Coronel,
a escadaria é grande. Vamos subir degrau por degrau. Aécio será o nosso presidente para mostrar a essa cambada de corruptos e vagabundos como se governa.

Reply

26 de agosto de 2014 10:14

A fé é o começo, acreditar no seu trabalho remove montanhas. Aécio tem que mostrar seu trabalho em Minas e dizer com todas as letras que não quer ser o Salvador da Pátria, nem tomar para si ser pai ou mãe do povo brasileiro. Vem para governar e isso foi um trabalho que começou cedo, estudou se formou em economia e se dedicou ao trabalho e política foram quatro mandados como deputado federal, governador duas vezes por Minas e senador mais votado. Sua prioridade é a educação, com escolas integrais saúde e segurança para todos brasileiros. Tem que dizer que não quer um povo com um pires, um mero pedinte que tem que pedir por saúde, estudo, segurança, ou trabalho, um governante tem que v ser exemplo de trabalhar e ter visão de futuro da Nação, andar lado a lado com o povo onde o conhecimento é a ponte real para passar para a classe média com poder de compra e direito do trabalhador de escolher suas prioridades com o lucro de seu trabalho, sem ser iludida com um simples cartão de crédito.

Reply

Cel

A internet é um veículo importante para fazermos OPOSIÇÃO!

Não podemos abrir mão também do boca-a-boca na rua, na vizinhança, no trabalho, onde for!

Precisamos ajudar Aécio a chegar ao segundo turno. Ele também depende de nós!

Não podemos desanimar! A dificuldade precisa desencadear em nós um fator de estímulo!

ANIMO, ANIMO, ANIMO !!


Chris 45/SP









Reply

Pesadelo para o Brasil.
A Marina das Selvas tem de se posicionar em relação a corrupção.
12 anos de PT! não dá para acreditar NELA!

Reply

Aecio tem q ir firme contra Dilma,
consolidar-se como o Anti-PT e arecadar os votos dos descontentes com a cleptocracia vigente.Aqueles propensos a votar em marina, anulam o voto mas nao mudam de opinião...melhor manter-se simpático a esses e diexar a santa do mogno oco p mais tarde...

Reply

Engraçado que a campanha petralha continua focada no dualismo PTxPSDB.


Lanterna.

Reply

Não estaríamos em situação de descalabro economico se Serra tivesse sido eleito em 2010. Mas a hipócrita Marina vem só agora reconhecer os méritos dele. Que governe, SE GANHAR, com seus autosuficientes sonháticos.

Reply

Muita coisa vai mudar ainda, nessa eleição, eu acredito! Mas muita mesmo! Por favor, oremos, oremos com fé prá Deus olhar por nosso país. Com nossa "pregação" por aí afora, o Aécio está crescendo devagar, mas é fato, devagar e sempre! Vou continuar pedindo votos para ele, há reais chances! Eu acredito! Abraços à todos!

Reply

Aécio será o nosso Presidente. É fato que a caminhada é árdua, pois estamos com duas mulheres que querem o poder a qualquer custo. Marina não tem nenhuma obra a apresentar. NÃO sabe de nada INOCENTE.

Reply

Hoje é dia do Aécio dar show na Band! E animar a gente!!!

Aécio presidente!

Agora... Sabe o que está me deixando puto nestas pesquisas... É QUE NINGUÉM FALA MAIS EM TAXA DE CONHECIMENTO DO CANDIDATO!!!


Gambá.

Reply