Governo Dilma: a pior inflação e o pior crescimento em 20 anos.

 Ao finalizar seu mandato neste ano, a presidente Dilma Rousseff vai interromper a trajetória de desaceleração da inflação que marcou a virada dos quatro governos anteriores, ao mesmo tempo em que entregará a pior taxa média de crescimento da economia nos últimos 20 anos. 

De acordo com especialistas consultados pela Reuters, essas duas marcas são fruto de erros de avaliação da situação econômica, mantendo o estímulo à atividade via consumo --uma das principais marcas de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu segundo mandato-- aliado à demora em incentivar os investimentos. 

A saída para esta espiral já foi detectada, via importantes concessões públicas de infraestrura, mas é preciso que o caminho seja mantido daqui para frente por quem estiver à frente da Presidência da República em janeiro. "Houve um erro de estratégia. Demorou muito para perceber que o consumo estava perdendo força para impulsionar a economia... Não se conseguiu articular a queda do consumo com recuperação do investimento", avaliou o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos conselheiros econômicos da presidente Dilma. 

O primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) acumulou inflação medida pelo IPCA de 43,46 por cento. Esse número foi caindo até que Lula encerrou seu segundo mandato, em 2010, com alta de preços acumulada de 22,21 por cento. 

Se a projeção do Banco Central de IPCA de 6,4 por cento neste ano se concretizar, Dilma vai interromper essa sequência de queda e terminar seu mandato com o indicador somando alta de 27 por cento em quatro anos. 

Quando o assunto é atividade econômica, os dados também não são animadores. Dilma deve entregar crescimento médio anual de 1,8 por cento em seu governo, se confirmada a expectativa do mercado de expansão de 0,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, segundo pesquisa Focus do BC. Quando recebeu a faixa de Lula, a taxa média havia sido de 4,6 por cento entre 2007 e 2010. O resultado da presidente será o pior contando os governos de FHC e de Lula. 

CONSUMO 

Mais medidas de incentivo ao consumo --como reduções tributárias para veículos e móveis-- em uma economia que já tinha uma taxa de desemprego baixa resultou em inflação alta, com a qual Dilma ainda tem que lidar às vésperas da eleição. Em junho, a alta acumulada em 12 meses do IPCA estourou o teto da meta do governo. "Quando a desaceleração econômica veio, e aí é o erro de política dela (Dilma), entendeu-se que havia falta de demanda, mas era falta de oferta. A reação foi com políticas monetária e fiscal extraordinariamente frouxas", destacou o ex-diretor do BC Alexandre Schwartsman. 

Foi em 2012, segundo ano do governo Dilma, que a taxa básica de juros atingiu o menor nível histórico de 7,25 por cento, importante fator de estímulo do consumo via barateamento dos empréstimos. Esse patamar, no entanto, não se sustentou por muito tempo e, no início do ano seguinte, começou a ser elevado para o atual nível de 11 por cento ao ano --acima dos 10,75 por cento que Dilma recebeu. 

Para os analistas, a correção do atual cenário passa invariavelmente pelo investimento em infraestrutura, destacadamente via concessões. Com isso, também conseguiria melhorar a confiança no país. As concessões foram uma aposta do atual mandato da presidente, mas o governo acabou enfrentando mais dificuldades do que imaginava, sem conseguir por exemplo fazer até agora leilão das ferrovias. Ainda existem muitas dúvidas por parte dos investidores sobre esses processos. 

Apesar disso, desde o ano passado o governo conseguiu leiloar seis lotes de rodovias e também foram concedidos à iniciativa privada seis aeroportos. "O Brasil entrou em uma fase em que para voltar a crescer precisa ter aumento de produtividade. Isso demanda tempo e investimentos. Então Dilma acertou no final do governo abrindo concessões", afirmou o ex-diretor do BC Carlos Thadeu de Freitas, hoje chefe da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC).(Estadão)

7 comentários

Nesses 12 anos ao petistas nadaram no mar azul deixado por FHC e tiveram o descaramento de chamar de 'herança maldita' , que nome daremos a essa desgraça que o Lula/Dilma/PT estão deixando de herança para os brasileiros?

Essa pergunta Aécio deve fazer à Dilma nos debates de campanha na TV. Quero ver a Anta escorregar na verborragia para embromar a resposta.

Reply

PSDB, pergunte à Dilma, no horário eleitoral, se a grana que ela tem escondida em casa é aquela que ela roubou no assalto ao cofre do Adhemar?

Reply

Em vaidade brasil esta' em 1*; ultrapassa o maior do mundo ,EUA; imaginem se hollywood estivesse aqui!

Agora em burrice com QI ( QUCIENTE DE INTELIGENCIA) de 87, a media mundial e' 100, explica porque e' o pt que nos ``governa`` e porque ae'cio tem apenas 25% em S.P!!!

PARA ALEGRIA DOS PETRALHAS A EDUCACAO BRASILEIRA E'UMA DAS PIORES DO MUNDO!!!

Reply

Por aqui os super mercados ainda estão abastecidos, se Dilma ganhar, daqui a 12 meses ainda estarão? Duvido!

Reply

Coronel,
quando o povo sente no bolso e na barriga o resultado desse governo de canalhas, o resultado das urnas vem por gravidade. Será preciso algo muito grave que favoreça a anta para o Aécio perder a eleição.

Reply

O egóico Lulla conseguiu o que sempre quis: entrar para a História. Ele será lembrado como o líder o partido mais corrupto que já se viu e, a Dillma, como a mais teimosa e incomPeTente poste que já ocupou o Planalto.

Reply

Eu acredito no Aécio Neves, que já declarou que ao longo dos anos especializou-se em DERROTAR o PT!!

Que Deus acompanhe seus passos, rumo à VITÓRIA!


NÃO VOTE EM BRANCO OU NULO
NÃO DEIXE DE IR VOTAR

VOTE 45 AÉCIO NEVES PRESIDENTE!



Chris 45/SP

Reply