Não vote em branco. Não vote em vermelho.

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), vai anunciar na semana que vem sua adesão ao movimento #VempraUrna, uma campanha oficial do Tribunal Superior Eleitoral. O comando da candidatura do tucano avalia que as altas taxas de intenções de votos nulos e brancos nas pesquisas e as abstenções podem favorecer a reeleição da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno.

Em um vídeo que será veiculado nas redes sociais de Aécio, o candidato vai comunicar seu apoio à campanha do TSE. Ao mesmo tempo, o PSDB passará a divulgar gravações produzidas pela equipe de marketing da candidatura tucana que fazem alusão à campanha oficial do tribunal. A peça partidária, porém, inclui sutilmente a ideia de "mudança", jamais contemplada na publicidade oficial da Justiça Eleitoral. 

Em um dos vídeos, o jingle diz: "Vem pra urna pra fazer a diferença, que mudança não acontece com indiferença" e "vem, Brasil, que esse país é cheio de beleza, que a gente não merece ter tristeza". 

O objetivo é tentar convencer o eleitor que está descrente da política. Conforme a mais recente pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, 25% dos eleitores não têm candidato ou pretendem votar nulo ou em branco. Em julho de 2010, também a pouco mais de três meses das eleições, essa taxa era bem menor, de 19%, de acordo com levantamento do mesmo instituto.

Desconhecimento. Tucanos atribuem o fato ao desinteresse por eleição especialmente dos jovens entre 16 e 24 anos e à chamada taxa de desconhecimento dos presidenciáveis de oposição. Se houver uma redução das taxas de abstenção e de votos nulos e brancos, a campanha do PSDB acredita que Aécio e outros oposicionistas serão os beneficiados, reforçando a possibilidade de segundo turno na disputa presidencial. 

No cenário de um 2.º turno entre Dilma e o tucano da mais recente pesquisa do Ibope, Aécio aparece com 33% das intenções de voto. A presidente tem 41%. No cenário do 1.º turno, Dilma tem 38% contra 22% do tucano. No material produzido pela equipe do presidenciável do PSDB não haverá nenhuma referência a candidatos ou a partidos políticos, dando um caráter suprapartidário. Aécio não vai aparecer nos materiais de divulgação e sua participação ficará restrita ao vídeo em que vai dizer publicamente que apoia a ação. 

Estão sendo produzidos videoclipes em ritmo de rock, samba, forró e xote. Além de jingle, cartoon, descanso de tela, template, panfletos e outros materiais gráficos, que serão distribuídos por militantes tucanos, entre blogueiros, nas redes do partido e para quem mais quiser ajudar a divulgar a ideia. 

A abstenção é outro fator determinante para que o candidato concentre o esforço de seus marqueteiros nesta ação eleitoral. Em 1998, o índice foi de 21,5%. No pleito de 2002, foi de 17,7%. Em 2006 o número atingiu 16,7%. E em 2010 a taxa de faltosos voltou a crescer, atingindo 18,1%. 

Rede social. Os vídeos não deverão ser veiculados no programa eleitoral gratuito de Aécio no rádio e na TV. A aposta é na divulgação por meio da página do Facebook da campanha. A página do candidato na rede social acaba de atingir 1 milhão de seguidores. O número foi comemorado pelo marketing do PSDB, mas internamente admite-se que a plataforma ainda está longe de obter protagonismo na campanha, pois o Brasil possui 142,8 milhões de eleitores, segundo o TSE.

8 comentários

PORQUE O SINDICATO NÃO PROTESTOU CONTRA A DEMISSÃO DA FUNCIONARIA DO SANTANDER? SERÁ QUE FOI PORQUE A DEMISSÃO DA BANCARIA DO SANTANDER FOI UMA ORDEM DO LUIZ INACIO?

Sindicato fecha agência do HSBC e protesta contra demissões

Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região fecharam a agência do HSBC Praia de Icaraí, localizada na Rua Moreira César, bairro Icaraí, em Niterói, nesta quarta-feira (30/07), em protesto contra as demissões sucessivas ocorridas na região. Somente essa semana, cinco bancários perderam seus empregos sem nenhuma justificativa plausível sustentada pelo banco.

O Sindicato condena a ação do HSBC em transformar agências bancárias em agências de negócios onde os atendimentos ao público realizado pelos caixas deixarão de acontecer. A agência Praia de Icaraí foi escolhida pela direção do Seeb-NIt para fechamento por ser estratégica na atuação do banco.

A direção do Seeb-Nit não descarta novas paralisações e garante que o departamento jurídico e a secretaria de saúde buscarão a reintegração e/ou o cancelamento das demissões dos bancários, já que as dispensas ocorreram sem critérios.

Reply

Coronel,

É bom colar no TSE para neutralizar a "mensagem subliminar", pois o "garoto-propaganda" é o Carlinhos Brown.

Que vem a ser um grande chupa-cabra de "verbas", amigo da Martaxa, da Dillma e criador da tal caixirola que a GRANDE E MONUMENTAL TORCIDA DO BAHIA ENTERROU!!

É um tipo "Camila Pitanga" de sarongue!! Foi ou é casado com uma filha do Chico Buarque!!(que currículo!!)

JulioK

Reply

Discordo dos tucanos que afirmam que os jovens desconhecem os candidatos da oposição. Precisam ser lembrados que o movimento altamente politizado, que atingiu as ruas em 2013 era constituído em sua maioria por jovens desta faixa estaria. Eles estão desiludidos sim com a política e com os políticos.

Reply

Se ficar só no” vem pra urna “lamento,mas acho que isso não vai dar em absolutamente nada. A diferença mesmo é a informação porque os que tem internet, tanto jovens ou não, letrados ou não letrados, pessoas simples infelizmente desconhecem fatos como Petrobras, porto de Mariel e por aí vai. Tomem como parâmetro os médicos pessoas de nível superior eles, hoje, apenas sabem sobre os médicos de cubanos, porque sentiram na pele. A ignorância dos que tem internet é um espanto. Se querem resultados que vinculem e propaguem esse blog, do Aluízio Amorim , Reinaldo Azevedo,Rodrigo Constantino, Alerta Total.net.
A comentarista Flor Lilás, faz tempo, falou sobre uma campanha maciça de levar aos conhecidos e desconhecidos, independente o lugar, se em supermercados, igrejas eventos etc o blog como o seu Coronel.
"O vem para a urna" não motiva ninguém, se o " motivo do ir para a urna " não for citado.
Que a marqueteiros e a militância de Aécio pense seriamente nisso e boa sorte.

Reply

Tá difícil, não, se não vota, a governanta ganha e, se vota, eles fraudam e se legitima a anta.

Reply


Muito pessimismo.
Vou das um exemplo.

Olhando o perfil de uma petralha no Twitter li uma conversa.

Ela disse a um amigo, que as pessoas estavam relutando em votar no PT, ela afirmou isso com base nas pessoas com quem ela estava tendo contato. O outro concordou! militonta de peso com milhares de seguidores.

Reply

Coronel, quem vota Alckmin, vota em Aécio. Muito estranha essa pesquisa.
Nunca ouvi ninguem dizer que vota em Dilma aqui em Sampa.

Reply

Coronel,
a eleição está cada dia ficando melhor. Propaganda positiva, levantando a moral do eleitor. Quando falar da corja, bater nos pontos que mais atinge o povo. Inflação, corrupção, mentira.

Reply