Aécio quer reforma política com voto distrital misto.

 O presidenciável Aécio Neves (PSDB) pede uma reforma política para ordenar medidas “estruturantes”, como a tributária, voto distrital misto e fim da reeleição. A seguir, as avaliações da candidatura.

A reforma política é prometida há décadas pelos políticos e não avança porque não interessa aos que deveriam aprová-la. Se eleito, como sairia dessa armadilha? 
Essa reforma é uma necessidade porque ela é que ordenará as forças e as representações partidárias,  e permitirá o debate sobre as reformas estruturantes, como a tributária. Sem partidos vigorosos, sustentados sobre novas bases, os avanços ocorrem de forma improvisada, a conta-gotas.

O que pensa sobre voto distrital? Do fim da reeleição? Do voto obrigatório? De um plebiscito para mudar a constituição?
Defendo três pontos claros. O primeiro, que defendo há muito tempo, é o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para todos. O segundo ponto é o voto distrital misto. Metade do Parlamento eleita por distritos, metade por listas partidárias; Para coroar isso, aprovaremos o retorno da cláusula de desempenho com uma carência de uma eleição, talvez duas. Seria possível reduzir o quadro de 22 partidos para sete ou oito. Os demais partidos continuarão em funcionamento mas para ter acesso a tempo de TV e ao Fundo Partidário, é preciso um porcentual mínimo de votos.  

Defenderia uma representatividade mais ampla que a atual, que incluísse a criação de conselhos populares?
A participação popular é fundamental e será incentivada em nosso governo. O que não pode ocorrer é a existência desses conselhos na forma proposta pelo PT, por decreto, ignorando o Congresso. (Estadão)

5 comentários

Coronel,
me parece que o povão não está interessado em reforma política. Somente o eleitor mais esclarecido, aquele que se interessa pelo tema, e são pouquíssimos, é que tem este questionamento. Não perderia tempo com este assunto. Temos de ter voto dos que pensam com a barriga e o bolso.

Reply

Somos o 45 e precisamos tirar o Brasil das garras do PT, doutrina comunista do atraso, miseria, destruição e morte, como a ilha-prisão Cuba, até hoje uma mehda!

Reply

Precisamos deixar bem assentado que o PT é um bando de vermes que está exaurindo, debilitando o corpo da nação.Um bando de cupins, de gafanhotos insaciáveis.De preferência por imagens imagens .

Reply

Apoiado!
Chega de parlamentar paraquedista que só aparece de quatro em quatro anos, terá que prestar contas ao eleitor do distrito que ele representa. A reeleição não é ruim para uma Alemanha,mas, em se tratando de Brasil, tem que acabar.

Reply

Aécio não pode fazer as reformas pela metade, OU É VOTO DISTRITAL OU É EM LISTA (FECHADA OU ABERTA ) na prática temos o sistema de lista aberta DENTRO DA COLIGAÇÃO DOS PARTIDOS.

UM MARINEIRO QUE VOTA NO SKAF e no 40 para estadual, ajuda o Alckmin pois ele é aliado do partido da Marina e seu vice É DO PSB e outros partidos.

O VOTO DISTRITAL PURO é melhor para a democracia, poderiam proibir doações públicas e privadas aos candidatos, os partidos terem apenas doações OU MENSALIDADES FIXADAS POR LEI dos filiados, uma vaquinha para o partido funcionar nos anos sem eleições.
Quem tem mandato com mensalidade bem maior, ao invés de R$ 10 mensais por filiado ele pagaria 100 por ter um mandato eletivo QUE O PARTIDO DEU AO FILIADO COM A MÁQUINA PARTIDÁRIA.

OUTRA REFORMA - quem quiser eleger-se a cargos majoritários PODERIA TENTAR *** A ELEIÇÃO SEM PARTIDO POLÍTICO, a candidatura independente, ESTES TERIAM O DIREITO DE DOAÇÕES DE AMIGOS E O CANDIDATO teria que abrir uma conta-corrente da candidatura, bem semelhante às empresas M.E.I. ao invés de legenda colocaria 00 e a palavra TSE mostraria ser candidato independente ( 0001 a 9990 ) em todos os cargos. ( deputado poderia ter mais dígitos para ( 99999 ) e isto seria moralizante pois o independente SE ELEITO faria o que a consciência manda, o passado na internet e com a ficha limpa, ou inexiste candidatura.

*** SE EU FOSSE CANDIDATO SOZINHO SEM PARTIDO mostraria minhas ideias e colocaria no facebook como ANÚNCIO PATROCINADO, CUSTA R$ 12,50 cada e aparece em todos os feed do Brasil.
TER O MEU YOUTUBE DO CANDIDATO e com os filmes de propaganda para o povo me conhecer, NÃO TERIA NENHUM DÉCIMO DE SEGUNDO EM RÁDIO E TV, anúncio pago em rádio poderia sim ter pois sem partido precisa uma maneira que seja possível aparecer.

NÃO SE PRECISA MILHÕES PARA SER UM CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL SEM PARTIDO, BASTAM 50 MIL REAIS e isto com 40 mil conseguidos em esmolas dos eleitores, santinhos vendidos a o,50 cada. MOSTRARIA QUE O CANDIDATO NÃO É FINANCIADO POR NINGUÉM.

Reply