Dilma estoura meta às vésperas da eleição e inflação vai a 6,62%.

A prévia da inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,39% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira. Em agosto, o indicador havia subido 0,14% e, em julho, 0,17% e, em setembro de 2013, de 0,27%. Em 12 meses, o IPCA-15 agora acumula alta de 6,62% e, no ano, de 4,72%.

O sistema de metas de inflação do governo é orientado pelo IPCA. A meta central é de 4,5%, podendo chegar a 6,5% no ano. Para segurar o avanço dos preços, o Banco Central fez nove elevações seguidas na taxa básica de juros, a Selic, até os 11% atuais, que vêm sendo mantidos desde maio.

Segundo o instituto, os preços dos alimentos voltaram a subir e foram para 0,28%, depois de recuarem 0,32% em agosto, puxados, principalmente, pelas carnes, que ficaram 2,30% mais caras de um mês para o outro, pela refeição fora de casa, que teve aumento de 0,90%, e pelo leite longa vida, com 1,47%.

Também o vestuário acelerou — de deflação de 0,18% para inflação de 0,17% —, além do item Despesas Pessoais (de -0,67% para 0,31%) e Comunicação (de -0,84% para 0,56%). No grupo dos Artigos de Residência (de 0,41% para 0,43%) as variações ficaram próximas de um mês para o outro.
O IBGE explica que as diárias dos hotéis, que haviam sido as responsáveis pela deflação do grupo Despesas Pessoais em agosto (com queda de 23,54%), em setembro ficaram quase estáveis, com ligeira queda de 0,09%.

Já o item empregados domésticos avançou 0,78%, mas o cálculo teve que ser adaptado diante da indisponibilidade das informações da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) para Salvador e Porto Alegre com referência aos meses de maio, junho e julho, por causa da greve do IBGE.

PASSAGENS AÉREAS SUBIRAM 17,58%
O instituto diz que usou os últimos rendimentos disponíveis nas duas regiões, que se referem a abril, para estimar a tendência da série em setembro. Assim, foram estimados, a partir de abril, cinco meses à frente, em vez de dois, como é a metodologia corrente adotada. As demais regiões seguiram o procedimento regular.

O grupo dos Transportes também acelerou de 0,20% para 0,45% em setembro. Estão nesse grupo o principal impacto de alta do mês: as passagens aéreas, que subiram 17,58% e tiveram impacto de 0,07 ponto percentual no índice final.

Os grupos que tiveram variações abaixo das registradas em agosto foram os grupos Habitação (de 1,44% para 0,72% em setembro), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,55% para 0,30%) e Educação (de 0,42% para 0,20%).

Em Habitação, o IBGE destaca o resultado da energia elétrica (de 4,25% para 1,52%), do condomínio (de 1,36% para 0,35%) e da taxa de água e esgoto (de 1,37% para -0,17%). Esta última teve a queda motivada pela região metropolitana de São Paulo, cujas contas ficaram 2,52% mais baratas, em média, levando em conta a maior intensidade do efeito do Programa de Incentivo à Redução de Consumo de Água, que bonifica com 30% de redução nas contas os usuários que reduzem em 20% o consumo mensal.

Entre os índices regionais, Belém teve o maior índice (1,10%), por causa do reajuste das tarifas de energia elétrica, que subiram 34,41% em 7 de agosto. O menor índice foi o de Goiânia (0,05%).

DIFERENÇAS ENTRE IPCA-15 E IPCA
A diferença entre o IPCA-15 e o IPCA é o período de apuração dos preços e na abrangência geográfica. Neste caso, de 14 de agosto a 12 de setembro. O indicador refere-se a famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

O IPCA, por sua vez, é coletado entre 1 e 30 do mês de referência. As regiões são de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória e Porto Alegre, Brasília e municípios de Goiânia e Campo Grande. ( O GLOBO)

24 comentários

gostaria de lembrar que "a meta ou teto" era 4,5%. 6,62% é o "sobre teto".

Reply

desculpe-me, comentei só pelo título.

Reply

Engraçadinha essa inflação. Fui comprar um produto no supermercado e o preço era o mesmo do mês passado mas a embalagem foi reduzida em 30%.

Reply

Tudo isso já era previsto, pena que esteja chegando muito tarde. Talvez no 2º turno favoreça o (a) adversário (a) da Dilma.

Reply

>>

Não há país no mundo tão perfeito e maravilhoso como a nação de mentira que os petralhas estão mostrando em sua propaganda na TV.

<<

Reply

ôoooo... o campeão voltou... o campeão voltou... o campeão voltoooo-ooouuu...

Vergonha alheia.

Reply

O governo fracassou em todas as frentes e suas falácias vêm caindo uma a uma como peças de dominó.Pior é o cenário que se desenha considerando a anunciada política monetária americana e os incontáveis ajustes internos necessários, como o realinhamento de tarifas.

Reply

RUMO A 7% sem chance de pacote algum baixar antes do governo AÉCIO.

Aécio precisa tomar medidas dolorosas demais para o povão no início.

FIM DO PARCELAMENTO DOS CARTÕES DE CRÉDITO em despesas nacionais, as em dólares poderiam ser dividido em três.

PAGAMENTO NO VENCIMENTO DE 50% da fatura e UMA ÚNICA PARCELA NO MÊS SEGUINTE ( 55% ).

Restrição nos pagamentos à crediário com PARCELAS MÍNIMAS DE R$ 600,00

BAIXA IMEDIATA DA SELIC PARA 7% ao ano com viés neutro e proibição de emissão de qualquer nota nova, exceto para substituição de antigas.

NÃO EMITIR PAPÉIS DE DÍVIDAS PÚBLICAS e no máximo CARIMBAR O TÍTULO COM UM NOVO PRAZO e taxa de juros após rolar e na data final PAGO SEM PESTANEJAR.

SUPERÁVIT NOMINAL DE 5% ANUAIS para o pagamento à vista das dívidas de curto prazo ou renegociada para prazo longo e pagamento de metade do valor antes ( um novo título seria emitido em 15 dias. substituição do antigo ).

LIBERAÇÃO TOTAL DE TODOS OS PREÇOS E PROIBIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PREÇOS E SALÁRIOS ( exceto o funcionalismo pois o Estado é o patrão ).

BAIXAR OS MINISTÉRIOS DE 40 PARA 15.
DESBUROCRATIZAÇÃO AO MÁXIMO E COM EFEITO IMEDIATO.

FLUTUAÇÃO LIMPA PARA O DÓLAR E PERMISSÃO DE CIRCULAÇÃO DE MOEDAS DE OUTROS PAÍSES NA ECONOMIA JUNTAMENTE COM O REAL, CADA UMA NA SUA TAXA CAMBIAL. Quem quiser só aceite reais.

SE ESTE PACOTINHO NÃO FUNCIONAR, QUE A FLOR LILÁS/PR E CHRIS 45/SP mande me deletar por estar sendo petralha.

Reply

Queria saber onde tem essa inflação de 6,62% porque eu vou me mudar pra lá. Aqui é bem maior.

Reply

Oi, Amor! Beijos

http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/eleicoes-2014/presidencia/2014/09/17/EM-SP-AECIO-NEVES-QUER-FIM-DE-PARCERIAS-COM-PAISES-QUE-NAO-TEM-ACOES-DE-COMBATE-AS.htm

Reply
O FLAGELO DO PETRALAS mod

EXTRA! URGENTE! EXTRA! URGENTE!
Indo ao que neste momento mais interessa e é mais útil e significativo para a Campanha do Aécio" o vice da Marina, Beto Albuquerque deu as quatro mãos à palmatória, duas dele e as duas da Marina,"off course", ao dizer e reafirmar que: O BRASIL É INGOVERNÁVEL SEM O "VELHO E SALAFRÁRIO PMDB MAIS QUE ANTIGO, tão ANTIGO quanto a petista de coração MARINA MELANCIA, verde por fora e vermelho PETRALHA POR DENTRO, MEIA PODRE E JÁ PASSADA, PMDB, COM O RENAN, SARNEY, LOBÃO E OUTRAS TRAÇAS E DEMAIS CHUPA-CABRAS. BAIXARAM AS CUECAS E AS CAÇOLAS ANTES DA HORA. QUEM NO BRASIL NÃO SABE QUE COM O PMDB SÓ NA BASE DO TROCA-TROCA, NÃO DAS RODINHAS É DAS VERDINHAS MESMO. QUALQUER MENINO O SABE. PRA CIMA DAS SIAMESAS DILMA/MARINA. ARREBENTE AS DUAS. MANDE FHC À PQP E ARRIBA E ARRIBA.

Reply


Agora vai....

Depois de encontro com líderes de centrais, Aécio promete acabar com fator previdenciário.

http://glo.bo/1r7nYq8

Reply

Dilma não é 7X1, é 7X0. E todos sabem do que estou falando.

Reply

A inflação de 6,62 é calculada pelo mesmo método do INDEC da Argentina, à maneira Cristina K.

Hoje como comentou um, não sobem os preços, as embalagens diminuem seu size ou tamanho. Maquia a inflação.

Se gasolina passar a ser vendida com medidas de litros de cachaça ( 750 ml ) o preço pode subir 33% sem variação nominal dos preços. O PT SÓ ENTENDE DE CACHAÇA POIS O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA só compreende o LITRO DE PINGA como litro, o litro oficial do PT.

FORA REI PITU, FORA DILMA-PASSADENA.

Reply

Renato Perim, 13:41
Se você descobrir me conta que eu também vou.
Por aqui tá feia a coisa, o dragão que antes soltava só uma fumacinha agora está cuspindo fogo pelas ventas.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

CADA vez mais convicto estou da virada do Aécio: os analistas petralhas mal-disfarçados, cassandras de butiquim, analistas e penas de aluguel segundo a metralhadora giratória do candidato J.FIDÉLIX tipo K. Alencar, o Ilmar e o L. Jardim e outros "bichos" do mesmo naipe e fauna a "plantar" o famoso fulano e beltrano , seu Joaquim do Morro s inhá Maria do Brejo Grande e o Quincas da roça,me disse e mi disseram, além do famigerado "eu ouvi ali na esquina" e aule famoso mefalaram "em off", canalhice pura. Sinal mais que evidente que O Aécio cresceu, está crescendo e vai chegar ao segundo turno. quanto mais o em off, mais certeza tenho que estão com muito medo e já fazedo cocô e pipi nas fraldas, ops, nas calças e calçolas! ARRIBA AÉCIO. FERRO NAS SIAMESAS. FERRO NAS BONECAS DILMA PT1 VERSUS MARINA PT2 E MANDO DE PASSAGEM O FHC PRA PQP! Os quinta colunas do blog, sempre os mesmos, aves de mau agouro de péssimo agouro, flutuantes, verdadeiros ZUMBIS que se ferrem e tomem doses fulminantes do doril, para o bem do Aécio e do Brasiiiiiiil!

Reply



AÉCIO LIDERA! VOTE HOJE, pesquisa ONLINE p/ internet! NESTA vc VOTA e vê o resultado na hora!

http://bit.ly/X9PhFr

Reply

Coronel,
já estava estourada há muito. Somente os otários é que não veem ou não sentem.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

LIDO na reportagem Marina DIAS (Argh!) que: ANTES DO COMÍCIO DE MARINA NO ABC, HOJE, ÀS 13:30 HORAS FORAM RETIRADAS DO LOCAL DO COMÍCIO, VÁRIAS PLACAS com IMAGENS DO Alckimin com Marina, pelos militantes pagos do PSB/PPS colocados pela dupla de candidatos MANENTE E CICOTE, PELOS NOMES MAGINA AS FIGURAS. MORAL DA HISTÓRIA: A NARINA NÃO QUER SABER DO GERALDO NEM MORTA. COMÍCIO FIASCO. ELA 'discursou" por oito minutos para uma "multidão" de 200 simpatizantes "sonháticos" seguidores da "marina melancia". O que estão dizendo e achando os geraldistas deste "arranca-rabo", ooooops, deste ARRANCA- PLACAS, pois os marineiros evitam contato, mesmo de terceiro grau com o governador paulista e o seu vice pessebista CIMANDADOS PELA MARRINA , A "TERRÍVEL", TAL QUAL O IVAN TAMBÉM VERMELHO? Quem souber ganha um saco de pipocas pra comer DOMINGO no zoológico paulista junto ao FHC e aos macacos! VAMOS AÉCIO. ESMAGUE AS IRMÃS SIAMESAS MARINA/DILMA. COLE, RECOLE, JUNTE E REJUNTE AS DUAS NUMA CAMBADA NUMA LIGA SÓ. DILMA PERDIDA NÃO SABE DE NADA E MARINA METAMORFOSE AMBULANTE, AQUELA QUE O QUE FALA DE DIA NÃO sustenta de noite, aquela que sempre vacila, vacila, vacila, a vacilante e que o que ela escreve SENTADA NÃO SUSTENTA DE PÉ. liquide-as de um golpe só, sem dó nem piedade, pois não são merecedoras as impostoras chinfrins que nunca passaram fome, fome assim!

Reply

Treme Kenedy Alencar(lixo!)e jornalecos petralhas , Aécio vem aí eu vejo o clima nas ruas!

Reply
O FLAGELOS DOSPETRALHAS mod

LIDO NO PETRALHA 247: O deputado Márcio França do PSB, vice de Alckimin, irritou o famigerado lunático FELDMAN, também do PSB e coordenador de campanha da Marina Melancia, está cascavel, jararaca mesmo após o Márcio ter dito que Marina não conhece o estado de São Paulo e capital inclusa, naturalmente! Estão dizendo cobras e lagartos um do outro. Se brincar logo logo um ou dois cadáveres estendidos no asfalto. Disputa, pereba, arranca-rabo entre "sonháticos","LUNÁTICOS". QUEM SOBREVIVER AO QUEBRA-QUEBRA MORRE! ARRIBA AÉCIO. ARRIBA!

Reply

Anônimo 11:38

E vi que você se confundiu. O centro da meta da inflação é que é 4.5%, sendo o teto 6.5%.
O governo estourou o teto e chegou a 6.62%.

Se bem que não acredito neste centro nem no seu teto. Pois, para quem vai ao supermercado já se deu conta que a inflação já chegou a 2 dígitos. Esta é a verdade.


Chris 45/SP

Reply

Brasil perdendo de 7 x 1, sete de inflação e um de crescimento. Esse é o governo Dilma, jeito PT de governar, assim como marina ex-petista por 24 anos.

Reply

O fracasso da Copa não foi só econômico e no campo. Foi principalmente no desmonte da indústria hoteleira do Cuzil.

Reply