Marina escolhe um lado e atira a primeira flecha contra os produtores rurais.

Num encontro com lideranças indígenas na tarde deste domingo (14), a candidata Marina Silva (PSB) afirmou não ter "posicionamento ideologicamente contra hidrelétricas". Ponderou, contudo, que os empreendimentos precisam ser, além de economicamente, economicamente, socialmente e culturalmente viáveis. 

Aos índios, também disse ser contra o projeto de lei que transfere para o Congresso o poder de demarcar terras indígenas. Ela defende manter a demarcação como prevê a Constituição. Prometeu apenas fortalecer a Funai (Fundação Nacional do Índio) e "manter, ampliar e aprimorar" as políticas de quotas para índios e negros. 

A Funai tem cometido verdadeiros crimes contra a propriedade privada no campo, inventando terras indígenas onde há mais de 100 anos existem terras agrícolas tituladas. Além disso, as condicionantes estabelecidas na demarcação de Raposa Serra do Sol são desobedecidas, especialmente aquela em que diz que terra indígena é aquela ocupada até outubro de 1988.
 
Marina ouviu uma lista enorme de demandas e recebeu cartas com pleitos. As lideranças indígenas declararam apoio à candidata do PSB. Ela, contudo, prometeu apenas analisar e promover a mediação dos pleitos apresentados. "Seria leviana se dissesse que 100% será atendido", disse. (Com informações da Folha Poder)

9 comentários

Não entendo a política indigenista do Brasil. O índio recebe a terra e continuam sendo sustentados com cesta básica, bolsa família, faturam com pedágios irregulares, garimpo, comércio de madeira, não contribuem para a economia pagando impostos como todo brasileiro e ainda não estão satisfeitos.
O brasil é o país da piada pronta. Não querem a hidrelétrica mas na pauta de cobranças deve constar energia elétrica. Querem terra mas não querem plantar, dizem que é para viver como os ancestrais e não querem pescar e nem caçar.
O que o índio quer afinal?

Reply

e o que marina quer com esse indios "cara de pau"!!!!?????????

Reply

ainda vão criar cotas para a presidência da republica...

sei la, a cada oito anos ainda seremos obrigados a "eleger" um presidente de alguma dessas "minorias"...

meio que debaixo do porrete mesmo...

Reply

quem achava que o Bolsa-Familia já era o fim do mundo, não contava com as tais das "quotas"...

ta todo mundo se encostando no estado...

Reply

Coturneiro de 14 de setembro de 2014 23:31

Você pergunta: que o índio quer afinal?

Resposta: mordomias e dinheiro.
Os índios "lularam" como milhões de brasileiros do bolsa-tudo.
Tornaram-se vagabundos que querem tudo pronto e não querem mais trabalhar.

Lula acabou com o Brasil. Conseguiu.

Só Aécio pode reverter este quadro.

Flor Lilás


Reply

Coronel,
esperar o que da Santa do Pau Oco. Acredito que ela pode até "salvar" o Planeta, acabando com o Brasil.

Reply

Indio quer rede e perambular.

Reply

A única saída para nós pagadores de impostos é criar o Movimento dos Trabalhadores Sem Nada (MTSN), só assim conseguiremos ser beneficiados com alguma coisa.
O MST recebe terra 'digrátis'.
MTST ganha moradia sem suar.
Pobres, índios,negros e quilombolas foram mais esperto e já fazem parte da turma dos benefícios e a gente aqui de bobeira na labuta. Não é justo, queremos a nossa parte no butim.

Reply

Concordo com o primeiro comentário. Pra que tanta terra sem produtividade? Ora bolas, Índio tem que produzir se realmente quiser tanto espaço.O Brasil tem imenso território e passa fome. Não entendo.

Reply