Pesquisa da CNA mostra que governo Dilma abandonou as escolas rurais.

Escolas sem biblioteca, água filtrada, energia elétrica e rede de esgoto. Essa é a realidade de pelo menos 508 escolas rurais brasileiras, localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Não bastasse, essas instituições exibem taxas de aprovação e abandono escolar em níveis muito distantes do minimamente adequado. 

Essa avaliação faz parte de um estudo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais e do Agronegócio (Instituto CNA) feito com base nos microdados do censo escolar de 2012, do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. No estudo, realizado no âmbito do Observatório das Desproteções Sociais no Campo do Instituto CNA, essas 508 escolas rurais são classificadas “esquecidas”.

Localizadas em 11 Estados do país, “essas unidades escolares apresentam baixo desempenho escolar, precária estrutura física e demanda mais investimentos do poder público”, avalia o estudo. De acordo com a metodologia da pesquisa, foram classificadas como “esquecidas” as escolas rurais que apresentam taxa de abandono superior a 5% e taxa de aprovação igual ou inferior a 80%. Além disso, as escolas também não têm nenhum dos itens básicos de infraestrutura considerados pelo estudo: biblioteca, computador, televisão, antena parabólica, videocassete ou DVD, água filtrada para os alunos, energia elétrica e rede de esgoto sanitário. 

Conforme o Instituto CNA, as 508 escolas representam 0,7% do universo total de escolas rurais, que é de 75,6 mil, conforme os dados do Inep. O Pará é o Estado que mais tem escolas “esquecidas” com 208 unidades, seguido de perto pelo Estado do Amazonas, que teve 202 escolas enquadradas na lista do Instituto CNA. Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão, Amapá, Piauí, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso também têm escolas rurais “esquecidas”. 

De acordo com o Instituto CNA, 46,7% das 508 escolas rurais “esquecidas” estão em áreas diferenciadas, tais como terras indígenas, áreas de assentamentos e remanescentes de quilombos, além de unidades de uso sustentável. A maior parte (53,3%), porém, não está em área considerada diferenciada.

Conforme os dados do estudo, a taxa média de aprovação dos alunos nessas 508 escolas “esquecidas” é de 60,9%, enquanto que a taxa de abandono é de 22,9%.Todas as escolas são de ensino fundamental. Para se ter ideia do problema, a taxa média de aprovação das mais de 75 mil escolas rurais brasileiras é de 86,7% e a taxa média da abandono, de 3,8%. (Valor Econômico)

8 comentários

Mas é claro...o Brasil todo está abandonado...dinheiro e investimentos só em Cuba e demais republiquetas alinhadas ao marxismo. O País já dá sinais de uma dor de barriga...falta apenas expelir estes petralhas no vaso sanitário de onde nunca deveriam ter emergido.

Reply

Sem querer entrar no mérito futebolístico da questão, definitivamente a Dilma é o Lazarone do cenário político brasileiro. Não diz coisa com coisa, não é competente, não é intelectualmente capaz e ainda por cima se coloca como sofredora quando alguem mostra que o rei está nu. Tudo muito petista.
As vezes eu fico pensando que deve haver algo de metafísico e muito poderoso que leva as pessoas a votar em Dilma ou Marina. As duas não são iguais, mas é simplesmente incrível que as pessoas não tenham acordado para suas inconsistências. A impresão que me dá é que o brasileiro nasceu para sofrer, e como vivemos num pedaço privilegiado deste nosso planeta, com riquezas imensas, ele tem que fazer escolhas erradas para poder usufruir do sofrimento que inconscientemente busca.

Reply

a maioria dos bolsistas q foram p o exterior, sao devolvidos pq tem dificuldade com o idioma do pais.conheço alguns que foram " a passeio"!!!!!!!

Reply

....e a tal de Katia Abreu?????

Reply

as unicas escolas onde nao falta dinheiro devem ser aquelas escolinhas marxistas do MST...

Reply

Anônimo 00:37

Esqueça Katia Abreu. Ela já virou a casaca faz tempo. Deve ter sido muito lucrativo se bandear para o lado de Dilma.

Foi a maior decepção sua trairagem.


Chris 45/SP

Reply

Katia Abreu virou a casaca e sumiu...

de senadora lider de oratória firme e combativa, se transformou num especie de Caçaby de saias...

so anda pelos bastidores da politica fazendo sabe-se la o que...

Reply

Assim como o apedeuta, essa já provou que não é chegada em estudos, sendo assim, não creio que o ensino seja prioridade.
Ps. É só ver onde chegaram sendo analfabetos funcionais.

Reply