Pesquisas internas do PSDB indicam queda de Marina e subida de Aécio.

 Vence nesta semana o prazo que o senador tucano Aécio Neves deu a seus aliados para reagir na disputa pela Presidência da República: 15 de setembro. Em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, ele tenta frear as discussões dentro do próprio partido sobre o rumo que deve seguir se ficar fora do segundo turno. 

Com 15% das intenções de voto no levantamento mais recente do Datafolha, Aécio está quase 20 pontos percentuais atrás das duas candidatas que empataram na liderança da corrida, a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB). 

Parte do PSDB defende o apoio a Marina no segundo turno da eleição. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, principal fiador da candidatura de Aécio no partido, faz parte desse grupo. Pessoas próximas a FHC dizem que ele não "jogou a toalha", mas vê com "realismo" a situação de Aécio na disputa e tem discutido o assunto dentro do partido. O ex-presidente nega ter falado sobre o tema com aliados de Marina.

Ciente do debate interno, o candidato tem enviado recados para dentro e fora do PSDB. Nos últimos dias, ele repetiu várias vezes que irá para a oposição se não chegar ao segundo turno, adotando discurso quase obrigatório para um candidato que ainda diz acreditar em uma virada. 

Na sexta-feira (12), o tucano conversou sobre o assunto com aliados em São Paulo. Disse ver sinais de "nervosismo" na campanha de Marina, que oscilou negativamente nas pesquisas da semana passada. Na sua avaliação, afirmou, "começou uma mexida" no ambiente eleitoral que pode ser o início de um "esfarelamento" da rival. 

A tese é amparada em levantamentos internos do PSDB e pesquisas divulgadas para o público, que na semana passada mostraram Marina perdendo votos na classe média e em cidades grandes. Para o candidato tucano, o comportamento desses segmentos do eleitorado aponta tendências, por serem compostos por pessoas mais bem informadas e, portanto, mais atentas às acusações que têm sido feitas contra Marina. 

A ex-senadora está há mais de dez dias sob ataque dos adversários, que lançaram dúvidas sobre sua capacidade de obter apoio no Congresso para governar e suas intenções ao defender a autonomia do Banco Central e o investimento em fontes de energia alternativas ao petróleo. 

QUEIXAS
As últimas pesquisas mostram que, se Marina perdeu votos com isso, eles não migraram para a urna de Aécio. Mesmo assim, estrategistas do comitê tucano apostam que muitos eleitores antipetistas que trocaram Aécio por Marina devem voltar para o PSDB e podem ajudar o candidato a ganhar até seis pontos percentuais na reta final. 

"Eles estão nervosos", disse Aécio a um interlocutor na sexta. "Nunca ligaram para a gente. Essa semana, não passaram um dia sem reclamar." Segundo os tucanos, integrantes do PSB fizeram contato com o comitê de Aécio para dizer que ele estava criticando Marina demais, o que ajudaria a desidratar a pessebista e, ao mesmo tempo, fortalecer a presidente Dilma.

"Não vou fazer ataques pessoais", afirmou o senador ao mesmo aliado. "Mas não tem jeito. Ainda acredito que dá para virar isso aí. Se der certo, nas próximas semanas vou esbarrar com ela na casa dos 22%, 23% dos votos."(Folha de São Paulo)

26 comentários

Coronel,

ali no twitter:
Dilma(2): " ... a lei de cotas nas universidades. Nós temos de formar pessoas negras para ocuparem os postos mais altos desse país."

Meus contatos nas universidades federais dizem sobre a decadência que as cotas estão trazendo para as escolas públicas de medicina.

A horda de despreparados que está chegando às universidades públicas gerará um futuro horrível ao nosso país.

Teremos engenheiros, arquitetos, advogados, médicos e outros tantos profissionais medíocres! Perigosos! Quantos viadutos cairão no futuro?
Quantas pessoas morrerão por serem tratadas erradamente por profissionais de péssima qualidade?

ACORDA BRASIL!

A meritocracia precisa retornar. Urgente!
A escola básica tem que ser fortalecida para que nossas universidades tenham o melhor do melhor!

Aécio Neves presidente!

Flor Lilás 100% Aécio

Reply

O que tava acontecendo é que muita gente que vota contra o PT tava migrando pra Marina porque via nela maior chance de derrotar a Dilma, mas a Marina tá demonstrando ser muito fraca e que será arrasada no segundo turno. Os que estão se dando conta disso, estão voltando.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

OLHA "A ONDA DA RAZÃO AÍ GENTE": VAMOS PARA CIMA DA DILMAPETRALHA, ATUALMENTE TRAVESTIDA DE MADAME "MIM". CACETE NA DILMA AÉCIO E VAMOS TER DE VOLTA OS VOTOS ANTI-PETRALHAS QUE MIGRARAM PARA A MARINA CHORONA "BUUUUUUUUUUUÚ" E QUE NÃO TEVE E NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA SEGURÁ-LOS E MANTÊ-LOS. ESTÃO COM CERTEZA RETORNANDO PARA O AÉCIO, BRANCOS E NULOS. A HORA É ESTA, O BOM VOTO,OPS, O BOM FILHO À CASA TORNA! MARINA: UM TROPEÇO, UM FATAL ESCORREGÃO A CADA HORA, A TODA HORA. VAMOS QUE VAMOS AÉCIO. ACORDE SEU CORONÉ. ACORDE BLOGUEIROS COTURNEIROS. SACUDAMOS O BLOG. SACUDAMOS A BLOGOSFERA. VAMOS PRA RUA COM A CERTEZA QUE NO FINAL VAI DAR AÉCIO!

Reply

Aé Aé Aé Aécio, eu vou
A força que o Brasil precisa,
Chamou

Eu vou de Aécio e minha consciência está tranquila com a melhor escolha

Reply

Ainda acredito que Aécio vai ao segundo turno para ser o próximo Presidente do Brasil.

Reply

CORONEL

Também acredito que a campanha entrará na fase da racionalidade a partir de agora.Agora que a eleição entra na pauta, na agenda das pessoas,de forma crescente.É nessa hora que afloram volumosos e incontáveis casos de desmandos, roubos,desfalques,mentiras que afogam os petistas.
Sou mais otimista que o Aécio.a virada não será suaves.Se ocorrer será impetuosa, nas duas direções, ou seja, no desmonte da farsante e no crescimento da oposição.Acredito num estreitamento da ordem de 20 pontos, 10 p/lá + 10 p/cá.

Reply

Coronel,

Eu mesmo quando converso com alguém mostro por que o Aécio é melhor que os outros candidatos. #EuACREDITO na virada. Vamos em frente.
Que Deus nos abençoe.

Abs.

Emanoel

Reply

Essa história da Marina de chorar foi ridícula. Primeiro, porque mostra que ela não tem estrutura psíquica para agüentar o inferno que é um cargo público de responsabilidade, e isso é independente do sexo: não é a toa que Margareth Tratcher era a "Dama de Ferro".... Outra coisa, o que doeu na Marina foi o comentário do Lula. Isso significa que ela continua "petista dos quatro costados". Afinal de contas, se uma pessoa não significa mais nada para vc, então porque sofrer com o que ela disse? Acredito que muita gente olhou a situação sobre esse prisma...

Reply

Desculpem!
Mas, FHC deveria ficar calado e só abrir a boca depois do primeiro turno...
Ele não só esta jogando a toalha como esta induzindo ao eleitor mudar seu voto para marina e tirar o PT já no primeiro turno...
Eu voto Aécio! Não voto marina!
Se não for Aécio, voto branco no segundo turno. Aliás, se o segundo turno em SP for só para presidente, Eu nem votar irei...

Reply

Sou 100% AÉCIO !!!

Já tirei muitos votos de Marina para ele!

Ontem deitei o páu em duas petralhas! Essa gente não tem moral nenhuma!



Chris 45/SP



Reply

14 de setembro de 2014 10:21

Marina mostrou mais que isso quando disse:

“Eu colocava a camisa do Lula e ia combater cada preconceito que era lançado contra ele: " Não tem experiência administrativa, não tem como governar o Brasil, é analfabeto”… Tudo o que é defeito. E a gente ia pra frente de batalha para defender…Olhe, eu nunca imaginei que eles iriam usar os mesmos preconceitos, as mesmas mentiras."

Marina diz que agora usam os mesmos preconceitos, as mesmas mentiras que falavam de Lula, mas as noticias diárias mostram que NÃO eram preconceitos, NEM mentiras. Estão aí os mensalões, petrolões, e desvios de milhões e bilhões.
E agora Marina?

Reply

Acredito que a virada virá. É natural. Ouvir alguém falar sem rumo sobe a tal nova política uma vez ou duas vá lá, mas daí a ser repeteco? Qualquer pessoa inteligente percebe que não há nada atrás dessa nova política, que não a velha política petralha.

Isso dito, no caso de um segundo turno marinado, os eleitores anti-petralhismo devem votar na sonhática, maaaaaaaasssss.... a meu ver Aécio deve se isentar de dar apoio no segundo turno.

Primeiro, porque o acordo era com Eduardo Campos. Segundo, que apoiar Marina ante o caso do avião, do comprometimento do próprio eduardo na corrupção na Petrobras, só deporá contra ele em uma futura candidatura.

Reply

queira Deus seja verdade...

Reply

Aécio tem que bater forte na duas.Na Marina principalmente, pois Dilma tem a sua clientela paga às nossas custas e esta não vai mudar agora na falsa evangélica, ele tem que bater e muito, pois comunista não tem religião.
Fora Dilma!
Fora Marina!
Petistas comunistas!

Reply

Vamos para as ruas, nós que queremos um futuro melhor para o nosso país. Vamos trabalhar na internet, confesso que nunca trabalhei tanto no Face, estou comentando em muitas páginas, mostrando quem são as duas e p valor de Aécio-45. Entrei até no Face do Beto Richa, que não tinha nenhuma alusão a Presidente e eu cheguei de Aécio 45. Estou frequentando os Faces do Estadão, da Folha, do Reinaldo, da Veja, do Mídia, e do petralha Noblat, onde rasgo o verbo. Vamos Brasil 45 - Aécio!

Reply

Aécio, dobre o bolsa família, tire metade dos votos da Dilma e vença!

O dinheiro sai da redução de 1% da SELIC!

Mostre carta assinada na TV se comprometendo, para ninguém duvidar.

Reply

Nem eu sairei de casa!

Reply

Sou Aécio 100%

Reply

Assistencialismo aqui não! Isso é coisa de comuna.

Reply

14 de setembro de 2014 14:25`´E

É assim que se fala e é assim que se faz. Somar forças, mostrar a cara, ir à luta é corpo a corpo em qualquer lugar, as pessoas não sabem o quanto a eleição é importante para o futuro das gerações.
Não esqueça de repassar os blogs:

"Coturnonoturno"
"Aluízio Amorim"
"Rodrigo Constantino"
"Reinaldo Azevedo"
"Alertatotal.net"

Ponha esses blogs também no Face, distribua em qualquer lugar e tenha sempre um santinho desses no seu bolso. As pessoas devem ler o que rola. Aqui as noticias sempre estão atuais.

AÉCIO 45

Reply

Confio no Aécio. Vamos vencer!!!

Reply

qdo vejo dilma e marina, meus neuronios ficam totalmente embaralhados!!!!!nao consigo ver nelas nenhuma semelhança com a mulher brasileira?????ou hah????

Reply

Eu acho que o Aécio tem que ataca mais a Dilma e deixar a Marina com o PT. pois enquanto ele ataca a Marina a Dilma sobe.

Reply

Nao acho que um blog feito por um ninguem tenha creditos, obrigado!

Reply

#SouMarina40!!!!

Reply

FORA PT BAND DE CORRUPTOS, POR ISSO VOTO MARINA SILVA!!

Reply