PNAD: Dilma não reduziu desigualdade.

A redução da pobreza foi, ao longo dos últimos vinte anos, não só uma conquista da sociedade brasileira, mas também resultado da estabilidade econômica e de investimentos em educação e saúde feitos desde a década de 1990. Mas os limites desses esforços começam a aparecer. Dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) de 2013, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, pelo terceiro ano consecutivo, o indicador que mede a desigualdade de renda, chamado Índice de Gini, não mostra melhora significativa. 

O índice, que é usado mundialmente, leva em conta o número de pessoas em um domicílio e a renda de cada um, e mostra uma variação de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, maior é a desigualdade. O IBGE calculou em 2013 que o Brasil marcou 0,498 no indicador que leva em conta a renda de todo os membros de cada família. Em 2012, o resultado havia ficado em 0,496, enquanto em 2011, era de 0,499. A leve oscilação não permite ao órgão concluir que houve uma piora significativa na distribuição de renda no Brasil. Contudo, ela é clara em mostrar que os efeitos da desaceleração econômica já fazem com que a barreira entre ricos e pobres pare de ceder.

Tal piora é explicada não só pelo baixo crescimento da economia, mas também pela menor oferta de vagas de trabalho, ambas mostradas pelo IBGE por meio do levantamento das Contas Nacionais, que calcula o Produto Interno Bruto (PIB), e da própria Pnad, que mede a taxa de desocupação no país. Segundo dados divulgados nesta quinta, a taxa de desemprego passou de 6,1% em 2012 para 6,5% em 2013. Percebe-se, portanto, uma situação em que a economia cresce pouco (o avanço em 2013 foi de 2,3%) e o mercado de trabalho sente o impacto. 

Diante disso, até mesmo as políticas de transferência de renda consolidadas no governo Lula mostram perda de vigor. Como seu impacto no PIB é limitado (de apenas 0,5%), tais mecanismos não são suficientes para estimular o crescimento em momentos de crise. Para 2014, a previsão é de que o PIB fique muito próximo de zero e que o mercado de trabalho avance, no mínimo, 30% menos que em 2013. Com isso, economistas esperam impacto mais significativo na medição da distribuição de renda para o ano que vem.

A Pnad aponta estagnação na desigualdade com base em duas métricas usadas para avaliar os rendimentos das famílias: renda média mensal com trabalho e renda média mensal de todas as fontes. A segunda leva em conta, além dos salários dos membros das famílias, também os ganhos com investimentos e aluguéis, por exemplo. O IBGE mostra que houve melhora significativa na desigualdade entre 2001 e 2011, mas que, desde então, nada mudou. O Instituto não fornece, nas tabelas da Pnad, série histórica anterior a 2001.

Ajuda a compor o cenário de estagnação na redução da desigualdade um estudo obtido pelo site de VEJA na terça-feira, encomendado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com base em dados consolidados das declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o levantamento mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012 e que os 5% mais ricos abocanharam 44% da renda total de 2012, ante 40% em 2006. 

Ainda que o estudo do Ipea não leve em conta os brasileiros de menor renda, especialistas ouvidos para a reportagem apontam que as classes mais abastadas permanecem, de certa forma, blindadas – sem grandes oscilações de renda – enquanto a verdadeira transferência ocorre da classe média para os mais pobres.

Homens e mulheres - A distribuição de renda do trabalho observada entre homens e mulheres também ajuda a perceber focos de desigualdade. O Índice de Gini indicou que essa distribuição foi mais desigual entre os homens (0,503) do que entre as mulheres (0,477). O maior nível de concentração da renda entre homens ocupados foi observado no Piauí (0,572), e o menor nível, no Amapá (0,432). Entre as mulheres ocupadas, o maior nível de desigualdade no rendimento foi encontrado no Maranhão (0,564), e o menor nível, em Santa Catarina (0,381). (VEJA)

23 comentários

o RA marinou mesmo...

praticamente ele não fala do Aecio e ja li uns três posts onde ele toma as dores da Osmarina...

çerrista é f.... mesmo.

Reply


Vale a pena ler.......

@CKazzan: Um amigo acaba de voltar do Chile e acaba de me enviar esse email: pic.twitter.com/UKVGzWp4lT

Reply

RENDA é o que o cidadão declara ter recebido pelo seu trabalho, conforme estabelece o Leao do Imposto de Renda.

Bolsa familia e inúmeras outras benecies
que "caem do céu" para o eleitorado do PT, não é renda, porque não é fruto de trabalho e sim de negociata espúria de compra de votos.

Falar que quem vive de bolsa família saiu da pobreza é a maior cretinize que se pode ouvir!

Nesse Brasil arrasado pelos socialistas comunistas do PT temos viciados de todo tipo: em álcool, em cigarro, em cocaína, em LSD, em bolsa família e o mais grave dos vícios em corrupção petista.

Reply

É a guerrilheira fora do segundo turno! É esta a missão, PT e Dilma fora do segundo turno!!

Reply

Parece que Marina vem forte no Datafolha. A conferir.

Reply

Coronel, eu pensava que o Reinaldo Azevedo-VEJA, era um sujeito cabeça, ledo engano, não passa de mais um alucinado. Passa o tempo todo agora elogiando a formiga desnutrida, só fala nela com carrinho e amor. Marinou de vez. Que vergonha alheia. Eu, com toda minha ignorância só admiro pessoas mais inteligentes do que eu, se for mais burro e tapado passa longe de mim por favor. Como é que pode um sujeito que se diz super informado, praticamente um intelectual, já que fala de qualquer assunto com qualquer um, e vem apoiar aquela formiga desnutrida em vez do Aécio Neves que esta a milhares de anos luz dos outros candidatos é um desproposito mesmo. Já decidi não vou mais acessar o blog dele, decepção total.

OS CARAS:

Reply

Mais um prato cheio que o Aécio só não aproveita se não quiser.

Reply

"enquanto a verdadeira transferência ocorre da classe média para os mais pobres".

Esse é socialismo/comunismo onde se nivela todos pela pobreza, menos a cúpula que está no poder.

Reply

distribuição de renda é quando o sujeito estuda, se prepara, arranja um bom emprego e progride. no Brasil, o que existe é transferência de dinheiro. tira-se do que trabalha para dar aos vagabundos via bolsa família, cargos comissionados, ongs,mst, etc...

Reply


Na TV, Aécio mostrará imagens antigas de Marina com camisa do PT. Faz bem!

Da coluna Maquiavel – Bastidores da Política, aqui na Veja.com:

A menos de vinte dias das eleições, o candidato Aécio Neves, vai reforçar sua estratégia na TV na tentativa de trazer de volta o eleitor anti-PT que migrou para Marina desde a morte de Eduardo Campos,por enxergar nela uma possibilidade mais concreta de derrotar Dilma. Diante da baixa audiência do horário eleitoral gratuito, a campanha tucana vai reforçar as inserções diárias na programação das TVs: ao invés de dois programas de trinta segundos, fará quatro de quinze segundos. Além de se posicionar como o único capaz de derrotar o PT, Aécio insistirá na tática de associar Marina ao PT. Em uma das inserções, os tucanos colocarão imagens antigas da ex-senadora vestindo uma camiseta estampada com a tradicional estrela do partido. A avaliação da campanha de Aécio é que a fragilidade com que Marina tem reagido aos ataques petistas já contribuiu para trazer parte de seu eleitorado de volta – o tucano cresceu quatro pontos porcentuais em levantamento Ibope divulgado na terça-feira. (Bela Megale e Bruna Fasano, de São Paulo

Reply

Os cumunistoides de merda perceberam que não vão conseguir tirar o PSDB do poder em São Paulo, resolveram aterrorizar a cidade. Desde terça feira eles promovem baderna e quebra-quebra e entram em confronto com a PM para tentar jogar o povo contra o governo. Pau neles e que a Justiça não comprometida mantenha os que forem presos, na cadeia.

Reply

dilma reduziu o pib, o emprego, a economia,....; ``culpa da crise internacional``(e tem jornalista que fez essa pergunta ao aecio(RECORD); mas a economia nao e' reflexo da crise internacional?
Ou e' ma' fe' ou esses(as) jornalistas acreditam em tudo que os petralha falam; e' de doer!

Reply

Cel,

Não seria "desigualdade parou de diminuir?" Corrija.

Reply

CORONEL

O país está no fundo do poço , sob qualquer aspecto. Do ponto de vista ético não sobrará nenhum princípio de pé.
Nosso ilustre PGR encaminha parecer favorável à soltura do Delúbio Soares.Um a um estão sendo libertados.Estamos em pleno exercício da depravação.Entendo o min.Joaquim Barbosa.

Reply

Concordo com o anônimo das 17:47. Hoje, é o bairro da Lapa que está um inferno. Um policial, da operação delegada, foi recolher artigos que um marreteiro ilegal e os amigos revoltados tentaram tirar o colete e a arma do policial. A arma disparou atingindo o marreteiro e em seguida o policial. Resultado: ônibus depredado, vários focos de incêndio, portas de comércio amassadas e confusão. Isto tudo começou as 16 horas e até agora (19:00) estou ouvindo helicópteros. Fora PT!

Reply

Ouço diariamente o RA em uma rádio de São Paulo mas 18 hs e ele só falta falar para todos votarem no Aécio Neves. Como bem disse 'Os Caras' para entender o RA é preciso ser inteligente, quem acha que ele Marinou deve continuar a ler Gibi.

Reply

Aécio vai ganhar esta eleição, podem acreditar, mas como boa mineira, vamos à luta!
Não podemos deitar em berço esplêndido agora, o negócio é crescer e crescer, e chegarmos ao 2ºturno, onde Aécio irá medir forças com Dilma!

Vamos trabalhar pró Aécio se queremos mudar o nosso país!
Todos votamos 45 - Aécio - Presidente

Reply

RA não Marinou,é uma pessoa das mais informadas do País e sabe que Marina é PT com baixos teores..Jamais jogaria seu "patrimônio"junto ao seu público apostando em uma canoa furada dessas!!!muito pelo contrário,com suas matérias,já conseguiu muito voto para Aécio...

Reply

Para anônimo das 16:44h e o das 15:29, dia 18-9:

Não penso que o RA marinou. Até porque ele já declarou que anulará o voto no 2º turno, no caso de dar Dilma x Marina. No 1º, ele é Aécio, claro. O que ocorre, é que ele aponta o que considera errado, seja da parte de quem for. No caso, andou apontando diabrites da Dilma contra a Marina.

Creio que para ele, tal como para mim, Dilma e Marina são faces de uma mesma moeda. Ele já assinalou o caráter autoritário da Marina, sua falta de sustentação, suas contradições etc.

É verdade que a ausência de comentários rotineiros em desfavor também da candidatura da Marina, da parte do RA, nos deixa inseguros. Precisamos dele, como do Coronel, do Aluízio Amorim, dentre outros valentes, para prosseguir lutando contra esses petralhas (o que inclui a Marina). Mas, relembrando: ele já expos sua convicções de modo a não restar qualquer dúvida sobre elas. Ao contrário do Setti, do Rodrigo Constantino, que pensam ser válido votar na Marina contra a Dilma, essa não me parecer ser a posição do RA. Aliás, ele disse que somente votaria na Marina se ela se posicionasse claramente contra o Foro de São Paulo.

Reply

Gente o RA, jamais vai "osmarinar", porque ele não suporta petralha e ela é uma petralha bem comunista.

Fora Marina!

Reply

CORONEL

Os celerados petistas estão dispostos a infernizar a cidade de S.Paulo nesta reta final.Segundo informações multiplicam-se as invasões de prédios por movimentos organizados e declarada disposição de "desobedecer ordens judiciais".O que esses depravados estão pregando é desobediência civil.São mais de 3000 famílias abrigadas nessas ocupações.
Querem a qualquer custo atingir o governador pelo flanco da segurança.

FORA DEPRAVADOS !

Reply

Anônimo 20:24

Acertou na mosca!

Leio RA todos os dias e nunca o vi "marinar".



Chris 45/SP

Reply

RA marinou, sim...

só reinaldista fanático ainda não viu isso...

é só comparar o comportamento do blog dele quando o candidato era o Çerra com o de agora, cujo candidato é Aecio...

ele so esta acanhado de deixar seu marinismo atual de maneira mais explicita...

o Constantino, por exemplo, já marinou mais do que muitos marinistas...

Reply