"O pior está por vir", adverte Aécio.

(Globo) Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que a economia brasileira encolheu 1,9% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre do ano, parlamentares da oposição criticaram o governo . O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a queda do PIB traduz o "desastre econômico" que ocorre no país. Aécio diz ainda que "o pior está por vir" e ironiza declaração da presidente Dilma Rousseff de que subestimou a crise. 

"Quem fingiu não saber da crise, hoje finge que governa", diz Aécio, por meio de nota. O senador acusou o governo de dificultar o acesso dos brasileiros a programas sociais nesse momento de recessão. "A queda de 1,9% do PIB no segundo trimestre traduz o desastre econômico em curso no Brasil: o país cresce menos que quase todos os países do mundo, tem uma das mais altas taxas de inflação entre as economias minimamente organizadas e pratica as maiores taxas de juros do planeta", diz Aécio.

E acrescenta: "Lamentavelmente, o pior ainda está por vir. O olhar equivocado da presidente, apontando uma “travessia”, infelizmente, não enxerga e reconhece o deserto de oportunidades, de perspectivas e de esperança".

Para o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), o resultado é preocupante, principalmente pela agropecuária, que demonstrava vigor mesmo com a crise econômica, mas já apresenta retração de 2,7% quando comparada ao trimestre anterior.

"Dilma conseguiu derrubar até a agropecuária conforme havíamos alertado. O cenário é de terra arrasada para esse e para o próximo ano. Indústria, investimentos, consumo das famílias, tudo ladeira abaixo. E advinha o que subiu? O consumo do governo. Os avanços dos últimos anos na economia estão seriamente comprometidos e esse governo não tem condições nem capacidade de mudar esse cenário.", avaliou Caiado, também em nota.

O democrata comparou a situação brasileira com a década de 80, quanto o país amargou um dos piores momentos para a economia nacional. "Os jovens não sabem, mas isso lembra o cenário devastador dos anos 1980. Inclusive com o governo culpando a 'crise mundial'. É um discurso que não cola quando os Estados Unidos começa a crescer ao ritmo de 3,7%. A sociedade como um todo precisa entender que com Dilma e o PT no governo, a situação só vai piorar. Vamos esperar mais três anos?", questionou. 

INCOMPETÊNCIA
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou que o os dados só confirmam o que os brasileiros já vinham sentindo na pele. Para o líder tucano, são o atestado de incompetência do governo Dilma.

“A recessão técnica é apenas a constatação de uma realidade que os brasileiros enfrentam há muito tempo, com redução em suas rendas e perda de seus empregos. E a única reação da presidente Dilma é dizer que não sabia da gravidade da crise e tentar arrancar cada vez mais dinheiro da sociedade. É um governo falido, que em vez de tirar o país da crise, a agrava cada vez mais com sua inoperância e incompetência. É como se o país fosse uma aeronave no meio de uma tempestade, sem rota definida e sem comandante. Os brasileiros não merecem isso”, disse Sampaio, segundo nota divulgada por sua assessoria.

O tucano também criticou a ideia de recriar a CPMF: “É inadmissível que, numa crise sem precedentes como esta, o governo tente achacar os brasileiros forçando a cobrança de mais um imposto. Por outro lado, não há nenhuma medida efetiva para o corte de despesas do governo. Apenas anúncios imprecisos e que, considerando o vício desse governo em mentir, é preciso ver para crer se sairão do papel. A verdade é que a única preocupação da presidente Dilma, de Lula e do PT é a manutenção deles no poder. Não estão nem um pouco preocupados com o sofrimento dos brasileiros ou com o futuro do país”. 

PETISTA DIZ QUE É PREOCUPANTE
Ao comentar a queda do PIB, o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que a economia encolheu mais rapidamente do que o esperado. _ Essa queda é preocupante. A economia freou rápido demais. É uma frenagem exagerada da economia. Uma desaceleração preocupante — disse Delcídio.O senador disse ainda que há resistências no Congresso à aprovação de uma nova CPMF. — As chances de aprovação no Senado são remotas. Em 2007, havia muito mais condições, os governadores eram a favor, mas ela foi derrubada — disse Delcídio.

2 comentários

Enquanto discutem, o Brasil já está com recessão brava.

Reply

29 de agosto de 2015 09:59

E Cuba e bobando, com nosso dinheiro...

"BOA PARTE DO DINHEIRO QUE FALTA AGORA NOS COFRES PÚBLICOS DO BRASIL ESTÁ EM CUBA GRAÇAS À AÇÃO NEFASTA DE LULA"

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/08/boa-parte-do-dinheiro-que-falta-agora.html


Dê uma olhada nisso senador Aécio. Tem coisa pior que usar NOSSO suado dinheiro para promover ditaturas?

Reply