Extraditem o mentiroso!

De uma hora para outra, Olivério Medina, o homem das FARC no Brasil, que teve todo o apoio político do governo Lula para ser transformado em refugiado político, além de ter a esposa empregada dentro do Palácio do Planalto, passou a ser um mentiroso. "Nunca houve qualquer forma de contato direto ou indireto do ministro Celso Amorim com qualquer membro ou representante das Farc", afirma a assessoria de imprensa do Itamaraty. "Não há nenhuma cooperação do governo brasileiro com as Farc, nenhuma. Basta ler os documentos para ter isso claro", rebate Marco Aurélio Garcia, assessor plenipotenciário de Lula. É o governo Lula negando com veemência a sua ligação com as FARC, enquanto e-mails contundentes do seu protegido, auditados pela Interpol e entregues oficialmente por um governo amigo, denunciam vínculos profundos de autoridades com um membro importante da narcoguerrilha. É a palavra de Olivério Medina contra a palavra do Governo Lula. É a palavra escrita e gravada, auditada pela Interpol, contra a negativa desencontrada e desafinada de um governo afundado em suspeitas de colaborar com uma guerrilha assassina. Se os vínculos com as FARC não existem e tudo isto é mentira, é simples: por que não extraditam Olivério Medina, cassando-lhe a condição de "refugiado político" e entregando o terrorista mentiroso e safado ao Governo Álvaro Uribe? Vamos lá, Presidente Lula. Vamos lá, Tarso Genro. Vamos lá, petistas. Expulsem este mentiroso, em vez de continuar protegendo-o e tentando enganar o povo brasileiro. Querem salvar o governo desta acusação? Expulsem Olivério Medina!
.................................................................
Um comentarista anônimo pergunta se pode reproduzir o texto acima, citando a fonte. Tudo o que é escrito neste blog é de livre uso de qualquer um. Que fonte? O Coronel não existe, é apenas uma lenda urbana.

Julgue os torturadores do seu lado, ministro.

"A tortura psicológica prejudica tanto quanto a tortura física."
A manipulação psicológica, a humilhação, a privação sensorial e as posturas forçadas causam tanto dano, estresse e angústias como a tortura física, segundo um estudo publicado pela revista "Archives of General Psychiatry".A revista, que faz parte das publicações da Associação Médica dos Estados Unidos, informa que o estudo - dirigido por Metin Basoglu, do Kings' College na Universidade de Londres - entrevistou 279 sobreviventes de torturas procedentes de Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), Banja Luka (República Srpska), Rijeka (Croácia), e Belgrado (Sérvia) entre 2000 e 2002. Desta forma, os seqüestros promovidos pelos guerrilheiros brasileiros não devem de ser considerados atos políticos, mas atos de tortura psicológica e, no raciocínio do ministro da Justiça, Tarso Genro, passam a ser crimes comuns. Comece por prender os seus companheiros, ministro, pois se é para punir um lado, que o outro lado também seja punido. Anistia para todos ou para ninguém. Leia aqui.

Quem é ele para pedir punição?

"En el segundo, fechado el 25 de septiembre de 2006, 'Oliverio Medina' le cuenta a 'Reyes': "No le he dicho que hace algunos días 'Lula' llamó al ministro Pablo Vanucchi (ministro de la Secretaría Nacional de DD.HH.), indicándole que telefoneara al abogado Ulises Riedel y lo felicitara por el éxito jurídico en su brillante defensa a favor de mi refugio".

O trecho acima é de um dos e-mails de Oliverio Medina, enviado a Raul Reyes, publicados pela revista Cambio. Com que moral o senhor Paulo Vanucchi está pregando, hoje nos jornais, a punição de militares que participaram da verdadeira guerra travada no Brasil, de 1964 até os idos dos anos 80, se participou de uma rede oficial de proteção aos narcoterroristas das FARC, que mataram centenas de civis a sangue frio, seqüestrando, torturando e executando? Que caráter tem este senhor, que ajuda a proteger o porta-voz de uma organização assassina, para pedir a punição de alguém? Os soldados das FARC são melhores, para ele, que os soldados do Exército Brasileiro? A guerra deles é melhor do que a nossa?

Ligações FARC-governo Lula: missão cumprida.

Graças aos comentaristas atentos, o Coturno Noturno repercutiu em primeira mão a reportagem da revista colombiana Cambio. As denúncias explosivas do relacionamento estreito entre a narcoguerrilha das FARC e altos escalões do Governo Lula já chegaram à grande imprensa e aos grandes blogs. Leia aqui. E no Reinaldo Azevedo 1, 2, 3, 4. E mais esta. Aqui no Noblat. Missão cumprida. Aliás, Reinaldo Azevedo está trazendo de volta coisas do arco da velha sobre o tema. Da velha podridão petista.

O embaixador das FARC no governo Lula.

Leia este artigo de Diogo Mainardi. Cruze o artigo com a reportagem da revista Cambio. Você acha que esta denúncia é "irrelevante", como afirmou o assessor para assuntos internacionais do Lula, Marco Aurélio Garcia? Irrelevante para quem?

Os contatos das FARC no governo Lula.

Diz a revista:

CAMBIO conoció 85 correos electrónicos que, entre febrero de 1999 y febrero de 2008, circularon entre 'Tirofijo', 'Raúl Reyes', 'el Mono Jojoy', 'Oliverio Medina' -delegado de las Farc en Brasil- y dos hombres identificados como 'Hermes' y 'José Luis'.

A juzgar por el contenido de los mensajes, la presencia de las Farc en Brasil llegó hasta las más altas esferas del gobierno de Lula, el Partido de los Trabajadores, PT -el partido del Presidente-, la dirigencia política y la administración de Justicia. En ellos son mencionados cinco ministros, un procurador general, un asesor especial del Presidente, un viceministro, cinco diputados, un concejal y un juez superior.

El personaje central de los correos es 'Oliverio Medina', también conocido como 'El Cura Camilo', un sacerdote que ingresó a las Farc en 1983 y quien en su rápido ascenso llegó a ser secretario de 'Tirofijo'. Llegó a Brasil como delegado especial de las Farc en 1997 y estuvo en Colombia durante el proceso del Caguán, en el que hizo de jefe de prensa del grupo.

LOS CONTACTOS DE LAS FARC

La expansión de las Farc en América Latina no solo incluyó a funcionarios de los gobiernos de Venezuela y Ecuador, sino que también comprometió a destacados dirigentes, políticos y altos miembros del Partido de los Trabajadores, al que pertenece el presidente Luis Inácio 'Lula' Da Silva. Además el grupo guerrillero mantuvo contactos con procuradores y jueces de Brasil.

- José Dirceu, ministro de la Presidencia.

- Roberto Amaral, ex ministro de Ciencia.
- Erika Kokay, diputada.
- Gilberto Carvalho, jefe de Gabinete.
- Celso Amorín, canciller.
- Marco A. García, asesor Asuntos Internacionales.
- Perly Cipriano, subsecretario Promoción DD.HH.
- Paulo Vanucci, ministro Secretaría de DD.HH.
- Selvino Heck, asesor presidencial.

As FARC no coração do governo Lula.

Uma longa reportagem de capa da revista Cambio mostra os vínculos profundos do governo Lula com as FARC, através de Oliverio Medina, cuja esposa trabalha no desde ontem Ministério da Pesca. Marco Aurélio Garcia afirmou, dias atrás, que as informações recebidas do governo colombiano eram "irrelevantes". O representante das FARC no Brasil ter a sua esposa como funcionária do Palácio do Planalto, privando de contatos com o próprio presidente, segundo informações da matéria, é "irrelevante"?

Fracasso do multilateralismo.

O fracasso das negociações da Rodada de Doha é o último prego no caixão da estratégia de multilateralismo do governo Lula. O Brasil, na era petista, dobrou as suas vendas ao exterior, sem que o governo assinasse um único acordo comercial que auxiliasse os empresários. O que comprova que os méritos são todos do empresariado brasileiro, que mesmo pagando uma das cargas tributárias mais altas do mundo, conseguiu duplicar os seus negócios, embalado pelo excelente conjuntura internacional. Da inatingível cadeirinha almejada por Lula no Conselho de Segurança da ONU até o reconhecimento da China como uma economia de mercado, passando pela paralisia do Mercosul e pelo fracasso de Doha, o que sobra da diplomacia petralha são as dezenas de viagens do Lula, nas quais sempre cafetinou o empresariado nacional exportador para gerar dividendos políticos aqui dentro. É hora de dar um basta na politicagem. É a posição de especialistas, como o ex-embaixador brasileiro em Washington, Rubens Barbosa. Leia aqui.

Sai a base, entra a IV Frota.

É muito amadorismo. O Equador notificou hoje que o convênio que permitia à Força Áerea norte-americana usar a Base Aérea de Manta, para agir no combate ao narcotráfico usando aviões equipados com alta tecnologia para detectar o transporte de carregamentos, está encerrado. Até agosto de 2009, a base deve estar desocupada, sendo que os 300 militares que atuam no local deverão sair do país até novembro do próximo ano. Pelo pequeno efetivo presente na base e pelo tipo de equipamento ali existente é nítido que não há qualquer ameaça à soberania do Equador. No problem, baby. O que era feito do chão, será feito do mar, pela IV Frota. Com o apoio logístico da Colômbia, Peru, Chile, mais Uruguai e Paraguai, que se abstiveram de condenar a reativação da frota, em recente votação no Parlamento do Mercosul. O Brasil, liderado por Aloísio Mercadante e pelo "Doutor"Rosinha, ambos do PT, lideraram o voto contrário.

Livre como uma borboleta.

Trajando uma camiseta com a palavra "wasted", o ex-sargento gay Fernando falou ao Jornal da Globo em nome do seu companheiro, o outro sargento gay Laci, que trajava uma camiseta com a palavra "competitor" e que foi libertado hoje, por habeas corpus concedido pelo STF.

Este é Serra.

José Serra (PSDB) disse, hoje, que Dilma Rousseff é uma pessoa "preparada" para concorrer à Presidência da República em 2010. Depois de encontrar-se com Lula no Palácio do Planalto, Serra afirmou que tem mantido uma relação "cordial e profícua" com a mãe do PAC e do Dossiê contra FHC. "Eu considero a ministra Dilma uma pessoa preparada, mas se eu não quero falar de campanha eleitoral, imagine sobre 2010. Com ela [Dilma] eu tenho tido uma relação muito cordial e administrativamente muito profícua. Aliás, a gente tem um bom entendimento administrativo entre o governo de São Paulo e o governo federal", afirmou o governador. Serra também falou que não vai participar da campanha eleitoral municipal, em São Paulo. Para não apoiar Geraldo Alckmin, seu colega de partido, José Serra é capaz de se aliar até com a sua pior inimiga em 2010. Este é Serra, absolutamente inconfiável.

Marqueteiro de Lula testa Dilma.

O publicitário João Santana, que reelegeu Lula, convenceu o presidente a deixar que ele possa testar a força de Dilma Rousseff nas eleições municipais. Como marqueteiro das candidatas do PT em São Paulo e em Curitiba(ali a candidata petista é a mulher do ministro Paulo Bernardo), Santana foi autorizado por Lula a também usar a mãe do PAC na campanha a prefeito destas duas cidade, além de Porto Alegre, como um teste de popularidade. É que além de consultor do Planalto, ele tem ajudado a chefe da Casa Civil a adquirir jogo de cintura política para a campanha de 2010. Mais: já fez várias pesquisas sobre os pontos fortes e fracos da mãe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem trabalhado para torná-la mais sorridente e simpática. Leia mais aqui.

Teatrinho tucano.

O maior responsável pelo fracasso da CPMI dos Cartões Corporativos, deputado Carlos Sampaio(PSDB-SP), que bateu pé por uma comissão mista para depois participar ativamente da pizza final, ingressou com representação na Polícia Federal e no MPDF (Ministério Público do Distrito Federal) com pedido de investigação do chefe-de-gabinete do Lula, Gilberto Carvalho. Sampaio pede que o órgão conceda liminar para afastar Carvalho imediatamente do cargo --depois que o chefe-de-gabinete divulgou nota oficial na qual considerou "normal" conversar com o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o banqueiro Daniel Dantas, seu cliente. Quem não conhece, até compra.

Sociedade civil pede voto facultativo.

Uma sugestão feita pela sociedade civil foi transformada em proposição legislativa e começou a tramitar no Senado. Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/08, que altera o artigo 14 da Constituição federal a fim de tornar o voto facultativo no processo eleitoral brasileiro. A matéria, que aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), foi apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a partir de proposta encaminhada em 2005 pela Associação Comunitária de Chonin de Cima, sediada em Governador Valadares (MG). A sugestão foi aprovada em reunião da CDH em 5 de junho deste ano, com o voto favorável do relator da matéria, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). No dia 20 do mesmo mês, a proposta foi apresentada à comissão em forma de PEC, tendo início a sua tramitação no Legislativo.

I don't cry.


Gilberto Gil está saindo do Ministério da Cultura. Zeca Pagodinho teria feito melhor. O vídeo é uma, uma, uma, uma, uma, uma boa dica enviada por Esperança.

Divirtam-se.

O tema das urnas eletrônicas pegou fogo no Blog, com este post com mais de 100 comentários. Justamente quando estamos fora da base. Estamos postando um link achado por acaso e que possui um vasto material a respeito do tema. Não tivemos tempo de analisar com mais profundidade, mas parece bem completo. Uma das sugestões colocadas em um das dezenas de artigos, monografias, teses e pareceres publicados é que a urna eletrônica, antes do "confirma", emita um comprovante em papel que, conferido pelo eleitor, é destacado e depositado em uma urna convencional. Só depois disso, o eleitor "confirma"o voto eletrônico. Posteriormente, como auditoria, é feita a contagem de algo em torno de 3% dos votos, aleatoriamente, para confrontar os resultados da urna eletrônica com a urna convencional. É a auditoria que falta no sistema, sugere o autor. Gostaram? Cliquem aqui, oxigenem as idéias, pois o debate continua. Quem sabe daqui não sai uma petition online para sugerir mudanças?

Outra campanha.

Já que não pode subir em palanque de candidato a prefeito, Lula escolheu outra forma de fazer campanha: antecipando a campanha presidencial. Em todos os lugares que vai, está apresentando Dilma Rousseff como a sua candidata e, ontem, num agenda junto a recém-alfabetizados, apresentou a chefona da Casa Civil a cada um dos alunos que subiam ao palco para receber os seus diplomas. Ele tem uma capacidade admirável de andar no fio da navalha, no limite da legalidade. Com o foco totalmente voltado para as eleições municipais, a oposição e as autoridades eleitorais vão deixar Lula nadar de braçada.

Peixe graúdo.

Altemir Gregolin, aquele secretário que pagava churrascos para os amigos com o cartão corporativo, que emprega a esposa do representante das FARC no Brasil e que foi flagrado num vídeo fazendo propaganda para o Lula, está sendo premiado: a sua pequena secretaria está virando o Ministério da Pesca. O primeiro impacto da mudança será na quantidade de funcionários efetivos e cargos de confiança que , de imediato, passa de 200 funcionários para 400 servidores.Mas vem aí um trem de cargos com funções gratificadas. É que o presidente Lula deixou claro que o novo ministério "pode ter superintendências em cada Estado" - esses cargos são sempre indicações políticas atreladas à base aliada do governo. O Orçamento anual também vai dobrar: dos atuais R$ 250 milhões para R$ 500 milhões. Leia mais aqui.

Líder do Lula pode ser preso.

Jucá, Mercadante o chefe: Lula.

O líder do Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por crime contra o sistema financeiro. A denúncia tramitava em segredo de Justiça e o procurador acusava Jucá de obter de forma fraudulenta, em 1996, empréstimo de R$ 3,152 milhões do Banco da Amazônia (Basa) para a empresa Frangonorte, da qual foi sócio. Jucá teria usado imóveis inexistentes como garantia e desviado parte do dinheiro para cobrir despesas não previstas no contrato. A Frangonorte acabou falindo e o Ministério Público alega que o negócio trouxe danos aos cofres públicos. Com as irregularidades, Jucá teria infringido os artigos 19 e 20 da Lei 7.492, de 1986. A pena para cada uma das irregularidades varia de 2 a 6 anos de prisão e pagamento de multa.

Vai trabalhar, vagabundo.

Se você quiser sair do seu emprego público, onde é pago pelos impostos de todos os brasileiros, para fazer campanha política, possivelmente vai ser repreendido e punido. Não é o caso do funcionário público Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que matou o serviço, no dia de ontem, para fazer um seminário em apoio à candidatura de Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo. O ministro fez questão de dizer: olha, a passagem está sendo paga pelo PT e estou aqui como militante. Para ser mais preciso, o ministro que matou o trabalho, disse: "Pretendo nesta campanha exercer minha cidadania partidária porque sou um militante histórico do PT." A missão do ministério do Ananias é nobre: "promover o desenvolvimento social e combater a fome visando a inclusão e a promoção da cidadania, garantindo a segurança alimentar e nutricional, uma renda mínima de cidadania e assistência integral às famílias." É para isso que pagamos o ministro, com um régio salário, mais verba de representação e cartão corporativo. Não é para que venha a São Paulo fazer politicagem com dinheiro público numa terça-feira à tarde. A única coisa que um brasileiro revoltado pode dizer é: vai trabalhar, vagabundo!

Telhado de vidro.

Aí está. Gilberto Kassab (DEM-SP), na lista suja, junto com Marta Suplicy e Paulo Maluf. Sujou, hein Kassab?

Comente.

Um aviso para vocês: o post das "Urnas Eletrônicas", logo abaixo, está bombando. No bom sentido. Volto mais tarde.

Mamona assassina...de reputações.

Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) descartou a produção do que seria um carro-chefe do programa de biodiesel brasileiro: o combustível feito só com a mamona. De acordo com a conclusão da ANP, o biodiesel produzido apenas com mamona é viscoso demais, o que impede seu uso nos motores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontava a mamona como um dos destaques do programa de biodiesel. Posou para fotos colhendo o vegetal e disse que o plantio da oleaginosa seria uma ótima escolha para os agricultores do semi-árido nordestino. A mamona, contudo, é a única oleaginosa que não cumpre todas as exigências técnicas da ANP. É a mamona assassina de reputações.

Blog fora da base.

O Blog estará fora da base nos próximos três dias, mas não fora do ar. A freqüência na liberação dos comentários e na postagem será menor. Voltamos a ser mais noturnos. Nos últimos dias, entraram aqui alguns temas mais polêmicos: voto nulo, urnas eletrônicas, desregulamentação da profissão de jornalista, Obama or not Obama. Assuntos que continuam rendendo. Estamos testando a capacidade dos nossos comentaristas conviverem com idéias diferentes das suas. Isto é a essência de tudo. Já volto.

Profissão: jornalista.

O assunto foi debatido aqui nos últimos dias. Hoje, sai matéria na Folha:

O governo irá retomar as discussões sobre a regulamentação da profissão de jornalista. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) criou, na última sexta-feira, um grupo de estudos para propor alterações na legislação atual, de 1969. Um dos pontos mais polêmicos é a obrigatoriedade ou não do diploma.A portaria para a criação do grupo de estudos, publicada no "Diário Oficial" da União de sexta, define prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos. Participarão do grupo representantes de empregados, empresários e governo. O resultado será enviado ao Congresso em forma de projeto de lei.Será a segunda tentativa do governo de alterar a legislação. Em 2006, o presidente Lula vetou projeto que criava o Conselho Federal de Jornalismo diante das críticas de que a proposta cercearia o trabalho da imprensa. A retomada da discussão ocorre no momento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) sinaliza votar ação que trata sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista.Lupi recebeu representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) antes de criar o grupo. A entidade quer antecipar a discussão que deve ser travada no STF. "Os fatos estão relacionados", disse Sérgio Murillo, presidente da entidade.O relator no STF é o ministro Gilmar Mendes, presidente do tribunal. Ele já concedeu liminar autorizando profissionais que trabalham na área a se registrar sem possuir o diploma, o que desagrada a Fenaj.Lupi disse, por meio da assessoria, que apenas seguiu orientação do governo, que se comprometeu, em 2006, a retomar a discussão. "A criação é o primeiro passo para colocar em uma mesa de debate representantes de todas as esferas para chegarmos a uma solução que seja boa para o trabalhador."O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), autor da ação que levou o STF a congelar parte da Lei de Imprensa, disse esperar que a discussão seja em torno da profissão, "não envolvendo controle de conteúdo ou intervenção nas empresas".O grupo de estudos também deve discutir uma atualização da lei de 1969. "Quase metade da categoria trabalha hoje em assessoria de imprensa, que não existe na lei", disse Murillo.

Maluf pode usar Lula no "santinho".

Lula acaba de autorizar que todos os partidos aliados usem a sua imagem das eleições municipais, sob protestos do PT, que exigia exclusividade. Isso é fruto de uma dúvida mal resolvida entre os petralhas: Lula fez o PT ou o PT fez o Lula? A decisão contraria os interesses dos "trabalhadores", que chegaram até mesmo a recorrer à Justiça, na Bahia, para exigir exclusividade na utilização de fotos do presidente em outdoors. "Presidente, o PT quer privatizar a sua imagem!", ironizou o ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B). "Privatizar não, quer estatizar", retrucou Lula. "Mas eu não vou deixar." Desta forma, não se surpreendam se até o Paulo Maluf aparecer agarradinho no Lula, para desespero da Marta.

Praguinha de Coronel.

Ontem à noite.

Hoje à noite.

Ontem, este Blog denunciava que o PT estava incentivando um crime eleitoral: a propaganda boca-de-urna. Hoje, no site do PT, o nome da peça já foi corrigido. Deixou de ser "praguinha boca-de-urna" e virou só "praguinha". Com isso, teremos eleições municipais mais limpas em 2008. E podem rogar praga para o Coronel. Não pega.

Vergonha na cara.

O depoimento aí de cima foi dado em outubro de 2002, pelo sujeitinho da foto, em apoio à eleição de Lula. Hoje, o mesmo sujeitinho, sem que um só general se manifestasse, criticou de forma desrespeitosa e ofensiva o Exército brasileiro e o decreto que permite a presença militar em áreas indígenas. Afirmou o petista, que é consulto jurídico do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, da Igreja Católica: "A Constituição diz que só índios podem ocupar terras indígenas, a não ser que o Congresso aprove uma legislação especial -- o que não fez". De acordo com ele, há um histórico de problemas com os militares nas terras indígenas, o que inclui manobras repentinas, estupros e conflitos culturais. "Se o Exército não é capaz de operar no Rio de Janeiro, imagine o que vai fazer numa reserva indígena", disse ele, referindo-se à suspeita de que militares entregaram três jovens a traficantes de um morro rival em julho. Com tantos casos de pedofilia na Igreja Católica, bem que os bispos e padres do CIMI poderiam orientar o seu advogado a ter mais cuidado com a língua. Quanto ao Exército, percamos a esperança: parece que não tem um só general com vergonha na cara para defender a instituição de tamanha ofensa.

Urnas eletrônicas.

Sou presidente de mesa eleitoral há muitas eleições. Desde 1996, quando iniciou a era das urnas eletrônicas, saudadas como o fim de todas as fraudes. Confesso para vocês que em todos estes anos cardosistas ou lulistas nunca tive um só caso de voto que não fosse o voto legítimo do eleitor. Nunca apareceu na urna eletrônica um candidato trocado, um número errado, uma opção de nulo ou branco que tenha virado voto válido. Para quem não sabe, a urna eletrônica é fiscalizada na frente dos fiscais de partido, antes do início das votações. É impressa a zerésima, um relatório que comprova a inexistência de qualquer voto computado nos sistemas antes do início da votação. A partir do início da votação, você verifica o título, o eleitor entra e vota, recebendo, na volta, o seu comprovante. Ao final da votação, também na presença dos fiscais de partido, é impresso o BU, Boletim de Urna, em várias vias, algumas entregues aos fiscais, outras, junto com o disquete, colocadas em envelope lacrado, que é levado imediatamente à central de apuração. Antes disso, faz-se a contagem dos eleitores presentes e dos que não compareceram, fechando e confirmando a totalização. Assina presidente, secretário, mesário e quem estiver por perto, inclusive os fiscais dos partidos. E é assim que acontece no Brasil inteiro. O cômputo dos votos é feito "eletronicamente", usando-se os disquetes. Mas as vias em papel permitem, a qualquer partido pedir, imediatamente, a recontagem dos votos. Lula não pediu quando perdeu para FHC em 1998. Serra não pediu quando perdeu para Lula em 2002. Alckmin não contestou os números em 2006, mesmo tendo feito menos votos do que no primeiro turno. Nunca na história deste país nenhum partido pediu recontagem, em pleito municipal ou em pleito nacional por problemas com as urnas eletrônicas. E isto seria facílimo: bastaria juntar alguns relatórios dos seus fiscais e confrontar com os dados publicados pelo TSE. Se não fechasse, fraude. Por fim, nenhum eleitor nunca pediu um cupom eleitoral, que comprovasse que o voto dado foi efetivamente computado. Fico imaginando, numa favela do Rio de Janeiro, um traficante exigindo o comprovante de cada eleitor. Aí sim, teríamos o cabresto eletrônico. Com pena de morte. Portanto, senhores e senhoras, gostaria que fossem relatadas, aqui, experiências pessoais que comprovem fraudes. Repercutir teorias da conspiração faz com que gente perca totalmente a credibilidade, parecendo um bando de malucos que vê as forças do mal agindo em todo o lugar. Eu gosto de discutir por um único motivo: para ter a chance de mudar de idéia e não para impor as minhas.

Resultado da enquete.

A enquete perguntou: "Como você vai votar nas eleições municipais?". Eis os resultados:
  • 55% vai votar válido
  • 1% vai votar em branco
  • 28% vai anular o voto
  • 5% vai votar em trânsito
  • 8% não vai comparecer

Este Blog possui um leitor na faixa dos cinqüenta, predominantemente do setor de serviços, com nível superior. Arriscaria dizer que os seus leitores, por alguns indicadores, compõem a classe A e B do país e, sem dúvida alguma, são 95% de oposição. Obter somente 55% de votos válidos neste segmento do povo brasileiro é contribuir para a continuidade do que aí está. Gostei da sugestão do Homem Americano, do voto no "candidato virgem". É bem melhor que votar nulo. O debate está aberto.

..................................................................................

Nas eleições presidenciais de 2006 , os votos válidos alcançaram 76%, algo em torno de 96 milhões de votos. Se o comportamento do eleitor brasileiro fosse igual ao do leitor deste Blog, haveria apenas 55% de votos válidos. Teriam sido 27 milhões de votos nulos, em vez dos quase 5 milhões constatados naquela eleição. Com certeza, Lula teria vencido no primeiro turno, legitimando tudo o que ocorreu no seu primeiro governo.

Não deixem de ler.

Homem Americano, leitor deste Blog, comenta sobre o voto nulo, em post abaixo. Não deixem de ler. Aqui vai um trecho:

"Por toda a parte se ouve declarações de desinformados (e de petistas, os maiores interessados em que o eleitor consciente vote nulo) sobre a melhor maneira de limpar de vez as casas legislativas. Defendo a idéia de votar no primeiro “candidato virgem" da lista dos que nos forem apresentados. "Candidato Virgem" é aquele candidato que nunca teve mandato eletivo. Aquele que nunca esteve sequer visitando o Congresso Nacional (estaria prostituído pelo convívio com os cretinos). Isto seria a glória. Seria a mais veemente resposta que poderíamos dar aos profissionais das falcatruas."

Nova estatal.

O país nem sabe direito como vai explorar o petróleo supostamente existente no pré-sal e já há fontes governamentais falando em fundar uma nova estatal, que cuidaria exclusivamente da negociação dos contratos de exploração, mudando assim, a atual política de pagamento de royalties. No fundo, lá no fundo, o que está em debate é a partilha de uma riqueza que não se sabe o tamanho. Já o tamanho da nova estatal, pela voracidade dos "companheiros", é fácil imaginar.

Chutando o balde.

O delegado Protógenez Queiroz chuta o balde no seu dossiê de 16 páginas, enviado à Procuradoria da República, onde relata pressões, ofensas e tráfico de influência na Operação Satiagraha. Apesar do curso intensivo que o afastou oficialmente das investigações, o delegado que tomou pau no psicotécnico e entrou na PF por liminar, inaugurou um blog. Leia aqui.

Alinhando.

Sobre a nacionalidade de Barack Obama, assunto que tem vindo à tona neste blog, fica a pergunta: ele poderia ter sido eleito senador e exercido o seu mandato se não tivesse plena cidadania americana? Já sobre a religião ou cor do candidato, vamos respeitar a lei, que não impõe distinções de qualquer natureza, nem lá, nem aqui. Nem de leve serão aceitas discussões que envolvam tais pontos. Democracia e fim de papo. E antes que falem, sou republicano desde bebezinho.

"Irrelevantes".

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse ontem que o governo colombiano passou ao Brasil dados sobre a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Mas, segundo ele, esses repasses foram entregues antes da visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva à Colômbia, nos dias 19 e 20, e continham apenas "informações irrelevantes" sobre as Farc. Tão irrelevantes quanto o fato da esposa do representante oficial das FARC no Brasil trabalhar dentro do Palácio do Planalto.
..................................................................................
Este post antigo é para o EB 2010.

Protocolada ação contra Kassab.

O candidato à prefeitura de São Paulo, Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou na noite deste domingo no Cartório Eleitoral da 1ª Zona uma representação contra o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), pelo suposto abuso de poder pela utilização da máquina pública em benefício de sua campanha à reeleição. O motivo é a matéria publicada hoje, sobre interferência de funcionários públicos em pesquisa do Datafolha. O que faltou a Folha de São Paulo esclarecer é se os entrevistadores do Datafolha foram ou não abordados e constrangidos por funcionários públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, para que alterassem resultados. São estes profissionais que podem dar corpo à denúncia. É muito estranho que a Folha de São Paulo não tenha publicado nada a respeito.

PT orienta candidatos para crime eleitoral.

No dia da eleição, é proibido o aliciamento, transporte, a coação, a propaganda "boca de urna" ou qualquer tipo de manifestação que possa influenciar na vontade do eleitor. O desrespeito a essas normas constitui crime punível com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50. No entanto, um site oficial do PT, preparado especialmente para orientar os candidatos a prefeito e vereadores, está pregando, desde agora, que seus candidatos não cumpram a lei, oferecendo, gratuitamente, um material denominado "praguinha boca-de-urna". Praga é ainda ter em atividade o partido dos aloprados, o mais corrupto do Brasil, que já deveria ter perdido o registro por crimes de caixa-dois, desvio de dinheiro público e montagem de dossiês contra adversários. Este material é só mais uma prova que a sofisticada organização criminosa continua atuante, ante uma oposição que deveria ser processada por "corrupção passiva".

Pague um, leve dois.

Mino Carta, o dono da Carta Capital, ganhou um espaço para voltar a sua artilharia contra a imprensa nacional no site do PT. Como uma mão lava a outra e as duas lavam aquele outro lugar, Mino Carta foi premiado para fazer uma promoção de vendas junto à militância, oferecendo a sua revista a 50% do preço. Quanto independência!

Amazônia azul.

Chamado de Amazônia Azul, o território marítimo brasileiro entrou no foco das preocupações políticas. Os mais recentes poços de petróleo encontrados pela Petrobras encostam no limite de 200 milhas náuticas da área considerada de exploração exclusiva do Brasil. A reativação em junho da Quarta Frota da Marinha americana para operações militares nas Américas do Sul, Central e Caribe, conjuga um quadro de inquietação. A camada pré-sal, com reservatórios biogênicos que se estendem por 800 km do Espírito Santo a Santa Catarina, pode conter um volume de petróleo capaz de colocar o Brasil entre as maiores potências petrolíferas. Até agora, a Petrobras estimou apenas as reservas do campo de Tupi, em entre 5 a 8 bilhões de barris de óleo, mas fala-se em 33 bilhões de barris só na bacia de Santos. Leia mais aqui.

Não chores por mim, Cuba.



Fui ao blog do Democratas ver se já havia por lá uma explicação convicente do Kassab. Não perdi a viagem. O vídeo que estava por lá é bem engraçado.

Desde Cuba.

Yoany Sánchez, a blogueira cubana do Generación Y, já contava com o discurso vazio de Raúl Castro. Vejam o seu post de 24 de julho, dois dias antes do aniversário dos 55 anos da revolução cubana:

Aterrizaje forzoso

El próximo sábado 26 de julio, Raúl Castro hablará en Santiago de Cuba. Se dirigirá en vivo y a través de la televisión a un pueblo que aún recuerda su alocución de hace un año, en la que mencionaba “cambios estructurales”, “vaso de leche al alcance de todos” y “lucha contra el marabú”. Más que escuchar el anuncio de nuevas medidas, los cubanos nos aprestamos a confirmar cuán poco se ha podido hacer en estos doce meses.
Atrás ha quedado definitivamente aquel tiempo de las promesas y de las mágicas soluciones que nos sacarían del subdesarrollo. El discurso político, sin duda, ha comenzado a aterrizar. Lo que no significa que algún día vaya a tocar el suelo. Un hombre con máximos poderes se mantiene al mando de la nave, pero nadie nos explica por los altavoces si planeamos o caemos en picada, si el viento es propicio o los motores están a punto de explotar. Un silencio, intercalado de llamados a la disciplina y al sacrificio, sale por los altavoces de este achacoso IL-14.
No esperamos ni piruetas en el aire, ni caramelos bajo la lengua que nos ayuden a soportar las turbulencias del viaje. Queremos que el piloto dé la cara, nos cuenten el itinerario y que nosotros decidamos la ruta. Que este discurso del sábado no se convierta en una exaltación a mantenernos en el aire, sino en un claro reporte de cómo y cuándo abordaremos otra nave.

Cuba, a mesma de 55 anos atrás.

Reformem suas casas velhas. Reformem seus carros pifados. Reformem suas torneiras e vasos sem água potável. Reformem seus sapatos furados e gastos. Reformem suas esperanças e, principalmente, a sua paciência. Os cubanos ficaram esperando o anúncio das reformas que Raúl Castro deveria oferecer, ontem, na comemoração aos 55 anos da revolução comunista de Cuba. Não vieram. Somente avisos de mais crises e mais sofrimentos. Há quem goste e chame aquilo lá de paraíso. Há quem esteja cansando. "Realmente eu tinha outra expectativa", disse o aposentado Antonio Rodriguez. "Achava que eles iriam oferecer algo novo, mas o que ele fez foi dizer o mesmo que tem sido dito." A única boa notícia foi a ausência do tiranossauro terminal. Que o diabo o carregue, se tiver coragem.
................................................................................
Neste momento, o Maracanazinho lotado vaia incessantemente a seleção de voleibol dos Estados Unidos e aplaude a da Sérvia. O Brasil ficou fora da final da Liga Mundial, após ser derrotada pelos americanos e pelos russos. Agora os americanos decidem contra os sérvios. Mas a vaia não é por isso. O anti-americanismo mostra as suas garras quando pode. Hoje a favor dos sérvios. Se fosse Cuba, a festa seria imensa, patrocinada pelas camisetas gratuitas do Banco do Brasil.

Filoxera, você lembra do Newtão?

Hoje o Diário Catarinense publica uma matéria e uma entrevista com o polêmico general Newton Cruz, com o título: "Fui o bode expiatório da Revolução". Corram, melancias, que o homem está escrevendo as memórias.

Demo-tucana?

A reportagem do post abaixo, assinada por Renata Lo Prete, editora do Painel da Folha de São Paulo, com a colaboração de José Alberto Bombig, da reportagem local, lascou, lá no meio do texto:

"Alçado do posto de vice ao de prefeito há dois anos e cinco meses, quando José Serra (PSDB) saiu para disputar o Palácio dos Bandeirantes, Kassab se lançou à reeleição com o apoio não-oficial mas evidente do governador, que trabalhou o quanto pôde pela manutenção da aliança demo-tucana em São Paulo. Alckmin, porém, desde sempre mais bem posto nas pesquisas, terminou por impor sua candidatura."

Todos que acompanham a mídia sabem do discurso que existe no governo Lula para colar o termo "demo" nos Democratas, por parte do petismo, numa alusão pejorativa ao nome dos seus filiados. A Folha, assim, associa-se oficialmente, através de uma das suas editoras, à campanha. Não lembro da Renata Lo Prete chamando petista de petralha, tucano de tucanalha e nem pefelista de pefelê. Chutou o balde, a moça do Painel. Mostrou o seu lado Marta Suplicy, que é a única que está usando e abusando do termo.

Jogada suja.

Da Folha de São Paulo, hoje:

E-mail obtido pela Folha mostra que Gilberto Kassab (DEM) acionou pessoalmente a máquina da prefeitura na tentativa de influir no campo do mais recente Datafolha sobre a sucessão paulistana, no qual aparece em terceiro lugar, com 11%, atrás de Marta Suplicy (PT, 36%) e Geraldo Alckmin (PSDB, 32%).Os resultados foram divulgados na noite de quinta-feira passada, 24 de julho. Às 19h02 de terça, 23, ao fim do primeiro dos dois dias de campo, Kassab enviou mensagem a 26 subprefeitos pedindo que, no dia seguinte, realizassem "ação" uma vez "identificado o ponto" onde os entrevistadores do instituto abordariam eleitores.O prefeito confirma ter mandado o e-mail, mas nega que o objetivo tenha sido melhorar seu desempenho na pesquisa -na qual recuou dois pontos.Segundo ele, tratou-se de "ação preventiva" para "evitar maldades". Seus auxiliares teriam conhecimento de que "pessoas ligadas ao PT" costumam provocar tumultos de trânsito e outros em locais supostamente próximos aos visitados pelos entrevistadores de modo a prejudicar a percepção do público a respeito da administração."É impossível que eventos do gênero descrito pelo prefeito influam sobre os resultados do Datafolha, seja pela forma como são feitas as entrevistas, seja pelos posteriores procedimentos de controle", afirma Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do instituto (leia na pág. A8 texto explicativo sobre a metodologia utilizada). "Se ele suspeitava de ação indevida por parte dos adversários, deveria ter recorrido à Justiça Eleitoral, em vez de adotar as mesmas práticas."No e-mail, Kassab orienta os subordinados a intervir "principalmente no período da manhã", que concentraria maior número de entrevistas, "mas também no período da tarde".O teor da mensagem indica que o prefeito havia dado a mesma determinação antes do primeiro dia do campo. A "ação", escreveu, deveria ser feita "assim como hoje, onde alguns [pontos de entrevistas] foram identificados". "Seria ótimo se acontecesse amanhã."Em obediência à legislação eleitoral, as datas de realização do campo são registradas no TRE, que as torna públicas.A pesquisa que o prefeito tentou influenciar por meio de uso da máquina registrou recuo de dois pontos em sua intenção de voto na comparação com o Datafolha anterior, divulgado em 6 de julho.Também dentro da margem de erro do levantamento, oscilou um ponto para cima sua taxa de rejeição, hoje em 31%. Após queda brusca no início deste mês, a aprovação do governo Kassab moveu-se dois pontos percentuais para cima (35% dos entrevistados consideram a gestão ótima ou boa). A nota média dada à administração também se mostrou estável: foi de 5,3 para 5,2. Alçado do posto de vice ao de prefeito há dois anos e cinco meses, quando José Serra (PSDB) saiu para disputar o Palácio dos Bandeirantes, Kassab se lançou à reeleição com o apoio não-oficial mas evidente do governador, que trabalhou o quanto pôde pela manutenção da aliança demo-tucana em São Paulo. Alckmin, porém, desde sempre mais bem posto nas pesquisas, terminou por impor sua candidatura.Embora aliados repitam que somente a campanha de televisão, a partir de meados de agosto, poderá alavancar Kassab -dono de um tempo de tela muito superior ao dos adversários por força da coligação com o PMDB-, é enorme a pressão para que a candidatura produza alguma reação imediata, que ao menos arranhe a polarização Marta-Alckmin. A estagnação estimula a debandada, para o lado de Alckmin, de tucanos até recentemente computados como kassabistas. O PSDB controla 21 das 31 subprefeituras e 15 das 22 secretarias municipais.
O registro pode ser cassado, segundo a Folha:
A utilização de funcionários públicos municipais ou da estrutura da máquina administrativa da cidade na campanha é vedada pela Lei Eleitoral (9.504).Se o entendimento dos adversários da coligação de Gilberto Kassab (DEM) ou de qualquer eleitor for o de que ele usou seus subprefeitos ou a estrutura das subprefeituras para fins eleitorais, eles poderão representar contra o democrata na Justiça."O que o prefeito fez é antes de tudo antidemocrático. Mas ele também pode perder seu registro eleitoral", diz Hélio Silveira, advogado da campanha do PT."Nesse caso, será necessário comprovar que os funcionários atuaram no horário do expediente, por exemplo", afirma o advogado especialista em direito eleitoral Roberto Litman.Diz a lei: "São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) Ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor estiver licenciado".A pena prevista é a cassação do registro.
A explicação capenga de Kassab:
Gilberto Kassab afirma que "de maneira nenhuma" agiu com o propósito de inflar seu desempenho na pesquisa Datafolha. "Se eu quisesse fazer isso", argumenta o prefeito, "não teria me portado de maneira tão franca e transparente".Ele conta que já havia dado instrução semelhante aos subprefeitos antes do Datafolha anterior, "mas por telefone, de maneira menos organizada". E avisa que daqui para a frente pretende repetir o procedimento com todas as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral."Ninguém sério acredita que pode influir nos resultados do Datafolha", diz Kassab. "Mas o inverso é verdade: pode-se evitar interferência indevida. Os funcionários da prefeitura estão orientados a provocar o flagrante policial se isso ocorrer."

Mercosul agoniza.

Um dia após o Brasil anunciar que aceitaria um acordo na Organização Mundial do Comércio (OMC), diplomatas brasileiros e da Argentina saíram a campo para avaliar a nova divergência entre os dois principais parceiros do Mercosul. A delegação argentina em Genebra não escondeu sua decepção - em alguns casos, irritação - com a atitude de Brasília, chegando a acusar o governo Lula de ter abandonado a política comercial do bloco. O chanceler Celso Amorim evitou comentar essa cobrança. Declarou, cauteloso, que a decisão brasileira e a posição do Mercosul "eram compatíveis." Leia mais aqui.

Ninguém pode com o compadre.

A juíza Tatiana Magosso, da 36ª Vara Cível de São Paulo, suspendeu ontem uma decisão sua proferida na terça-feira que visava a coibir a venda de ativos da VarigLog, atualmente controlada 100% pelo fundo americano de investimentos Matlin Patterson. O recurso foi ajuizado pelo ex-sócio brasileiro da VarigLog, Marco Antonio Audi, que acusa o Matlin de dilapidar o patrimônio da companhia. A juíza informa que levou em consideração documentos apresentados pelos advogados da VarigLog, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, de Roberto Teixeira. Ela concedeu cinco dias para o ex-sócio se manifestar.

Colômbia denuncia ação das FARC no Brasil.

No calor da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, nos dias 19 e 20, Juan Manoel Santos, Ministro da Defesa, contou que foram entregues ao governo brasileiro informações sobre as conexões das Farc no Brasil, para que Brasília "possa reagir como considerar mais apropriado".

O que se sabe sobre suas conexões (das FARC) no Brasil?

Há uma série de informações de conexões, que entregamos ao governo brasileiro, para que ele possa reagir como considerar mais apropriado.

Há armas que chegam do Brasil?

Não temos informações de armas, mas de conexões que têm com gente no Brasil.

Conexões políticas, de narcotráfico, ou ambas?

Prefiro não comentar isso. Certamente de narcotráfico; isso se sabe que eles têm.

Há pessoas que se dizem representantes das Farc no Brasil. O governo colombiano pediu ao brasileiro que coloque mais atenção nesse aspecto político?

Sim, temos essa informação, e a fizemos chegar ao governo brasileiro, para ver se ele pode ter algum tipo de vigilância sobre esses supostos representantes das Farc lá.

Agroterrorismo possui universidade própria.

Primeiro, a partir de 1998, foram os cursos de pedagogia para formar educadores para trabalhar nas escolas dos assentamentos do MST. Com a chegada de Lula, em 2003, o programa saltou de 13 cursos universitários para assentados - todos na área pedagógica - com 922 alunos matriculados para 49 cursos, com 3.649 estudantes, divididos em diferentes áreas: da pedagogia ao direito, passando por ciências sociais, agronomia, geografia e outros. O MST passou a ter uma espécie de cota em universidades regiamente pagas pelo governo Lula, para formar quadros mais sofisticados para o agroterrorismo. Na próxima sexta-feira, um grupo de 54 estudantes da Universidade Federal de Sergipe vai festejar a conclusão do curso de engenharia agronômica. Possivelmente, vão voltar os assentamentos para ensinar como destruir laboratórios de pesquisa e acabar com plantações experimentais. Leia mais aqui. No entanto, no Rio Grande do Sul, estão barrando um curso de veterinária exclusivo para assentados, com sucesso. "O tribunal já sinalizou que não vai conceder a autorização para o funcionamento, por considerar que o curso viola o princípio da igualdade e, portanto, viola a Constituição do Brasil", diz o procurador Max dos Passos Colombo. "O assentado da reforma agrária não constitui nenhuma categoria jurídica à parte que justifique a criação de cursos exclusivos para eles. Trata-se de um privilégio."

FBI, 100 anos.



Hoje o FBI está completando 100 anos. Aqui uma matéria especial, no El País.

Sujou para o Kassab.

O prefeito Gilberto Kassab(DEM-SP) teria usado a máquina pública para interferir na pesquisa Datafolha. A denúncia vem na primeira página da Folha de São Paulo, deste domingo. As provas vêm lá dentro. Se a denúncia for confirmada, Alckmin salta para o primeiro lugar e ganha no primeiro turno. Apenas por ser o único que não seria da bandidagem. Vamos aguardar. Corram às bancas e avisem.

Bóris andou por aqui.

O Bóris andou por aqui hoje à tarde. Soltou alguns gritinhos e teve faniquitos porque o Coronel usou a expressão "erário público". Foi intencional, Bóris. É um pleonasmo largamente utilizado, na medida em que "erário", usado sozinho, não denota a força que é preciso expressar quando se fala de dinheiro público. Muito usual, inclusive.Estou lincando aqui um documento da Presidência da República, mais especificamente da Casa Civil, onde a expressão é utilizada. Está escrito ali: " Não haverá ônus ao erário público, uma vez que o impacto orçamentário-financeiro da medida é oriundo da Lei no 11.037, de 22 dezembro de 2004." São dezenas de documentos oficiais que "cometem" este mesmo pleonasmo. Continue aparecendo, Bóris. E estudando com afinco. Quem sabe na próxima você acerta? E não faça isso, não enfie a sunguinha cor-de-rosa na cabeça!

Vacaciones no paraíso.

Hoje, às 20 horas, o assistente de fuzilamentos a sangue frio de Che Guevara, Raúl Castro, atual ditador, fará um discurso comemorativo aos 55 anos da revolução cubana. O povo espera que haja alguma flexibilização para viagens, sem a burocracia típica de um país que sabe que uma liberalização ampla será igual a um êxodo. Aliás, está impossível ir do Brasil à Cuba, neste mês de julho, temporada de "vacaciones". A esquerdalha emergente lotou os vôos para gastar por lá os caraminguás obtidos na corrupção em todos os níveis do governo petista. Havana parece uma Buenos Aires, nos tempos de dólar barato. A única diferença é que em vez de "hermano", a palavra mais ouvida é "camarada". É a "classe operária" indo ao "paraíso".

Sabe qual é o problema da Marta?

O problema da Marta Teresa Suplicy não é a Associação dos Magistrados do Brasil. Não é a lista suja. Não é a Folha de São Paulo, o Estadão, a Veja. Não é o PIG. Não é a conspiração pefelê-tucana contra a pobre da candidata do Lula. Não é nada disso. Esta cortina de fumaça é só aquela velha mania petralha de puxar todo mundo para dentro do mar de lama onde chafurdam como porcos. O problema da Marta Teresa Suplicy são as ações penais contra ela. São os - por enquanto - supostos crimes que cometeu contra o erário público. Aliás, "supostos crimes" é apenas um pleonasmo petista. Ninguém está perseguindo a Marta Teresa Suplicy. A não ser o seu passado nada recomendável como prefeita de São Paulo, que gerou todos estes processos criminais. Marta tem uma ficha pra lá de suja. E a culpa é só dela.

Ficha suja: o companheiro de profissão.

Um dos companheiros de ação penal da ré Marta Teresa Suplicy, naquela que a processa pelo descumprimento da lei das Licitações, é ANTONIO CARLOS EGYPTO, Coordenador Geral e Técnico do projeto de Orientação Sexual nas Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, no biênio 2003/2004. Tinha que ter sexo no meio. Escreveram até um livrinho sobre o tema. Conheça o réu companheiro da ré na sua home-page.
..................................................................................
Agora leia a denúncia:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA CRIMINAL DO FORO CENTRAL DE SÃO PAULO.

I.P. nº 050.05.029363-0

Consta dos autos do incluso inquérito policial em epígrafe, que entre os meses de fevereiro e março de 2003, em horário ignorado, na Secretaria de Educação do Município de São Paulo, nesta comarca, MARTA TERESA SUPLICY, qualificada à fl. 241; MARIA APARECIDA PERES, qualificada à fl. 159; e ANTONIO CARLOS EGYPTO, qualificado à fl. 348, previamente ajustados, agindo em concurso e com unidade de desígnios, dispensaram licitação na contratação do “Grupo de Trabalho e Pesquisa de Orientação Sexual” – GTPOS – para prestar serviços de capacitação em orientação sexual na rede pública municipal.
O “GTPOS” (Grupo de Trabalho e Pesquisa de Orientação Sexual) foi fundado no ano de 1987, constituindo-se em associação civil em 1989. Além de uma das fundadoras, durante muitos anos a denunciada MARTA SUPLICY ocupou o cargo de vice-presidente e, sendo eleita deputada federal em 1994, foi nomeada presidente de honra da associação, posição que ocupou até maio de 2001, quando já exercia o cargo de Prefeita de São Paulo.

Ficha suja: Marta não tem foro privilegiado.

Uma das ações penais contra Marta Teresa Suplicy, aquela por crimes contra a lei de licitações, teve o último despacho em 10 de junho de 2008. Por ele, o processo sai do STF e volta para a 10a.Vara Criminal da Barra Funda, em São Paulo, tendo em vista que a petista perdeu o foro privilegiado. Se fosse condenada neste período eleitoral, seria como uma criminosa comum.

Vistos.

Os autos vieram a esta Suprema Corte por força da decisão de fls. 887/888, que reconheceu prerrogativa de foro a um dos acusados (Marta Teresa Suplicy).
Nesta instância, a Procuradoria-Geral da República requereu o prosseguimento do feito (fls. 906/907), o que foi deferido (fls. 909).
Expediu-se Carta de Ordem para oitiva de testemunhas de acusação (fls. 914/916).
O acusado Antônio Carlos Egypto impetrou Habeas Corpus (HC 92813), visando ao trancamento da ação (fls. 921/948). A medida liminar restou indeferida (fls. 1058/1060).
A Secretaria Judiciária deste Tribunal informa que as testemunhas não foram localizadas (fls. 1104/1105).
É o relatório. Decido.
A ré Marta Teresa Suplicy foi exonerada do cargo de Ministra de Estado do Turismo pelo Decreto de 3 de junho de 2008 (DJU, Seção 2, 4/6/2008, p. 1), perdendo, a partir desta data, a prerrogativa de foro.
Este fato fez cessar, portanto, a competência originária desta Corte, prevista no art. 102, I, c, da CF, para o processo e julgamento da ação.
De outro lado, observo não existir qualquer outro motivo a justificar a permanência dos autos neste Tribunal.
Ante o exposto, determino o retorno dos autos ao juízo de origem (10ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo – Fórum Criminal Central Barra Funda), para prosseguimento, dando-se baixa na distribuição.
Oficie-se ao eminente Ministro-Relator do HC 92.813, com cópia da presente decisão.
Publique-se. Intimem-se.

Brasília, 10 de junho de 2008.

Ministro RICARDO LEWANDOWSKI
Relator

Oposição brasileira: corrupção passiva.

Ilustração e legenda da Veja desta semana.

Está iniciando a maior operação de "compra de votos" já realizada na história deste país, sob o olhar corrupto e silencioso de quem? Da "oposição" imprestável que o Brasil tem. Porque a culpa não é só de quem comete o crime eleitoral explícito. É mais ainda de quem aceita este sórdido uso da máquina e dos recursos públicos em favor das candidaturas oficiais, porque está enrolado com as mesmas até o pescoço. Do que estamos falando? Das cartas para 1,4 milhões de famílias das 20 regiões metropolitanas do país que, a partir de agora, estão sendo remetidas para os beneficiários da Bolsa Família, oferecendo capacitação profissional com oferta de emprego. Para trabalhar onde? Nas obras do PAC. Cartinhas assinadas por quem? Por Lula. José Serra ou Aécio Neves, candidatos da "oposição" vão reclamar? Que nada. Aécio assumiu publicamente a sua aliança com o PT. José Serra, se for preciso, vai apoiar Marta Suplicy por debaixo dos panos, para impedir a eleição de Alckmin. O calabar mineiro e o escorpião paulista são especialistas na arte de trair e mentir. No pequeno estado de Santa Catarina, o vice tucano, Leonel Pavan, está afirmando hoje, frente a um quadro de seis prefeituras que tem candidato a prefeito do PSBD com o vice do PT, que não acha isso estranho nem aqui e nem no país, já que "os dois partidos possuem vertente política semelhante". E o pior e mais lamentável de tudo: quem não aceita esta semelhança é o PT, o mais podre e corrupto partido político da história política nacional. A "oposição", ao contrário, sente orgulho de tamanha proximidade com os mensaleiros, cuequeiros e corruptos da estrelinha na lapela. O único partido que tinha alguma chance de ser oposicionista vê os seus ídolos de pés de barro naufragarem nas denúncias de corrupção do caso Daniel Dantas e perderem a moral para discutir as causas nacionais, sob o ângulo da ética. Suas lideranças licenciam-se de Câmara e Senado para tentar fazer a legenda respirar e sobreviver, com a conquista de algumas prefeituras de expressão onde, vejam só, também estão coligados com o próprio PT. Portanto, as cartinhas do Lula vão comprar os votos que a Marta precisa para ganhar a prefeitura de São Paulo, a Maria do Rosário ganhar a prefeitura de Porto Alegre e por aí vai. Inclusive com o meu voto nulo ou branco. Como eleitor, não quero ser condenado por "corrupção passiva."

Localizada família queniana de Obama.

O The Sun e o Noticias 24 publicam matéria sobre a família queniana de Barack Obama, que vive numa pequena cidade nos arredores de Londres.

Fala, mas não mente.

Segundo a Folha, em entrevista em Lisboa ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "não tem mais o que cortar dos gastos do governo". Lula culpou o cenário internacional e disse que o Brasil é um dos países menos afetados pela alta mundial na inflação. Acima, um quadro publicado por Veja, na edição desta semana, indica que Lula tem feito exatamente o contrário do que fala. Os gastos do governo cresceram 38%, a arrecadação cresceu 40% e o PIB cresceu apenas 20%.

Panela de siri.

Do Painel da Folha:

Ameaçado de ficar de fora da disputa para vereador em São Bernardo, Marcos Lula da Silva, filho do presidente, declarou à Justiça Eleitoral ser dono de 50% do capital da Flexbr Tecnologia, em sociedade com o irmão Fábio Luís, o Lulinha. Detalhe: o capital total é de R$ 2.000. Quando foi fundada, há um ano, era de R$ 20 mil.O site da Flexbr está registrado em nome da G4 Entretenimento e Tecnologia Digital, cujo responsável é Kalil Bittar, filho do sócio de Lulinha na Gamecorp. E a sede da Flexbr pertence à Mito Empreendimentos, que está em nome de Valeska Teixeira, filha do compadre do presidente, Roberto Teixeira.
..................................................................................
COP corrige: "Há um erro na informação do Painel.FERNANDO e KALIL BITTAR são sócios de LULINHA na Gamecorp.São filhos de JACÓ BITTAR, ex-prefeito de Campinas (SP), fundador do PT e "cumpadre" de LULA. LULA é padrinho de KALIL BITTAR."

Finalmente.

O que é bom para a Argentina nunca foi bom para o Brasil. Finalmente, na Rodada de Doha, o Brasil aceitou esta verdade histórica e isolou los hermanos, os maiores responsáveis pelo fracasso do Mercosul e de quaisquer acordos internacionais do bloco. Tudo pára na falta de competitividade da indústria argentina. Nas negociações, o Brasil trocou de lado na América Latina. Deixou o bloco que conta com Argentina, Bolívia, Venezuela, Cuba e Nicarágua pelo grupo formado por Chile, Peru, México, Costa Rica e Colômbia, considerados mais abertos. Nos bastidores, segundo a imprensa, o pau está correndo solto. Mas o capitalismo está vencendo, para desespero dos cucarachos bolivarianos. E o que mais importa é que, pressionado pelas forças econômicas do país, mudou o posicionamento político brasileiro. Os impactos econômicos gerados pelos acordos serão de longo prazo, mas, sem dúvida, o Foro de São Paulo levou mais uma lambada. Leia aqui.

Lula dá, nós pagamos.

Como sempre, bastaram somente alguns dias para que ficasse bem claro quem vai pagar os dias parados dos funcionários dos Correios, benesse concedida diretamente por Lula, além de outras vantagens salariais muito acima do que ganha o pobre brasileiro comum: ele mesmo, o brasileiro comum. Após um período de 21 dias de greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os serviços postais dos Correios terão aumento médio de 7,9%.

Jurisprudência.

A Google Brasil está livre de indenizar uma jornalista ofendida em mensagens divulgadas pelo site de relacionamentos Orkut, mantido pela empresa. Ela pedia indenização por danos morais, mas a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mineiro isentou a empresa do pagamento. Para o relator do caso, desembargador Osmando Almeida, quem participa de comunidades de relacionamentos, blogs e outros meios na internet, neles divulgando dados pessoais, assume o risco de danos à honra e imagem. Em primeira instância, a Google Brasil havia sido condenada a pagar R$ 4 mil.
...............................................................................
Entrou aqui um filhote de comunista, chamado Yuri, deixando alguns comentários, naturalmente deletados sem dó e nem piedade. É da famosa geração Y, aquela que foi chutada pra fora. Filho, certamente, de um comunista caquético com uma sindicalista jurássica. Os pais devem ter se conhecido em Ibiúna. Yuri? Por que não João, Pedro ou José?

MST invade o morro.



Há provas concretas de que os traficantes estão interferindo no processo eleitoral do Rio de Janeiro. Há fortes indícios da influência de integrantes do MST. Um dossiê entregue à Polícia Federal revela como funciona a tentativa de impor um único candidato a vereador na maior favela do Rio, a Rocinha, conforme denunciado hoje no Jornal Nacional. Em uma foto publicada pelo jornal O Globo, o candidato apoiado pelo tráfico, Claudinho da Academia, aparece ao lado do Coordenador Nacional do Movimento dos Sem-Terra, José Rainha, em um evento na favela. Sabem o que o Rainha disse? Segundo ele, conheceu o Claudinho da Academia durante um evento para lançamento de obras do PAC. Será que subiu no palanque ao lado do Lula e da Dilma? Segundo o jornal, Rainha não só apóia a candidatura de Claudinho, como teria incentivado o líder comunitário a concorrer à Câmara de Vereadores. Será que os "sem terra"estão plantando maconha para entregar aos traficantes do morro? Viraram definitivamente as FARC brasileiras? Que explicação lógica para um líder do MST estar fazendo campanha na favela? Seria a garantia de fornecimento de "produtos agrícolas", plantados com dinheiro público? Tudo é possível, em se tratando desta gentalha.

A frase do dia.

Lula Manoel Joaquim da Silva, em Portugal, todo gabola:

"A única coisa que eu posso afirmar para vocês é que a inflação não voltará".

Mangabeira: pega que o filho é teu.

Depois que o PACO, que é como os petralhas estão denominando o blogueiro das botinhas cor-de-rosa, começou a detonar o Mangabeira Unger, ninguém quer mais saber do espécime harvardiano que é uma referência em mudança de ideologia. Agora, para a cumpanherada, o Mangabeira Unger, ministro do Futuro do Lula, o homem da SEALOPRA, passou a ser apenas o vice-presidente do PRB, partido do Senador Crivella (ex-diretor da TV Record) e do vice-presidente José Alencar. Segundo os petistas, é por indicação deles que Mangabeira está no ministério. Lula não tem nada com isso. Inclusive, demorou um tempão para nomear o Manga U por causa das suas profundas e pecuniárias relações com Daniel Dantas. A blogosfera dos ratos está cada vez mais engraçada. O fundador do PIG agora virou o PACO. Um petralha defende o blogueiro telecom, outro ataca, é um contorcionismo digno de um circo. Circo dos horrores da corrupção petista.

Para todos mesmo?

Esta lei que protege os advogados determina que computadores, telefones e documentos em poder dos advogados são classificados como objetos invioláveis, não podendo ser investigados? Quer dizer que o grampo do Luiz Eduardo Greenhalgh com o Gilberto Carvalho, provando o envolvimento do Palácio do Planalto com o Daniel Dantas não seria permitido? E esta lei está na mesa do Lula, dependendo apenas da sua sanção? E o Lula disse que "a lei deve valer para todos"? Deus nos proteja!

Da lista suja.

Ouvi hoje de um paulistano:

- Temos que cuidar bem em quem votar. Do jeito que as coisas andam, tem dois candidatos que, se eleitos, passarão mais tempo no Forum do que na Prefeitura.

Está rendendo.

Os sarnentos do lado de lá, daquele lugarzinho escuro e fétido dos "sem modos", entraram aqui para questionar se para ter um blog é preciso ter curso superior de jornalismo. É óbvio que não. Nem para ter um jornal, uma revista, uma emissora de rádio. Agora, se querem saber se tenho diploma? Claro que tenho, o que não quer dizer que seja por isso que este seja um dos blogs mais queridos e mais direitinhos do Brasil. Eu é que sou um cara legal, não o jornalista, o coronel, o professor universitário. Tanto que até as ratazanas gostam daqui, só que enfrentam um pequeno problema: não podem comentar, só podem ler e babar pelo canto da boca. São literalmente bloqueados pela premissa maior deste blog: aqui petralha não fala merda. Por fim: sou a favor da exigência de diploma para exercer a profissão de jornalista nas funções de redator, repórter, diagramador,etc, mas não sou contra que colunistas, que dão opinião sobre qualquer tema específico, não tenham. Cappice?
.................................................................................
Tem um petralha se esforçando o dia inteiro para que eu publique os seus comentários. Já deletei mais de dez. Pode postar até o padre nosso que não passa. O cheiro é inconfundível.

Esquerda só nas humanas.

Anda rolando uma discussão na blogosfera de que as universidades públicas são dominadas pela esquerda porque a direita não passa nos concursos. Mentira. A esquerda domina somente a área de ciências humanas e não bota o pé em nenhuma outra área. Basta ver que não existe um só reitor esquerdista em universidades públicas "nestepaiz". Mas por que, então, a direita não domina a área de ciências humanas, também? Simples. Os concursos para admissão em universidades são realizados, via de regra, para professores com doutorado. Mas, para chegar ao doutorado, é preciso, antes, fazer um mestrado. Para ser admitido tanto nos mestrados quantos nos doutorados, é necessário apresentar um projeto de pesquisa, dentro das linhas do curso...todas de esquerda. Após, o mesmo é submetido a uma banca...de esquerda. O projeto de pesquisa, se passar pela banca, ainda precisa ser orientado por um professor doutor do curso...que também é de esquerda. Entenderam? Não há como vencer o corporativismo dos vermelhinhos. A verdade é esta. Bem, apenas para terminar. Se esquerdistas quiserem fazer mestrado e doutorado em qualquer outra área de conhecimento, que não seja a área de humanas, não há nenhuma barreira. São bem-vindos, pois é uma chance de modificá-los. E por que a esquerda não entra nestas áreas? Ora, porque não passam nem no psicotécnico. Aqui na UFSC, a esquerda, por exemplo, tem um candidato eterno à Reitoria. Já é figura folclórica e já rendeu até livro.

"¿Por qué no vamos a la playa?"

Hugo Chávez encontrou, hoje pela manhã, ao Rei Juan Carlos I, da Espanha, em Palma de Mallorca. Cara de pau como sempre, Chávez lascou para o rei que lhe fez calar: "¿Por qué no vamos a la playa?" Aqui, o vídeo.

Mais um petista na lista suja.

A juíza eleitoral Marluce da Rosa Alves negou o registro de candidatura do deputado estadual Daniel Bordignon (PT) à Prefeitura de Gravataí (RS), a sede da GM no Rio Grande do Sul. O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Estadual com base na rejeição, pelo Tribunal de Contas da União, das contas de Bordignon em 1998, quando era prefeito.

Condenado agroterrorismo do MST.

Do Estadão, hoje:

O advogado agrarista Augusto Ribeiro Garcia, membro da diretoria da Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDO), avalia que a Justiça Federal acertou ao condenar os três sem-terra do Pará ao pagamento de R$ 5,2 milhões. "A punição tem fundamento", afirma. "Os sem-terra fugiram do foco da questão fundiária, da reforma agrária".

O que o sr. acha da punição aplicada aos três líderes do MST?

A punição, do meu ponto de vista, é legal, tem fundamento, em virtude de uma ação que extrapola a finalidade do movimento, a finalidade da reforma agrária.Sem-terra dizem que a invasão da ferrovia é uma maneira legítima de protestar contra a privatização e o agronegócio.

Isso é válido?

Não, porque os sem-terra fugiram do foco, em si, da questão fundiária, da reforma agrária. Estão desvirtuando da sua finalidade.O MST fala em tentativa de criminalização do movimento.

O sr. concorda com essa avaliação?

Embora a Constituição brasileira assegure a liberdade de manifestação do pensamento, quando essa manifestação foge dos princípios democráticos e da ordem social, ele deve ser criminalizado. Não tem caráter pacífico.

No direito agrário, há algo específico sobre movimento social, invasão de terra, que permita analisar até que ponto esse tipo de ação é um protesto ou um crime?

Não, não tem. Toda a legislação agrária brasileira está dentro dos princípios democráticos, centralizados em associações, cooperativas, condomínios. Existe todo um formalismo legal que deve ser obedecido.

O MST vê pressão crescente sobre movimentos sociais.

Está na Constituição. O artigo 5.º, em seu inciso 22, garante o direito de propriedade. No inciso 23, diz que a propriedade obedecerá à sua função social. Quando a propriedade deixa de cumprir a sua função social, o Estado vem e desapropria - desapropria, não expropria. A terra, enquanto estiver sendo produtiva, está protegida pela Constituição. Se for improdutiva, cabe ao Estado ir lá e desapropriar. Passar na frente do Estado não.

Camisas pretas em pé de guerra.

Da Folha, hoje:

Em ofício entregue à Justiça Federal na última sexta-feira, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que naquele dia deixou o comando da Operação Satiagraha com outros dois delegados, apontou suposta "tentativa de obstrução à investigação" e citou alegadas pressões exercidas pelo delegado Paulo de Tarso Teixeira, diretor de Combate a Crimes Financeiros da direção geral da PF, em Brasília.O delegado narrou, no documento de 16 páginas, que, um dia antes das prisões da Satiagraha, Teixeira e o superintendente da PF em São Paulo, Leandro Coimbra, lhe cobraram a entrega da lista dos investigados contra os quais haveria mandado de prisão expedido pela Justiça Federal no âmbito da operação. Segundo Queiroz, Teixeira lhe fez vários telefonemas com os mesmos pedidos e teria dito "palavras de baixo calão".Numa das ligações, segundo Queiroz, Teixeira teria dito que, "do jeito que está sendo feito, o superintendente Leandro informou que não ocorrerá operação policial, bem como se ele [Teixeira] fosse superintendente em São Paulo, também procederia da mesma forma".Os mandados de prisão temporária contra o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e outras 20 pessoas haviam sido expedidos pelo juiz da 6ª Vara Federal Criminal Fausto De Sanctis no dia 4, sexta, três dias antes da reunião.As prisões ocorreriam no dia 8, terça. Segundo o delegado, na noite anterior às prisões, por volta das 20h, ele foi chamado a uma reunião com Teixeira e Coimbra na sala do superintendente em São Paulo, quando lhe cobraram os nomes.Queiroz escreveu que se recusou a entregar os nomes dos futuros presos, alegando que poderia haver vazamento e os investigados poderiam recorrer a um habeas corpus. A recusa gerou um bate-boca. O delegado disse que o pedido não seria um procedimento de rotina. A reunião que destituiu Queiroz do comando da operação ocorreu uma semana depois.

Momento Ibrahim Sued.

A filha de Tarso Genro, Luciana Genro(PSOL-RS), a mais feinha, é a quarta colocada na corrida à prefeitura de Porto Alegre, com míseros 8% para seus ataques, gritos e cabelos crespos. Em segundo lugar, em empate técnico, estão outras duas mulheres. A cafonérrima Maria do Rosário(PT-RS), com 20%, e Manuela D'Ávila(PCdoB-RS), com 18%, aquela loura deputada federal, também chamada de Manu Bela. Mas não pensem que os portoalegrenses endoidaram de vez: em primeiro lugar está José Fogaça(PMDB-RS), atual prefeito e ex-cantor, com 29% das intenções de votos. Ademã que eu vou frente.

Cara suja.

Rejeição de Marta Suplicy já subiu mais de dez porcento em relação à última pesquisa, em função da sua destacada, relaxada e gozada presença na "lista suja". Aquele negócio de "não posso nem ver a Marta" já está em 34%, ou seja, mais de um terço dos paulistanos já sai para a rua e grita "não voto nela de jeito nenhum".

Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil.

Este Blog, liderado por um anônimo Coronel, jornalista de carteirinha e democrata por convicção , associa-se à Associação Brasileira de Imprensa na adesão ao manifesto à nação, sob o título “Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil”, em que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) defende a obrigatoriedade do diploma de curso superior para o exercício da profissão. A reivindicação é objeto do Recurso Extraordinário (RE) 511961, no Supremo Tribunal Federal (STF), que tem como relator o Ministro Gilmar Mendes, Presidente da Suprema Corte. É uma forma de nos protegermos de malucos semi-analfabetos que andam por aí, escrevendo bobagens sobre mídia e afrontando a democracia por meio de movimentos escusos, cujos objetivos são projeção política e ganhos pecuniários.
“Manifesto à Nação

Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil

A sociedade brasileira está ameaçada numa de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente e plural, condição indispensável para a verdadeira democracia. O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em curso superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas. A exigência da formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade, que modificou profundamente a qualidade do Jornalismo brasileiro. Depois de 70 anos da regulamentação da profissão, e mais de 40 anos de criação dos cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia. É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas. Os brasileiros merecem um jornalista que seja, de fato e de direito, profissional, que esteja em constante aperfeiçoamento e que assuma responsabilidades no cumprimento de seu papel social. É falacioso o argumento de que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de imprensa, como apregoam os que tentam derrubá-la. A profissão regulamentada não é impedimento para que pessoas especialistas, notáveis ou anônimos se expressem por meio dos veículos de comunicação. O exercício profissional do Jornalismo é, na verdade, a garantia de que a diversidade de pensamento e opinião presentes na sociedade esteja também presente na mídia. A manutenção da exigência de formação de nível superior específica para o exercício da profissão, portanto, representa um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática. Não apenas a categoria dos jornalistas, mas toda a Nação perderá se o poder de decidir quem pode ou não exercer a profissão no País ficar nas mãos destes interesses particulares. Os brasileiros e, neste momento específico, os Ministros do STF, não podem permitir que se volte a um período obscuro em que existiam donos absolutos e algozes das consciências dos jornalistas e, por conseqüência, de todos os cidadãos!


FENAJ — Federação Nacional dos Jornalistas
Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil
.................................................................................
ATUALIZANDO: gostaria de saber se vamos ser tão liberais com os médicos formados em Cuba, que estão prestes a terem seus diplomas validados no Brasil. Eles podem exercer a profissão no Sírio-Libanês, para atender a família do Lula? E se vamos permitir, também, que profissionais sem diploma de direito possam fazer concursos para a magistratura. E se pedreiros com larga experiência, possam ter responsabilidade sobre obras. É uma bela discussão. Carteirinha é uma expressão que significa diploma de curso superior numa área que precisa, e muito, de profissionais com sólida formação. As universidades não dão? Mude-se os currículos.

Petista quer saber até onde foi grampeado.

O advogado e ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh pediu no Supremo Tribunal Federal (STF) acesso aos autos da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O pedido foi feito nesta quinta-feira (24), por meio de uma petição no Habeas Corpus (HC 95009) impetrado pelo banqueiro Daniel Dantas. O pedido do ex-deputado é de extensão da decisão do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, que permitiu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ter acesso às investigações, que correm em segredo de Justiça. Segundo Greenhalgh, “embora se diga serem sigilosos [os dados das investigações]”, “a imprensa continua diuturnamente divulgando trechos de suas peças, com referências ao nome do peticionário [Greenhalgh], sem que este seja dado conhecer o inteiro teor de tudo quanto exista registrado a seu respeito”. O advogado alega que por duas vezes solicitou acesso ao inquérito na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, onde o processo tramita, mas até o momento não obteve êxito. Ele afirma que “a cada dia é alvo de notícias infundadas pela imprensa, sem que possa ter conhecimento dos autos e do material objeto do monitoramento e escutas a seu respeito”.

Será que vão protestar contra o interino do STF?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em exercício, ministro Cezar Peluso, suspendeu a realização de qualquer audiência de oitiva de testemunhas nos autos da Ação Penal (AP) 470, que processa os supostos envolvidos no esquema do "Mensalão". Os pedidos foram formulados pelas defesas de Marcos Valério Fernandes de Souza e Ramon Hollerbach Cardoso.Diante da notícia de que algumas audiências para a oitiva de testemunhas de acusação foram marcadas para os próximos dias, Marcos Valério e Hollerbach pediram a intimação dos defensores constituídos ou a suspensão das audiências pelos próximos dez dias.Peluso verificou que a 12ª Vara Federal do Distrito Federal designou audiência para o dia 25 de julho de 2008, às 13h30. O ministro contou que a designação foi comunicada por fax, recebido no último dia 16 de julho, quando o Supremo já se encontrava em recesso.“Assim, o ministro-relator [Joaquim Barbosa] não está ciente da realização de tal audiência, nem tampouco há, nos autos, a confirmação do recebimento da intimação pelas defesas de todos os acusados, conforme determinado”, ressaltou o ministro Cezar Peluso. Ele lembrou que, conforme decisão do relator no dia 30 de junho, as audiências devem ser agendadas racionalmente e de forma coordenada, respeitando um intervalo mínimo entre cada uma delas, de modo a permitir a participação das defesas de todos os acusados.