Aprendendo a desensinar.

Não são os cursos de Pedagogia que são péssimos no Brasil. São os pedagogos e a ideologia socialista babaca e fracassada que eles transmitem. Por isso, basicamente são os alunos mais limitados que optam pela carreira. Aqueles que viram massa de manobra para sindicatos e militantes dos partidos de esquerda. Nem na China, que é comunista, os pedagogos misturam política com aprendizado, conforme mostrou, recentemente, uma matéria da revista Veja. Leiam, abaixo, noticia de O Globo. Mais uma matéria que não tem a coragem de ir à essência do problema.

O Brasil terá de correr contra o tempo para conseguir atingir a meta de zerar o déficit de professores no país em 2020. De 2005 a 2009, o país até conseguiu atrair mais alunos para os cursos de Pedagogia e formação de professor de educação básica, mas mais da metade das turmas desistiram antes do fim do curso. O problema, dizem os especialistas, é a falta de valorização do professor. O salário - o piso nacional é de R$1.187,14 - equivale em média a 60% do que ganha outro profissional do mesmo nível no mercado. Segundo dados do Conselho Nacional de Educação, com base em números do IBGE, enquanto o salário de um professor no Distrito Federal fica em média em R$3.472, outros profissionais com formação similar ganham 28% a mais. Em Pernambuco, a diferença é de 48%.

- É um grande desafio, mas estou confiante que podemos alcançar a meta até mesmo antes de 2020 - afirma Luiz Cláudio Costa, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Segundo dados do MEC, em 2005 o país tinha 440.279 matriculados em cursos de Pedagogia ou licenciatura. Quatro anos depois, 118.376 se formaram e nada menos do que 55,36% deles (65.534) em cursos à distância. Na avaliação de Costa, a maioria das pessoas que procura pelos cursos à distância já dava aula, mas não tinha concluído curso algum ou lecionava em disciplina diferente da qual tinha se formado. O número de estudantes que concluiu os cursos presenciais de pedagogia ou de formação de professor de educação básica está em queda. Em 2005, 103.626 se formaram. Em 2007, 79.196. Em 2009, foram 52.842.

Segundo dados do Boletim da Educação no Brasil, publicado pela Fundação Lemann em 2009, boa parte dos estudantes que decidem seguir a carreira tem educação básica fraca. "... Os dados do Enem mostram que 30% dos que ingressam nos cursos de Pedagogia e licenciatura estão entre os piores alunos do ensino médio. Além disso, mesmo entre os graduandos dos cursos de formação docente, 20% afirmam que a carreira de professor é uma segunda opção nos seus planos profissionais", diz o documento. - O desafio é reduzir a evasão. Pessoas ingressam, mas quando olham a valorização de outros profissionais, mudam de área. O Brasil tem avançado, mas na formação de professores estamos aquém dos planos que temos para o país - diz o secretário.

12 comentários

Os professores ganham muito pouco, não são valorizados pelo governo. Médicos também ganham muito pouco.

Médicos e Professores, deveriam ser mais respeitados pelos Governos. Um médico ou um professor, respeitado, respeita e atendem bem ao povo.

Todos nós precisamos dos serviços dos médicos(as) e dos professores(ras).

Reply
O GRAVATA VERMELHA mod

Estamos conseguindo, é por isso que o Sr. Coronel está tão chateado...

Não é à tôa que formamos nossas "pedabobas" PTralhas INCAPAZES de pensar, adaptar ou de citar qualquer outro educador que não seja Paulo Freire e a sua Pedagogia da Libertação, baseada na visão marxista do Terceiro Mundo voltada para as "classes oprimidas" com o propósito de "conscientizá-las politicamente".

Vocês estão vendo os resultados de nossa "DOUTRINAÇÃO" PTralha nos agora desacreditados exames do ENEM e em livros escritos pelas nossas "professoras" heloisas ramos da vida ensinando os "brazucas" a falar e escrever errado em sua própria língua!!!!

Vocês estão morrendo de ódio!!!!

Sabem que cada IMBECIL desses é mais um voto que ganhamos com o "bolsa famíglia"...

Estamos DESCONSTRUINDO O BRASIL!!!!

...e vocês nos sustentando com seus impostos...Ha!Ha!Ha!Ha!Ha!Ha!

PS:
Vocês viram ontem o filhinho do FICHA IMUNDA do jader barbalho???
Saiu ao pai não é mesmo???
Que lindinho...É a imagem do futuro político do Brasil que irá governar seus filhos e netos...

Reply

a pedagogia moderna nessepaiz eh caso para policia...

mas não para a nossa policia, mas para uma Interpol, tem que ser uma policia internacional...

a ideologia esquerdista escrachada domina todas as universidades...

eh muito em função desses progressistas metidos a modernos que a sociedade brasileira esta do jeito que esta, dominada pela violência, pela falta de respeito e pela total falta de noção do que eh viver em sociedade...

crianças de 12, 13 anos praticando tentativa de assassinato a facadas nas portas das escolas ou participando de agressivos espancamentos de colegas...

Reply

O desastre é nacional, Coronel!!!

Vejam o Rio Grande do Sul, um estado onde já é visível o estrago causado pelos socialistas

ESTADO JÁ TEM MAIS PROFESSOR APOSENTADO DO QUE TRABALHANDO.

www.polibiobraga.blogspot.com/2011/12/governo-do-rs-contratara-10-mil-novos.html

Reply

Na Finlândia, pelo que li, são os melhores alunos que são incentivados a se tornarem professores.

Os Finlandeses, com certeza, estão errados.

Estava, até dois meses atrás, em uma pequena vila, emancipada, transformada em cidade. Prefeito corrupto, roubando adoidado. Coisa normal do brasilis.

Professores de lá estão cursando Pedagogia por correspondência ou o que seja.

Falam "VEVE" com a maior naturalidade. Pentencem à turma do "Por uma vida melhor". Consegui vários desafetos, quando educadamente tentei lembrá-los de que não era bem assim.

Saí de lá.!

Reply

O povo votou no Jader. Quase 2 milhões de votos. O povo merece. Vi a total falta de respeito do pivetinho no Senado. Efeito da lei da palmada...
Quanto aos cursos de pedagogia: de péssimo nível, em especial nas universidades públicas. Só discutem Marx, com base em xerox. Nada de matemática básica. E os docentes vivem em infindáveis cursos em Cuba e na Venezuela.

Reply

Melhor é vender hotdog ou caldo da cana. Ganha muito mais, pára quando precisa, pode até dar empreguinhos com ganhos por comissão de vendas, as pessoas pagam e ainda agradecem, voltam sempre quando o atendimento é bom e sempre sobra um tempo para um dedinho de prosa sobre amenidades. Ninguém é cobrado pelos destinos do país ou da humanidade.

Professor virou babá de malacos e não é só no Brasil não! Portugal é assim, até nos EEUU. Ninguém agüenta mais ficar em sala de aula tentando ensinar o que nem sequer vai ser cobrado de verdade porque a aprovação automática, sem repetência, já vem de longe com o Avanço Progressivo previsto na Lei 5692/71, no caso do Brasil. Quem tem mais de 35 anos tem OOBRIGAÇÃO de saber disso porque foi aluno da reforma[ começou com a extinção dos exames de admissão] e, muito provavelmente, professor depois, conheceu as infindáveis recuperações paralelas preventivas e as terapêuticas ( julho/dezembro) substituindo as tais 'segunda épocas'. Tudo sacramentado por Conselhos de Classe, na verdade tribunais de inquisição que forçavam professores 'resistentes' a darem pontos e aprovarem os malacos. Eram mais conselhos cirúrgicos do que outra coisa: só serviam pra dar pontos, mais pontos, já que em sala o professor de via doador de pontos extras até para o obrigação de fazer tarefas e mostrar provas assinadas pelos pais.

Pode-se obrigar o cavalo ir até à beira do rio, mas não se pode obrigá-lo a beber água.

Só as escolas que SELECIONAM alunos, incluindo as militares, têm algum desempenho e raramente professores reclamam dos salários ou fazem greve para pedir esmolas ou que governos cumpram a Lei do Piso.

O trabalho intelectual não tem valor ou raramente tem. O trabalho que demanda pouco estudo, sobretudo o braçal, anda hiper valorizado cá e lá fora. Não é à toa que na Europa gente bem de vida lava, passa e cozinha, porque empregada é mais cara que médico. Na Austrália, caminhoneiro ganha de 3 a 5 vezes mais do que um engenheiro. Dizem que é lei do mercado, vale a oferta e a procura: falta gente para os trabalhos que ninguém quer?Os que topam cobram o que querem e paga quem pode ou precisa.

A lei do mercado aqui não pega professores. Mesmo em falta e cada vez menos gente querendo não conseguem cacifar o passe. São considerados mão de obra barata porque, como policiais, são numerosos e 'pesam' na folha de pagamento... São 'pesos' e em cima deles, trabalhadores da segurança e da formação intelectual, investiram anos de desmonte do prestígio que um dia tiveram. É vantajoso manter Saúde, Segurança e Educação na 'maré do mijo' porque se fossem as categorias mais bem pagas e RESPEITADAS políticos não teriam palanque e promessas, tampouco votos...

"Ah, mas nos anos 70 e 80 não era assim", dirão os desinformados, parciais e negacionistas da idade do fracasso que reputam recente. Já era assim, não é recente, a verdade inconveniente já tem maioridade e se hoje as coisas ficaram agudas isso só prova que nada é tão ruim que não possa piorar.

Simples assim. ¬¬

Reply

"Anônimo disse...
O desastre é nacional, Coronel!!!

Vejam o Rio Grande do Sul, um estado onde já é visível o estrago causado pelos socialistas

ESTADO JÁ TEM MAIS PROFESSOR APOSENTADO DO QUE TRABALHANDO.

www.polibiobraga.blogspot.com/2011/12/governo-do-rs-contratara-10-mil-novos.html"



No RS, em 98, o poder aquisitivo dos professores valia 40% do que valia em 1974.
Estudo de economistas, procurem na net que vão achar.
Governos de direita e esquerda.


Ademais, professores não podem se aposentar por quê? São escravos? Se há mais aposentados é porque se recusam a trabalhar e demoram para morrer depois que param? Se há menos trabalhando é porque pagam
pouco, juntam turmas pra reduzir e economizar salários, sem contar que fecham escolas ao montes, por várias razões, uma delas é que fazem novas sem necessidade em vez de manter as antigas e boas, além de, hoje em dia, as famílias terem menos filhos e preferem poucos ou um só para colocar em escolas privadas que estão em cada esquina, sobretudo as infantis, onde jogam os pirralhos desde que nascem, terceirizam o serviço que seria da família. De escola privada ninguém tira filhos por falta de qualidade, ninguém
cobra qualificação de professores, maioria sem formação, estudantes de Engenharia, Medicina e Bioquìmica ensinando Matemática, Física, Química e Biologia. Acadêmicos de Direito lecionando Português e por aí vai. Posso dar uma lista, passei por isso no colégio mais caro da cidade na época. Eram os professores melhores ou os alunos que tinham de ralar em cima dos livros e mostrar resultados?
E os mestres sempre tinham razão, mesmo quando eram antas de jalecos.

Eis aí um exemplo de discurso que transfere a responsabilidade de quem tem pra quem não tem, do tipo fazer a cabeça do populacho de que professores e demais aposentados são vagabundos e a coitada da sociedade os carregas nas costas. A mesma 'sociedade' que não dá valor ao que se aprende na escola, não dá valor aos conteúdos, assuntos da escolas, é a sociedade pocotó que curte natal,carnaval, futebol ( contem qtas páginas de jornal são dedicadas a esportes e televisão/ amenidades e qtas tratam de assuntos estudados na escola),
BBB e outras mazelas. Para essa sociedade 'coitada' aquelas coisas de escola são chatas, né não? Para o mercado de trabalho então nem se fala, os conteúdos não produzem macacos treinados o bastante pra apertarem botões com produtividade, como se fosse função da escola formar pedreiros para alimentarem os lucros das construtoras no boom da construção civil que enche as burra$
de constutoras e bancos nas armadilhas do sonho do 'cafofo próprio'.

Adotem eutanásia para aposentados
de uma vez;é menos hipócrita.


Políbio é? sei...Não passa no teste o 'passado condena'. Basta virar o gajo pelo avesso e verão a bundinha suja que tem.

Ah, sim: tem mais
jornalistas trabalhando do que aposentados? E quem disse que jornalista trabalha? Jornalismo é atividade diletante paralela à
outra qualquer que garanta a subsistência, nunca precisou de diploma, nem precisa mesmo. Com poucas exceções de jornalistas apresentadores de grandes emissoras, a maioria é de mortos de fome e com a blogosfera dando show de investigação, logo serão mortos de fome sem aposentadoria...A menos que peguem carona no rabo de algum político, como assessor de 'comunicação', sonho de 11 em cada 10 'jornalistas'.

¬¬

Reply

Para mim, o curso de pedagogia é o que mais comporta analfabetos. Estou cansada de ouvir professores novatos falando: tô meia cansada; tô menas tolerante; se você me ver; ela não inteviu no assunto; ela teve uma hemorragia de sangue... e por aí vai. Não estou exagerando não.
Ouco essas barbaridades quase que diariamente.
Já não se fazem mais professores como antigamente.

Reply

Coronel

A faxineira daqui de casa vem 1 dia na semana (por 8 horas) e ganha 90 reais por dia, ou seja, aqui em casa ganha 360,00 por mês. Trabalhando 5 dias - em outras casas - (carga horária dos professores de eduação básica), A FAXINEIRA ganharia 1800 REAIAS.

Enquanto o piso nacional do PROFESSOR DE NÍVEL BÁSICO é de 1.187 REAIS.

É o caso de dizer aos professores para fazerem faxina? O caso é que eles entendam que, continuando votando nessa gente do PT que empurra neles a "Pedagogia do Oprimido" do Paulo Freire, guru doa esquerdopatas, vão continuar manuipulados para não conseguirem perceber que o oprimido são eles, e que não devem ensinar essa BOSTA que embota a mente dos alunos e os DESPREPARA para o futuro.

Mas... quem vai fazer isso???

Mariana

Reply

"Vi a total falta de respeito do pivetinho no Senado. Efeito da lei da palmada..."

Lei da palmada? A grande maioria dos mal-educados apanha...

Muita porrada e pouco exemplo dá nisso...

Reply

Querem zerar a falta de professor até 2020????

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Então vão começar acabando com as disciplinas de matemática, português, biologia e química né? Porque essas são as disciplinas com maior falta de professores. Se elas deixam de existir, não há déficit.

Essa petralhada me faz rir. O governo petralha de Sergipe simplesmente acabou com o nível médio no estado para evitar ter que corrigir os salários dos professores pelo piso. O governo federal vem achatando as carreiras de magistério superior (IFETs e IFES) e agora, em uma suposta reestruturação da careira, teve a cara de pau de criar novos níveis de entrada onde os novos pofessores vão ganhar MENOS do que ganha hoje um recém-concursado.

Quando dei aula na licenciatura me química, os alunos diziam que queriam mesmo era o diploma de nível superior para poder prestar concurso em qualquer cargo do serviço público. Hoje tem funcionário público apenas graduado que ganha mais que um professor graduado. Aliás, tem funcinário público graduado ganhando mais que professor com mestrado, doutorado, não sei quantos projetos e alunos de IC, mestrado e doutorado nas costas.

E o governo ainda coloca aquela propaganda ridícula na TV querendo comparar professor aqui com professor em outros países mundo afora!

Reply