Brasil do PT: o último do mundo em retorno dos impostos para o cidadão.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil ficou em último lugar em um ranking internacional sobre o retorno que os cidadãos obtêm para os impostos que eles pagam. A lista considera os países que, proporcionalmente, mais arrecadam impostos. A futura pagadora de impostos nem desconfia. O brinquedo, as roupas, o lanche. Em tudo a mãe de Rafaela paga imposto. Em média, 35% da riqueza produzida no Brasil vai parar nas mãos do governo. “Está muito pequena ainda, mas ainda vai pagar muito imposto na vida”, diz a dona de casa Andrea Gan.

Não tem escolha. No mundo inteiro, os governos recolhem parte da riqueza da sociedade para financiar as obrigações do Estado, como saúde, educação e segurança. Deveria ser uma via de duas mãos, mas um estudo que acaba de ser divulgado mostra que o Brasil está entre os países em que a população tem o pior retorno. Os pesquisadores cruzaram a carga tributária dos 30 nações que proporcionalmente cobram mais impostos com o IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, que leva em conta expectativa de vida, educação e renda. E assim calcularam o retorno de bem-estar à sociedade.

Com carga tributária em torno de 25% do PIB e altíssimo índice de desenvolvimento, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul são os países que mais devolvem o que cobram de imposto. Pelo segundo ano seguido, o Brasil ficou em último lugar, bem atrás de vizinhos como Uruguai e Argentina. Isso porque o país arrecada muito tributo, mas ocupa apenas a posição 84 no ranking de desenvolvimento. “Transporte público, hospitais, escolas, não funcionam como deveriam funcionar”, reclama uma mulher. Uma das explicações, segundo o coordenador da pesquisa, João Eloi Olenike, é que o governo tem o orçamento engessado por despesas com funcionalismo, juros da divida e previdência: “Sobra um pouco desses recursos para aplicação nesses investimentos em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, avalia.

O tributarista Fernando Zilveti lembra que a pobreza caiu com programas de transferência de renda, mas que ainda é preciso atacar outros problemas para o Brasil ser um país mais justo: “Significa gastar melhor, zelar para que não haja corrupção e não haja desperdício. Se você atacar o desperdício, você vai melhorar muito a qualidade do serviço público”. O Ministério da Fazenda informou que os impostos são devolvidos para a sociedade e que um reflexo disso é a redução da taxa de pobreza de 26% em 2002 para 12% em 2010. Segundo o ministério, o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU não reflete os avanços do Brasil porque não capta as mudanças estruturais de cada país. (Do Jornal Nacional)

22 comentários

meodeos!

o velhaco vai estrilar!

vai pegar no telefone vermelho e mandar essa entidade ai que fez a pesquisa mudar a metodologia empregada para a medição desse absurdo...

anotem ai que essa semana mesmo algum desses desconhecidos ministros da búlgara ira aparecer no palanque para contestar esse estudo...

a ordem para contestar os números devera vir, como sempre, de um apto em SBC...

Reply

CEl,

E aí Lula corrupto, o que você tem a dizer ? Onde está o dinheiro dos impostos ?


Índio Tonto/SP

Reply

Pagamos um dos impostos mais caros do planeta e não recebemos nada de benefícios em troca. O Brasil só é realmente maravilhoso para a canalhada petista que nos suga diuturnamente e noturnamente. Quanto a essa falácia de que a pobreza em nosso país foi reduzida de 26% para 12%, desde que as vorazes ratazanas assumiram o poder, trata-se de uma das maiores mentiras criadas pelos nazipetistas. Quem anda por esse Brasil adentro sabe muito bem que a nossa miséria é imensa, cruel e assustadora!

Reply

O comentário do Min.Fazenda é patético. São avaliados dados objetivos de cada país e isto reflete como funciona a estrutura de cada país. E, antes de mais nada, a sanha anti-mercado do estado brasileiro (não só deste governo) é que faz com que maior seja a fatia de renda tributada e menos sobre aos contribuintes para gastarem consigo mesmo.

Reply

Mas em compensação, Coronel, somos os primeiros do mundo em assalto aos Cofres Públicos.

Reply

Temos as piores estradas, nosso sistema de saúde é calamitoso e caótico, nosso ensino fundamental é o pior do planeta, nossos jovens mal sabem desenhar o próprio nome, nosso ensino superior é vergonhoso, o número de favelas continua aumentando de maneira célere, não temos segurança pública. Somos roubados e assaltados diariamente. As drogas estão acabando com a nossa juventude. Nossa televisão é só novela, sexo, sexo, sexo e futebol. Nos faróis, das grandes cidades, o número de crianças pedintes é assustador. Nossos idosos estão jogados à propria sorte, sem ter acesso a nenhum desses caríssimos e picaretas planos de saúde. A aposentadoria que recebem mal dá pra comprar os remédios que precisam para continuar sobrevivendo. E pra completar, temos os políticos mais corruptos e bandidos da história da humanidade. Esse é o nosso verdadeiro Brasil.

Reply
Dois brasileiros mod

Mas, não está tudo ótimo?

Reply
Observadordepirata mod

Vale um post.

Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana foi sancionada em dia 3 de janeiro

Lei garante a prefeitos criação de pedágios sem consulta prévia.

É claro que é uma forma disfarçada de aumento da arrecadação fiscal! Mais um absurdo nesse lixo de país.

Pagamos IPTU e IPVA extorsivo ao governo e agora teremos que arcar com pedágios urbanos, em nossos deslocamentos. Onde fica o DIREITO de ír e vir? Coronel, por favor, fique a par de mais essa obscenidade e faça se possível um post , pois o assunto é muito sério e fere nossos direitos.

“No último dia 3 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, fundamentada no artigo 21 da Constituição Federal, que atribui à União a responsabilidade de instruir as diretrizes da política de desenvolvimento e de transportes urbanos e que garante aos prefeitos, entre outras coisas, o direito de instalar este recurso onde bem entenderem nas cidades e sem que haja uma consulta prévia.”
fonte O Globo

Reply

Em todos sentidos a carga tributária brasileira é exagerada, além de difícil controle por parte do arrecadador.
A quantidade de impostos existentes não permite um controle efetivo, além de injustos, pois tributa igualmente os desiguais, principalmente no consumo.
Sem contar que uma vez arrecadado, SOMEM pelos intermináveis canais subterrâneos do Poder.
Bastam 12 impostos, 3 taxas, 1 multa e 3 royalties, contra mais de 90 atualmente.

http://capitalismo-social.blogspot.com/

Reply
Clóvis A. Cervi mod

Coronel, esta conta não fecha nem com as regras de matemática do Haddad. Vejamos: Somos um país com + ou - 190.000.000 de habitantes, que, à taxa de 12%, daria uma população de 22.800.000 formada por pobres; Temos,na média, em famílias ditas pobres, um composição de 6 pessoas, por baixo; temos mais de 13.000.000 de bolsas-família que, multiplicado por 6, daria 78.000.000 de pessoas, o que representaria 41,05%. Meu cálculo, portanto, não fecha com as contas do governo ou o governo está distribuindo bolsas para quem não deve. Estou errado ou eles é que estão?

Reply
Observadordepirata mod

Vejam o caso dos automóveis. Compramos o veículo com nosso dinheiro, pagamos quase 60% de impostos na hora da compra e somos obrigados a dar ao estado mais 4%a.a.do valor do veículo a título de IPVA. Na verdade o dono de toda frota do país são os governos e nós alugamos deles o que nos pertence. Lembre-se um imóvel alugado rende bruto quando muito 6% a.a. Se voce tirar o IR pago, taxa de administração e outros encargos que ficam por conta do proprietário, sobra 4% ou menos por ano. Logo a frota de veículos não pertence ao cidadão e sim ao estado. ACORDEM! O IPVA no Brasil é o mais caro do mundo! Tudo em troca de ruas e avenidas esburacadas. DIGA NÃO A CLEPTOCRACIA.

Reply

Coronel, quis compartilhar o link no Facebook, mas veja só: Desculpe, a página que você está procurando no blog CoroneLeaks (Coturno Noturno) não existe.

Reply

O que os programas de transferencia de renda fazem é jogar dinheiro em circulação, não acaba com a miséria, apenas atenua-á, e melhora as condições de uma parcela da população que já se encontra em meio do caminho, portanto melhorando a performance dessa parcela da população(os atuais cabos eleitorais do governo), sem contudo resolver os demais problemas infraestruturais que colocariam e é o que realmente coloca qualquer Pais emritmo de desenvolvimento, sem se falar no aspecto economico, que deixa de desenvolver tecnologia propria ficando apenas com o velho indice que caracteriza o subdesenvolvimento: a exportação de matérias primas ou produtos primários(agricolas etc.).
Tudo ainda sem solução: O CAOS TAMBÉM PRODUZ RECEITA, MAS NÃO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, portanto nunca será mérito de nenhum governo.
blogdojamellow.blogspot.com

Reply

Tem que aproveitar que é o ANO DO DRAGÃO e perguntar pra DILMA para onde ela DRAGOU todos os impostos que recebeu!

Reply

Impossível na atual gestão petralha que desgoverna com intenções particulares, melhorar o atendimento de retorno dos impostos que a população paga, tanto por meio de imposto de renda como na compra de produtos. Não há como resolver tal situação.
A solução do brasil é antipatrimonialista. O governo deve pensar em não mais se reeleger e aplicar politicas tributárias que sejam eficientes e ao mesmo tempo antipopulares.
Enquanto houver um peso brutal no gasto com funcionários públicos cujo serviço só tem importância para quem está empregado nela e com gastos de fajutas bolsas que acomodam os indivíduos ao "nada fazer gostoso", nada irá melhorar nesse paquiderme e atrasado país.

Reply

O mantega, disse que os impostos voltam em esmolas, chamadas bolsas??

e nós cidadãos pagadores de altíssimos impostos, que retorno
temos???

temos que pagar convenios carissimos, porque o sus, é uma piada.

temos que rezar, todas as vezes que saimos de casa,para voltarmos vivos, porque não temos segurança.

E as estradas brasileiras então,
cheias de buracos, perigosissimas.

Nem só de bolsas esmolas, vivem os homens, não é mesmo ministro?


Izabel/SP

Reply

E podem contar que essa semana,
teremos enxurradas de comerciais,
do governo na TV.


Izabel/SP

Reply

Anonimo das 13.05

A dilma está comemorando o ano do DRAGÂO, com a caveirão.


Izabel/SP

Reply

O povo continua se rindo ... gostoso. Cada dia maiz filiz ... Carnavá, bbb, Copa e Olimpida, cerva gelada ... tudo crasse média !!!!!!!!

Reply

Caro Indio Tonto, 24 de janeiro de 2012 07:58


a resposta que o Nullo lhe daria, caso pudesse, seria:

Indio Tonto, você é mesmo muito tonto!

Óbvio que todo o dinheiro está comigo e minha canalha.

Como é que você acha que estou na lista da revista Forbes como uma pessoa rica, que tem xyz bilhões de dólares?
O Nullinho dono da Oi; a Lurian para cima e para baixo por aí cheia da grana; a galega Marisa-Muda-como-uma-porta fazendo o que mais gosta: plástica.
Graças a vocês, bando de tontos!


É isso aí Indio Tonto e Coturneiros - somos um bando de tontos!!
Até quando?

Havia uma propaganda que estimulava o povo a fazer exercícios e que dizia: MEXA-SE, VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO!

CHEGA DE IMPUNIDADE!
CHEGA DE CORRUPÇÃO!

Flor Lilás


MEXA-SE, VOCÊ PODE MUDAR O MUNDO!
DIGA NÃO À CORRUPÇÃO.

Reply

E os movimentos contra a corrupção?

Por que não fazer um bloco no carnaval?

Reply

Lixo Nacional fala do retorno de impostos ontem, e hoje diz que o brasileiro esta melhorzinho e gastando mais com a "beleza". O jornal sempre vive no morde e assopra, parece que leva um puxão de orelha do governo

Reply