ENEM e a matemática burra do Haddad geram protestos entre estudantes. Onde está a oposição?

Haverá protestos em todo o Brasil contra a farsa da metodologia de avaliação do ENEM e, até agora, não apareceu um deputado ou um senador do PSDB, DEM ou PPS para dizer que vai estar presente, apoiando os estudantes. A estudantada tem mais é que votar no PSTU e no PSOL.

Estudantes de pelo menos dez cidades brasileiras farão protestos contra o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nesta quarta-feira (3). As manifestações, denominadas "Enem pro espaço", foram organizadas pelo Facebook para ocorrer simultameamente entre 14h e 17h e têm como principais reivindicações a volta da correção das redações pelas universidades, o direito à revisão de provas e transparência nos critérios para calcular as notas. No Rio de Janeiro, o local escolhido foi o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Educação (MEC) na cidade. No mesmo horário, também há passeatas marcadas em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Rondônia, Teresina e Imperatriz (Maranhão). Os vestibulandos cariocas Brayan de Mello, Ana Luísa Faria, Jeniffer Araújo, Daniel Ramos e Filipe Oliveira já prepararam seus cartazes para o evento.

O que queremos é parar a cidade para chamar atenção para essa injustiça cometida contra os estudantes. Nossa principal reivindicação é a revisão das redações, que é um direito nosso. E não é desculpa de quem foi mal na prova, pois tirei 800 em 1.000 — diz Brayan. A redação, que é a prova que vale mais pontos, é corrigida de qualquer maneira.

Anteontem, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho havia pedido à Justiça Federal que a nota da redação não fosse considerada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usará o resultado do Enem como forma de acesso a 95 instituições federais. Segundo o procurador, não é possível combinar a nota de redação e as notas das provas objetivas, pois ambas seguem diferentes metodologias de cálculo.

Consultei professores da Matemática da Universidade Federal do Ceará, e houve unanimidade de que é uma questão de lógica. Do ponto de vista jurídico, há uma violação do princípio de igualdade. A TRI busca corrigir distorções, e é incompatível com a nota absoluta da redação — argumenta Costa Filho. Enquanto a redação varia numa escala de 0 a 1.000 e tem valor absoluto, porque não envolve nenhum cálculo estatístico, as notas das quatro provas de múltipla escolha são calculadas de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI). O modelo leva em consideração erros e acertos dos candidatos e o nível de dificuldade de cada questão para calcular o resultado final dos candidatos. Com isso, as notas mínimas e máximas variam em escalas diferentes.

Mestre em Econometria pela London Business School e em Matemática pelo IMPA, Leonardo Cordeiro endossa o argumento de que é um equívoco somar notas com metodologias diferentes. Para ele, as soluções possíveis são usar a nota da redação apenas com caráter eliminatório ou calcular as notas das provas objetivas pelo percentual de acertos de cada candidato, descartando o TRI, como era feito até 2008.— O que não se pode é misturar as duas medidas. Usar a nota da redação combinada com a TRI provoca uma distorção matemática tão grande na classificação que, em média, 40 a 50% dos alunos que poderiam ser aprovados anteriormente deixariam de passar por esse cálculo. Ao misturar notas obtidas por metodologias incompatíveis, o MEC compara "maçãs" com "laranjas" — diz Cordeiro que foi professor de Finanças da London School of Economics, na Inglaterra, por cinco anos.

Na opinião de Cordeiro, a não divulgação das notas de todos os candidatos fere os príncipios de transparência em concursos públicos. Para ele, se o MEC divulgasse detalhes da metodologia empregada como os parâmetros estimados pela TRI para cada item ou questão, seria possível recalcular a nota final obtida por cada candidato: — Esses parâmetros são os de discriminação, de dificuldade e de acerto casual. Como são parâmetros universais, a divulgação não fere princípios de confidencialidade e certamente acalmaria os espíritos dos candidatos, que poderiam confirmar a validade de suas notas. O MEC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só se pronunciará judicialmente. (Globo Vestibular)

18 comentários

É impressionante a genialidade do pessoal do MEC, com o Haddanta à frente...

P.S.: Te cuida, São Paulo!!!

Reply

E é o Ministério da Educação que comete esse erro primário! Cruzes! E o Terror dos Estudantes ainda acha que tem o direito de querer vir aqui, infelicitar-nos, aos paulistanos!?!?

Reply

"A estudantada tem mais é que votar no PSTU e no PSOL".

Lamentável insinuação, ou sugestão, como queiram.

psol e pstu, são o restolho do lixo. Nem o pt aguentam eles.

Vou levar a insinuação e ou sugestão, como uma brincadeira de péssimo gosto.

Reply

Esses estudantes idiotas merecem se f...., por ter apoiado uma anta no poder.

Reply

>>

O Apedeuta deve começar radioterapia contra câncer nesta quarta. Será que agora, devido a radiação, o pinguço vai ficar fosforescente? Neste caso, a petezada irá chama-lo de "Fosforescente Líder".

<<

Reply

Bom dia Coronel,
Mais uma sessão de BLÁBLÁBLÁBLÁBLÁ!!!
Os estudantes vão protestar à toa, o ministério está c*gando prá esses protestos bestas, a imprensa vai ficar quietinha, como já o fizera nos três meses de greve das universidades em 2011(alguém lembra?), e tudo vai continuar na mesma, pois os critérios do mec são moderníssimos e estão além da inteligência e da capacidade de entendimento de meros estudantes e de blogueiros que vivem reclamando contra esse magnífico (des)governo.
Blábláblábláblá.............
A grelha que vai assar esses esquerdopatas do desgoverno continua esquentando....
A hora deles vai chegar......

Reply

Off topic

O 2011 pífio de Traecius Neves

Aécio Neves frustrou as expectativas não apenas por omitir-se na elaboração de um projeto nacional para a oposição. Também no Senado Federal, neste primeiro ano do seu mandato, não conseguiu levar adiante as propostas que apresentou.

Foram nove projetos de lei, uma proposta de emenda constitucional e 14 pedidos de informações a ministérios que sequer se aproximaram do estágio de votação. O insucesso esteve até nas emendas a projetos do governo, que costumam tramitar mais rápido na Casa. Das doze emendas que apresentou, apenas quatro obtiveram êxito.

Todas suas outras propostas não tiveram apreciação final. Algo previsível para um parlamentar de oposição, como ele. Mas para alguém considerado o principal adversário do PT em 2014, cujo maior mérito lembrado pelos políticos é a habilidade, o resultado final pífio põe em dúvida se essa característica o favorece num cenário de adversidade.

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=60561

Reply

Temos 29 Partidos Políticos...

Por analogia 29 correntes de pensamentos distintos e igual número de propostas para o futuro de nosso país.

Qual nada!

São tantas as "coligações" e numa progressão geométrica as "combinações possíveis TODAS VISANDO O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DOS POLÍTICOS que NEM UM deles representa mais uma ínfima parcela do povo brasileiro.
Apenas dele se servem para permaner no poder.

Aí está o resultado dos votos de analfabetos, de urnas eletronicas FRAUDADAS NO SOFTWARE e dos bolsa famíglia para não me alongar muito...

NINGUÉM REPRESENTA O POVO BRASILEIRO!!!

Reply

Brayan...

kkkkkkkkkkkk

se o Bananão não existisse, francamente, teria que ser inventado...

a veia cômica dessepaiz eh inquestionável..

Reply

Oposição no Brasil não pode ver $, daí não tem mais oposição.

Reply

Cel.

Não adianta chamar a oposição. Nossa oposição é CAGONA!!!

Quanto ao Haddad, o incompetente, aqui em São Paulo você não tem vez mesmo o pai Lula vendendo a alma pro diabo!

Já iniciei uma campanha contra o Haddad junto aos meus amigos. Você que é paulistano e ama São Paulo, faça o mesmo!!

FORA DAQUI, HADDAD!

FORA, PT!!!


Chris/SP

Reply

Cel
Acho ótimo haver passeata p/ ficar bem fresquinho na cabeça do povo o desastre que é o Haddad. É um ministro temerário, que ainda tem a cara de pau de se candidatar a prefeito de SP mancomunado com o chefe canceroso da quadrilha.
Esther

Reply

Não é possível por enquanto comentar a reportagem na Folha on-line sobre o candidato que recorreu à Justiça para revisar a redação do Enem.

Por que será?

http://www1.folha.uol.com.br/saber/1029718-estudante-recorre-a-justica-e-consegue-revisao-de-nota-no-enem.shtml

Reply

REDAÇÕES em provas de qualquer tipo envolvendo petralhas são um modo de fazer seleção ideológica.
Quem tem filho em colégio e cursinho sabe o que os professores querem que os alunos escrevam.
E eles seguem a "cartilha de esquerda, politicamente correta".

Reply

Não adianta clamar pelos oposicionistas pois eles não existem mais, morreram!!!E os que ainda não morreram, alguns são até homems honrados, mas são desprovidos de uma coisa chamada culhões, como os tinha Mario Covas, Sergio Motta e até o FDP do Leonel Brizolla.Não vi um só politico contestar Lulla quando ele classificou roubo como erro e ladrões como aloprados, como fazem até hoje sem que pelo menos um politico decente os chame do que são, LADRÕES E CANALHAS!!

Reply

O diabo é que para a maioria ruminante do eleitorado brasileiro o que interessa de fato é a alfafa distribuída nas campanhas eleitorais, mas se o povo paulistano tiver um mínimo de juízo continua fazendo o que já fez em 2004 e 2008: mandando as tranqueiras vermelhas do PT cavar minhocas no asfalto, pastar no Parque do Ibirapuera e relinchar na Praça da Sé. Sem mandato nehum, é claro...

Reply

Fernando GUGU DADÁ Haddad é uma piada e vou contar uma que pode ser sobre o próprio.
- Um "jornalista" da folha de são paulo perguntou a um matuto:
Ô Sinhô, responde pra mim a pergunta:
-SE UM BURRO ESCAPAR DA COCHEIRA DE UM SÍTIO DE FERNANDO HADDAD COM 1 ALQUEIRE E ELE COMER A METADE DO CAPIM QUE TEM, o sítio é todo capim.
Quanto o sinhô acha que o ministro Haddad iria dizer que sobrou??
- O matuto pensou e respondeu ao repórter, UM ALQUEIRE MESMO.
O repórter espantado corrigiu e disse: - MEIO ALQUEIRE Ô CAIPIRA.
O CAIPIRA REPLICOU: - O SINHÔ ESTÁ ERRADO, PORQUE O FERNANDO HADDAD É TÃO BURRO QUE ATÉ ELE FAZER A CONTA, O CAPIM JÁ CRESCEU DE NOVO E SOBRA TUDO,(UM ALQUEIRE).

Reply

É que não posso enviar a você, mas tenho de posse uma carta enviada pelo MP aqui de Sergipe para um determinado órgão justamente solicitando tudo o que os estudantes estão falando aí do provão nos concursos públicos. Divulgação dos critérios, deixar de usar critérios subjetivos, etc.

Vestibular que não corrige prova de redação? Isso é o cúmulo do absurdo! Depois somos nós, os professroes, que ficams com o encargo de fazer com que alunos que não sabem ler e escrever, aliás nem pensam direito, sejam aprovados. Nós, graças ao Reuni, temos que aprovar 90% da turma (coisa que eu não faço), mas como fazer mágica com alunos que sequer entendem o que você está dizendo?

Deviam mudar o nome de ENEM para Superantural.

Reply