Saúde já era um ruim com Lula e piorou 30% com Dilma.

A saúde é a preocupação número um do cidadão. É ela que elege ou reelege um prefeito. O Datafolha, quando quer, acerta.

Apesar de ter encerrado o primeiro ano de governo com aprovação recorde de 59%, a presidente Dilma Rousseff obteve um resultado negativo na pesquisa Datafolha realizada na semana passada. Desde o final da gestão de Lula, aumentou em 11 pontos percentuais o número de brasileiros que consideram a saúde como o principal problema do país. O levantamento indica ainda que a área em que numericamente o governo aparece com maior aprovação é a educação, com 11%, índice similar ao verificado após três meses de gestão (10%) e no final do governo Lula (9%). 

A percepção de que a saúde é o principal problema do Brasil vem desde 2008. No final de 2010, 28% dos entrevistados apontavam o setor como o mais preocupante. Após três meses da gestão Dilma, o número foi a 31%, e agora chega a 39%. Em anos anteriores, o desemprego era, disparado, a principal preocupação. Hoje, está em 3º (9%). A percepção negativa sobre a saúde envolve não só a gestão federal, mas a de Estados e municípios. O tema foi um dos pontos centrais de discussão entre Planalto e Congresso no ano passado, resultando na sanção neste mês de regulamentação da emenda que impede governadores e prefeitos de usar artifícios para reduzir gastos com saúde. 

Apesar disso, algumas promessas eleitorais de Dilma para o setor empacaram no primeiro ano, devido aos cortes de investimentos, entre outros fatores. Os gastos para a construção de 8.600 Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, não chegaram a 10% do disponível. Entre os compromissos cumpridos está o acesso gratuito a medicamentos para diabéticos e hipertensos. O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.(Folha de São Paulo)

4 comentários

E vai piorar ainda mais, podem anotar, só não por acaso ou descaso....

Reply

Cacete, Coronel, ou o samba do crioulo doido tem de fato uma só nota ou há muito vagabundo vermelho no pedaço mentindo mais do que o "Barão de Münchausen", das histórias infantis dos contistas alemães Jacob e Wilhelm Grimm, conhecidos na literatura "kids" por Irmãos Grimm... E por que penso eu assim? Ora, sempre que se fazem pesquisas sobre a satisfação da ruminância, ops, da população brasileira com a área de atendimento público ao setor assistencial da saúde vê-se em cada uma delas, sempre na ordem crescente, número maior de instisfeitos e de críticos do setor. Mas e então? Ora, então vem um instituto de pesquisas, não raro o mesmo, e detecta que a búlgara de dois neurônios disparou na preferência dos ruminantes, ops, dos pesquisados, tornando-se o maior fenômeno de aprovação de todos os séculos dos séculos, amém...! Ora, se os números de desaprovação da Saúde são massacrantes; se a maioria dos quadrúpedes, digo, dos bípedes acha que a Educação está mais para as cavernas do que para os arranha-céus e que a Segurança anda mais cambaleante do que cachaceiro passando em cima de pinguela estreita, como é que os números de aprovação do governo e da búlgara do tico e teco estão se apresentando maiores a cada nova pesquisa? Aí tem truta, e não é daquelas saborosíssimas que aqui em Santa Catarina a gente cria nas águas frias das áreas de altitude elevada...

Reply

A Saúde tá ruim? Só falta agora FgagáC sugerir à cordial Dilma que nomeie o Serra para dar jeito no banco de sanguessugas.

Reply

Interessante. Primeiro divulgam com estardalhaço o índice de popularidade. Depois, gota a gota, o lado ruim de tudo.

Reply